9 tópicos de Geografia que sempre caem no Enem

mapa mundi geografia enem

Sempre é bom ter uma orientação para estudar sozinho ou na companhia dos colegas, ainda mais quando o foco está no Exame Nacional do Ensino Médio. Se você faz parte do grupo de brasileiros que vêm se preparando para a prova, precisa ficar por dentro dos tópicos de Geografia do Enem.

Essa área do conhecimento engloba uma série de temas importantes, muitos deles relacionados a discussões atuais e tendências. Por conta disso, é fundamental se manter atualizado e revisar os conteúdos que costumam ser cobrados nesse tipo de avaliação.

Que tal conferir os principais? Veja só:

Globalização

O aumento das trocas comerciais e financeiras entre nações contribuiu para a integração econômica em escala planetária. Foi uma mudança que permitiu a consolidação de um mercado mundial que é influenciado, principalmente, pelas atividades de empresas transnacionais.

Por envolver diferentes processos, a globalização pode ser abordada de várias maneiras na prova. Logo, é interessante que você estude os efeitos mais impactantes desse fenômeno na sociedade, tanto os positivos quanto os negativos. Isso permitirá levantar argumentos para defender ou criticar determinadas ações.

Hidrografia

Discussões sobre o modo como usamos a água (doce e salgada) têm sido constantes. Não é à toa que esse recurso básico para a vida costuma estar presente em muitas questões da prova de Geografia do Enem. Ele aparece junto aos termos “reúso, reaproveitamento e tratamento”, o que deixa clara a preocupação em preservá-lo.

O funcionamento do ciclo hidrológico, as características da hidrografia continental e a divisão dos cursos d’água são bons exemplos de o que cai no Enem. Além de revisar os conteúdos, procure se informar sobre os problemas ambientais relacionados ao consumo da água, bem como alternativas para resolvê-los.

Cartografia

Esse é um tópico que jamais deve passar batido por quem estuda Geografia para o vestibular. Afinal, costuma aparecer em diferentes tipos de exercícios — em textos de perguntas específicas ou em imagens que ilustram determinados assuntos, por exemplo.

No Enem, a cartografia pode ter uma abordagem mais focada em questões de escala ou de cartas geográficas e projeções. Seja qual for o caso, é importante aprender a interpretar mapas e os diferentes símbolos/dados que acompanham essas representações.

Problemas ambientais

Cuidar do planeta e dos recursos que ele oferece é papel de todas as pessoas. Isso significa que você também deve conhecer e apoiar soluções que possam amenizar os impactos da ação humana sobre a Terra. Para isso, no entanto, é preciso compreender a origem de grandes problemas ambientais, como:

  • aquecimento global;
  • chuva ácida;
  • efeito estufa;
  • desmatamento;
  • poluição de rios e mares;
  • esgotamento do solo.

Analise cada tema de forma separada, buscando entender como surgem e de que maneira prejudicam a vida de todos os seres vivos.

Geografia agrária

Embora esse seja um tema pouco lembrado na hora de revisar as matérias de Geografia para o Enem, costuma gerar boas reflexões para entender a existência de alguns conflitos. Você pode estudar tópicos que deixem clara a relação e a adaptação do homem a diferentes territórios.

Tour pela prova do Enem

Vale incluir, em sua rotina de aprendizados, os assuntos sobre o meio rural no Brasil e no mundo, os tipos de sistemas agrícolas, a Revolução Verde, os diferentes usos do solo, os conflitos pela terra, as formas de exploração e cultivo, a estrutura fundiária, entre outros.

Geopolítica

Esse é um tópico que pode cair tanto em questões isoladas quanto servir de base para o tema de redação do Enem. Afinal, engloba fenômenos históricos e políticos que marcaram a trajetória de diferentes povos ao redor do mundo.

Ler sobre o assunto em jornais, sites e livros é uma boa estratégia para entender as motivações por trás das disputas, das guerras e dos outros conflitos da humanidade. E não se prenda apenas ao que ocorreu no passado, já que o cenário mundial muda cada vez mais rápido.

Geografia urbana

A urbanização é outro tema relevante na hora de estudar Geografia para o Enem. Isso porque representa um processo sofrido por diversas regiões: aumento da população urbana em comparação aos habitantes do meio rural, com consequente crescimento das cidades nos aspectos demográficos e territoriais.

Para entender melhor o assunto, procure se aprofundar nos acontecimentos que contribuíram para a formação do espaço urbano. Entre eles, podemos citar o êxodo rural, o avanço e consolidação do sistema capitalista, a disseminação dos processos de industrialização e a mecanização produtiva.

Climatologia

Dominar os conceitos básicos de cada matéria é uma excelente estratégia para controlar a ansiedade e lidar com a pressão no vestibular. Como a climatologia está entre os temas mais cobrados, é importante revisar suas definições antes da prova.

Nessa área, você pode estudar os fenômenos climáticos e as características que definem as diversas camadas da atmosfera (troposfera, mesosfera, exosfera etc.). Também é interessante revisar os elementos do tempo e os fatores do clima, a fim de não confundi-los durante a avaliação.

Indústria

O mundo passou por um longo processo até ser dominado pelas máquinas e fábricas que desenvolvem mercadorias padronizadas. Para entender essas etapas, você precisa ler sobre tipos e modelos de produção, fases das revoluções industriais e tipos de indústrias.

O estudo da indústria permitirá entender as técnicas empregadas para transformar ideias e matérias-primas simples em produtos e bens de consumo. Nessa mesma linha, vale a pena dar uma olhada em conteúdos que falam sobre a industrialização mundial e as tecnologias que vêm sendo empregadas.

Com tantos itens para estudar, compensa buscar o apoio de ferramentas especiais. O site Trilha do Enem, por exemplo, contém simulados atrativos para você testar seus conhecimentos em várias disciplinas. Há questões sobre conteúdos de diferentes matérias, incluindo tópicos relacionados à Geografia.

Por conta da diversidade de assuntos que engloba, essa área se mostra relevante tanto para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias quanto para a redação. Portanto, não deixe de acompanhar as notícias pelo mundo e arrasar em qualquer tema de Geografia no Enem.

Agora, que tal aproveitar para entender como funciona a programação desse importante exame? Acesse o nosso post sobre o cronograma de datas do Enem e tire suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 59

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados