7 podcasts que podem te ajudar a estudar para o Enem

mulher estudando para o enem

A novidade para quem está se preparando para fazer o Enem e os vestibulares neste ano é estudar ouvindo podcast. Esse formato de conteúdo está disponibilizado em áudio e é de fácil acesso para os estudantes. E o melhor: tem de todos os temas e disciplinas!

Os podcasts ajudam a memorizar a matéria, a ver outros pontos de vista sobre o mesmo tema e, ainda, permitem que o aluno ouça os conteúdos enquanto faz outras atividades. Além disso, tratam de assuntos da atualidade, tão importantes para a prova do Enem.

Quer saber quais são os melhores podcast para estudar para o Enem? Continue a leitura deste post, pois trouxemos 7 dicas para você incluir esse formato no seu plano de estudos!

Xadrez Verbal

Nosso primeiro podcast da lista discute temas relacionados à Política Internacional, História e Cidadania, com um pouco de leveza, estratégia argumentativa e bom humor. O grande tabuleiro é a vida, e nele cabem todos os temas.

Durante a pandemia causada pelo coronavírus, o Xadrez Verbal produziu uma série de podcasts especiais sobre o tema, com entrevistas feitas com vários especialistas de áreas diferentes.

Como os programas tratam de temas mais densos, eles são divididos em blocos, e você pode ouvir um a cada dia da semana, se preferir, como se fossem capítulos.

Onde ouvir?

Acesse os podcasts do Xadrez Verbal no iTunes, no Deezer, no Pocket-cast ou, ainda, faça a subscrição e receba os conteúdos no seu e-mail. Segue abaixo no Spotify!

Aprenda Inglês Com Música

A Teacher Milena tem um canal com mais de 100 mil inscritos. Lá, entre outras atividades interessantes, ela ensina Inglês de forma lúdica, por meio de letras de música. É o projeto Learn English Through Music, ou Aprenda Inglês Com Música.

Todas as aulas estão disponíveis para baixar em PDF e ainda é possível se inscrever e acessar gratuitamente a biblioteca #aicm. Você pode acessar os podcasts pelo YouTube ou via Spotify.

Dica especial

Para quem é fã de filmes e séries, também tem o Teacher Milena Flix, com conteúdos especiais e videoaulas produzidas com base em trailers e trechos da sétima arte, além de notícias e entrevistas desse universo. Não perca!

Nerd Cursos

Esse site se propõe a ensinar Biologia (e outras disciplinas) de forma atraente e dinâmica para quem está no ensino médio ou se preparando para o vestibular. São videoaulas, mapas de estudo e, claro, podcasts para estudar para o Enem!

O Nerd Cursos Biologia é produzido pelo professor Marco Nunes e também trata de outros temas, tais como:

  • O mundo grego: Atenas;
  • O sistema nervoso: memória e aprendizado;
  • O destino do lixo no Brasil.

O conteúdo pode ser acessado pelo Spotify e pelo Deezer. São áudios curtos, com pouco mais de 10 minutos, que tratam os temas com muita criatividade.

Filosofia Pop

Há mais de 5 anos no ar, Filosofia Pop é pioneiro na produção de podcasts dessa disciplina. São mais de 90 arquivos de áudio que apresentam e discutem temas relevantes e atuais, como feminismo negro, Covid-19 e fake news, sem perder de vista os filósofos tradicionais e os temas mais caros à Filosofia, como ética.

Tour pela prova do Enem

Em mais ou menos 90 minutos, cada episódio apresenta uma introdução, traz a fala de um entrevistado, especialista no tema, e indica livros e outros conteúdos para o estudante aprofundar nas questões tratadas. É bom saber que o Filosofia Pop não é dedicado exclusivamente a conteúdos do Enem.

Onde acessar?

Assine o Apple Podcasts ou o Google Podcasts. Também é possível receber os conteúdos por e-mail ou RSS. Abaixo, veja o Spotify 🙂

Dá Ideia

Quer saber uma maneira fácil e rápida de ficar por dentro de temas da atualidade e fortalecer sua argumentação na prova de redação do Enem? Essa é exatamente a proposta do Dá Ideia!

Os podcasts são lançados a cada 15 dias: portanto, dá tempo de ouvir com calma, refletir sobre o tema e produzir sua redação para o Enem sobre ele. A proposta é tratar de possíveis temas da redação de forma leve e descontraída.

O conteúdo, que tem em média 60 minutos, pode ser acessado na sua conta do Spotify, no Overcast e na Radio Public.

Possíveis temas da redação

Entre as possibilidades para a prova, os seguintes assuntos são cotados:

  • depressão e ansiedade;
  • homofobia;
  • internet e Literatura;
  • Inteligência Artificial e as profissões do futuro.

Escriba Café

Escriba Café é um marco na história desse tipo de conteúdo. Já foi eleito duas vezes o melhor podcast do Brasil e trabalha com storytelling, o que deixa muito mais interessante a maneira como as informações são trabalhadas.

O objetivo, desde seu início em 2004, é levar conteúdo com emoção. Os podcasts são muito bem produzidos, e as fontes das informações são checadas com todo cuidado, então, pode confiar!

Projetos paralelos

Além do Escriba Café, Christian Gurtner, o autor e produtor desenvolve outros projetos:

  • Escriba Quarentena, que fala sobre tópicos atuais;
  • Ausländer, que trata da imigração alemã para o Brasil.

Anticast

Para fechar nossa lista, separamos não um, mas vários podcasts para estudar para o Enem. Criado por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara, o Anticast começou como um programa, mas hoje é uma rede contendo canais como:

  • Visual+mente, voltado para filmes, games e tudo o que envolve vídeo;
  • Não Obstante, que fala sobre livros, filosofia e lançamentos;
  • Feito por Elas, que discute o protagonismo das mulheres no audiovisual.

Como o nome indica, Anticast, o posicionamento da equipe é de contra-argumentar padrões e convenções, o que promove ótimas discussões e o contato com pontos de vista que fogem à mídia tradicional.

Os conteúdos do Anticast estão disponíveis no Spotify e SoundCloud e nas outras mídias já citadas.

Cursos

No site do Anticast você pode acessar cursos bem interessantes para quem gosta do mundo audiovisual, como Storytelling e História da Arte para Criativos.

No ano em que o Ministério da Educação (MEC) estreia o Enem digital, é preciso acrescentar tecnologia aos seus estudos, concorda? Depois de fazer simulados pelo Trilha do Enem, você já pode correr para ouvir os podcasts da nossa lista e escolher seus favoritos para estudar para o Enem — aqueles que você não pode deixar de ouvir!

Gostou das dicas que trouxemos neste post? Então, confira nossos materiais gratuitos e fique bem preparado para o Enem e demais vestibulares do país!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados