O que é uma região? Entenda de maneira simples!

região

Tanto nos estudos da geografia social quanto física, é comum que o termo região apareça repetidas vezes. E não é sem motivo! Você logo vai notar como as regiões brasileiras são referência em várias disciplinas e conteúdos no vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio. Não há uma edição do Enem que não inclua um punhado de questões sobre esse tema.

Acompanhe e veja como você pode chegar para a sua prova preparado para tudo!

O que é região?

Chamamos de região uma área delimitada devido a um critério específico. Ou seja, podemos criar regiões com base em cultura, divisão política, vegetação, clima, entre outros fatores.

A aplicação mais comum dessa definição que vemos na geografia no Enem é a divisão do país em 5 regiões: Norte, Sul, Nordeste, Sudoeste e Centro-Oeste. E cada uma dessas divisões apresenta certas características comuns, como padrões de clima, grupos culturais, divisão política, entre outros.

Porém, você também pode fazer uma divisão com base em outros aspectos, criando fronteiras diferentes no mapa.

Como esse tema cai no vestibular e Enem?

Esse é um conceito amplo, então, pode aparecer em várias questões e exigir interpretação. Conhecer as principais características das 5 regiões do Brasil, como vegetação e parte de sua história, vai contribuir bastante, mas também é necessário prestar atenção extra no que cada questão diz e como o significado é aplicado.

Confira aqui alguns exercícios para se preparar para o Enem 2022.

(Enem 2016)

região

Relacionando as informações do mapa com o processo de ocupação brasileiro, as áreas de maior precariedade estão associadas

A – Ao fenômeno da marcha para o oeste.

B – À divergência de poderes políticos locais.

C – Ao processo de ocupação imigratória tardia.

D – À presença de espaços de baixo potencial produtivo.

E – A baixos investimentos públicos em equipamentos urbanos

A resposta correta é a opção E. O território brasileiro começou a ser ocupado a partir do litoral, predominantemente pelas regiões nordeste, sudeste e, mais tarde, sul.

Já a área mais ao interior, onde hoje são o Norte e o Centro-Oeste, demorou para ser ocupada e urbanizada, ainda havendo pouco investimento. Como resultado, há um número maior de moradias em estado de precariedade.

(Enem 2015)

Sabe-se o que era a mata do Nordeste, antes da monocultura da cana: um arvoredo tanto e tamanho e tão basto e de tantas prumagens que não podia homem dar conta. O canavial desvirginou todo esse mato grosso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador.

FREYRE, G. Nordeste. São Paulo: Global, 2004 (adaptado).

Analisando os desdobramentos da atividade canavieira sobre o meio físico, o autor salienta um paradoxo, caracterizado pelo(a).

A – Demanda de trabalho, que favorecia a escravidão.

B – Modelo civilizatório, que acarretou danos ambientais.

C – Rudimento das técnicas produtivas, que eram ineficientes.

D – Natureza da atividade econômica, que concentrou riqueza.

E – Predomínio da monocultura, que era voltada para exportação.

A resposta correta é a opção B. A região nordeste foi um dos principais focos de atividade agrícola, principalmente para cultivo de cana-de-açúcar, o que levou à transformação de várias áreas naturais na região em plantações. O autor cita como esse processo civilizatório, de transformação do mundo e da natureza, também teve um impacto negativo no ambiente devido ao desmatamento.

(Enem 2014)

Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan) tem registrado certos bens imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O lphan conta que, registrando o ofício, “esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados”.

KAZ, R. A diferença entre o acarajé e o sanduíche de Bauru. Revista de História da Biblioteca Nacional, n . 13, out. 2006 (adaptado).

De acordo com o autor, o lphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a

A – Mistura de tradições africanas, indígenas e portuguesas no preparo do alimento por parte das cozinheiras baianas.

B – Relação com o sagrado no ato de preparar o alimento, sobressaindo-se o uso de símbolos e insígnias pelas cozinheiras.

C – Utilização de certos ingredientes que se mostram cada vez mais raros de encontrar, com as mudanças nos hábitos alimentares.

D – Necessidade de preservação dos locais tradicionais de preparo do acarajé, ameaçados com as transformações urbanas no país.

E – Importância de se treinarem as cozinheiras baianas a fim de resgatar o modo tradicional de preparo do acarajé, que remonta à escravidão.

A resposta correta é a opção B. Uma região também pode ser caracterizada pelos seus aspectos culturais e simbólicos, não apenas pelo espaço ocupado. Na situação descrita no texto, o preparo do acarajé tem um aspecto cultural que vai além da receita em si, caracterizando sua classificação como patrimônio imaterial.

(Enem 2014)

região

As trajetórias de participação das regiões Sudeste e Nordeste, apresentadas no mapa, estão, respectivamente, associadas ao(à).

A – Redução da renda média e à flexibilização das leis ambientais.

B – Encarecimento da mão de obra e à política de incentivos fiscais.

C – Expansão da malha rodoviária e à instalação de grandes projetos hidrelétricos.

D – Diminuição da participação do setor de serviços e à ampliação do agronegócio.

E – Aumento do fluxo migratório inter-regional e à descoberta de novas jazidas de carvão mineral.

A resposta correta é a opção B. Há dois pontos que precisam ser destacados para resolver essa questão: a redução relativa da participação das regiões sul e sudeste e aumento das demais regiões. Historicamente, Sul e Sudeste são as áreas mais urbanizadas e que receberam maior investimento.

Porém, isso também levou à urbanização excessiva, inundando o mercado na área. As demais regiões, especialmente Nordeste, receberam incentivos fiscais a fim de encorajar empresas a migrarem para a região, promovendo a distribuição de renda e maior participação no PIB (Produto Interno Bruto).

Já entendeu bem o conceito e aplicação do tema “região” ou precisa de mais revisão?

Nunca é cedo nem tarde demais para se preparar para Geografia. Há muito conteúdo para estudar todos os anos, e a melhor forma de acertar as questões do Enem e vestibulares que envolvem a disciplina é tirar dúvidas sobre a definição de região e exercitar o conceito por meio de resumos e exercícios.

E se você quer mais um empurrão pra fazer bonito em sua carreira, visite o site do Vestibulares. A nota do Enem é uma das portas de entrada para nossas faculdades!

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