Efeito estufa: o que é e como pode ser cobrado no Enem?

céu e nuvens representando efeito estufa

Problemas ambientais é um assunto muito cobrado na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Enem e vários vestibulares do Brasil. Um exemplo é o efeito estufa, um sistema natural do planeta Terra. Apesar de ser um fenômeno de proteção, o aumento desse processo é muito prejudicial para o ecossistema.

O planeta conta com mecanismos atmosféricos que mantêm e regulam o clima. Entretanto, algumas atitudes da sociedade influenciam diretamente no correto funcionamento desse sistema. Por ser um tópico importante, pode ser abordado de muitas maneiras no Exame e, portanto, é importante saber o que é e como ocorre esse processo.

Neste post, vamos mostrar o que é e como estudar o efeito estufa para o vestibular e para o Enem. Confira!

O que é o efeito estufa?

De modo geral, esse efeito é responsável por deixar a atmosfera da Terra aquecida. Atua como um mecanismo natural para a regulação da temperatura média da superfície do planeta, que é de cerca de 15°C. Sem esse processo, a existência da maior parte dos seres vivos tal como os conhecemos não seria possível, pois o termômetro indicaria níveis muito baixos de temperatura (em torno de -18°C).

O mecanismo é resultante da ação dos gases que constituem a nossa atmosfera, como o ozônio, o metano e o dióxido de carbono, que possibilitam a passagem dos raios solares, mas retêm parte do calor por eles gerado.

Quais são as causas e consequências do efeito estufa?

Esse mecanismo ocorre devido às propriedades dos gases que conseguem reter o calor na superfície da Terra. Em decorrência dessa grossa camada, no instante em que os raios solares alcançam o planeta, 50% deles são retidos na atmosfera. O restante atinge o planeta e volta para o espaço, irradiados pela Terra.

Os componentes gasosos podem se assemelhar a isolantes, já que absorvem parte do calor emitido pelo planeta. No entanto, o efeito se intensificou e aumentou a temperatura média da Terra, principalmente nos últimos 100 anos. Isso aconteceu por causa da ação humana nos centros urbanos, como o desmatamento e a emissão demasiada de CO2.

A poluição atmosférica ocorre principalmente pelo uso dos combustíveis fósseis. Eles liberam gases como o metano e o dióxido de carbono. O significativo aumento desses componentes químicos dificulta a propagação dos raios infravermelhos, o que gera mais calor retido pela atmosfera da Terra.

As principais consequências do efeito estufa são:

  • escassez de água em algumas regiões;
  • perdas de áreas de terra em virtude do aumento do nível do mar;
  • extinção de espécies e danos aos ecossistemas;
  • derretimento das calotas de gelo;
  • desequilíbrios ambientais.

Como o efeito estufa pode cair no Enem?

Você que deseja entrar em uma boa faculdade precisa estar atento à interdisciplinaridade do assunto. Logo, além de questões sobre recursos naturais e possíveis causas do efeito estufa, talvez o tema seja aplicado em perguntas que envolvam o aquecimento global, por exemplo.

Além disso, o assunto pode ser abordado para tratar sobre o Protocolo de Kyoto. A preocupação com as consequências do efeito estufa gerou um alerta e fez com que 141 países assinassem um acordo internacional que determina a diminuição da emissão de gás carbônico para a atmosfera.

Esse regulamento entrou em vigência em 2005 e determina que os países desenvolvidos devem se comprometer a reduzir a emissão dos gases do efeito estufa em, no mínimo, 5%. Outro ponto que pode ser abordado é saber como esse problema é evitado — o que confere a proposta de intervenção na redação.

Tour pela prova do Enem

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas aponta que a emissão dos gases do efeito estufa deve se reduzir de 40% a 70% entre 2010 e 2050. Assim, os países precisam definir metas para atingir esse objetivo para conter o aumento da temperatura.

É necessário investir no uso de fontes de energia alternativas e renováveis, evitando os combustíveis fósseis, já que a queima libera muitos gases prejudiciais. Algumas ações cotidianas podem ser adotadas, como reduzir o uso de transportes em pequenos trajetos, dar preferência ao transporte coletivo e ao consumo de produtos biodegradáveis.

Uma questão do Enem de 2013 abordava sobre como as práticas agrícolas podem minimizar o agravamento do efeito estufa. Nesse caso, o aluno deveria saber que, se o dióxido de carbono é um dos gases desse fenômeno, e a fotossíntese é um processo que sequestra essa substância da atmosfera, é necessário aumentar a quantidade de matéria orgânica do solo.

Outra questão de 2009 tratava sobre alternativas viáveis para combater o efeito estufa. Nessa situação, é importante entender que esse problema está diretamente relacionado ao desmatamento e à capacidade das florestas de reterem o CO2.

Percebeu como o efeito estufa não constitui um mero assunto de Ciências da Natureza? Ele acarreta discussões em geopolítica e componentes químicos, razão pela qual é importante para as mais variadas matérias e áreas, como Biologia, Química e Geografia.

Como se preparar para as questões sobre o efeito estufa no Enem?

Os desastres ambientais no Enem são um tópico muito comum na prova. Por isso, é importante ficar atento aos principais temas, como chuvas ácidas, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, desmatamento, entre outros. Uma boa dica é organizar um cronograma de estudos, estipulando quanto tempo por dia você se dedicará aos livros.

Uma alternativa para estudar efeito estufa é fazer algumas questões relacionadas ao tópico. Assim, faça as provas anteriores do Enem, já que isso auxilia a prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada exercício. Diversos sites disponibilizam questões resolvidas e comentadas de outros vestibulares, por isso, não perca tempo e comece a resolvê-las.

Outras dicas para estudar o efeito estufa incluem:

  • mantenha-se atualizado sobre o tema;
  • entenda os detalhes de como o processo ocorre;
  • assista a aulas;
  • faça mapas mentais;
  • pratique por meio de simulados.

Quer ter acesso a uma plataforma gratuita que conta com simulados para ajudá-lo a estudar? Então, você precisa conhecer o Trilha do Enem, uma ferramenta que identifica as suas dificuldades e entrega os materiais necessários para melhorar sua performance no exame.

Além disso, alunos inscritos na plataforma têm acesso a videoaulas ao vivo, ministradas por professores capacitados.

Agora que você já sabe o que é o efeito estufa, lembre-se de se preparar para o tema e de fazer resumos e exercícios. Ao estudar todos os dias, será possível absorver o conteúdo e arrasar no dia do Exame!

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba, agora, 9 tópicos de Geografia que sempre caem no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados