Afinal, o que faz o profissional de Engenharia de Produção?

engenharia de produção o que faz

O processo de escolha de uma profissão se inicia quando procuramos por um curso ideal, certo? Se você já sabe que quer estudar Engenharia, mas está em dúvida sobre qual optar, uma boa alternativa é a Engenharia de Produção. Essa carreira alia conhecimentos matemáticos e técnicos a conteúdos mais humanísticos e subjetivos, como gestão de processos, produtividade, economia e controle de qualidade.

Assim, você deve estar se perguntando: o que faz o profissional de Engenharia de Produção? De maneira geral, ele é responsável por garantir a produtividade e a eficiência dos processos produtivos de uma empresa. Além disso, por formar pessoas capazes de aliar o conhecimento de equipamentos ao entendimento do ser humano, esse ramo está muito em alta no mercado de trabalho.

Ficou interessado? Quer saber o que faz um engenheiro de produção na prática? Então, continue a leitura!

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é uma das áreas da Engenharia. A principal função é estudar e realizar melhorias em relação à implementação de sistemas de produção e suas aplicações, como uso de equipamentos, materiais, recursos energéticos, humanos e naturais.

Ela melhora a qualidade dos produtos e processos, eliminando possíveis desperdícios durante o processo de produção. Para isso, usa matérias-primas, máquinas e ferramentas de modo muito eficiente. Apesar de estar relacionada ao chão de indústrias e fábricas, essa profissão não se resume a isso.

Os profissionais atuam em vários segmentos, como no setor de varejo e de serviços. Logo, a área é bastante extensa, que abrange conhecimento de muitas etapas.

O que faz um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção se dedica ao planejamento de todos os processos produtivos de um sistema. Assim, cabe ao profissional controlar os meios de produção, avaliar os custos, analisar a rentabilidade, conduzir as pessoas envolvidas e analisar a qualidade dos materiais usados.

A sua atuação também se estende à área da administração, como materiais da empresa e gestão de recursos financeiros. Assim, como podemos perceber, esses profissionais desempenham várias funções em uma empresa e em diversos setores, com o objetivo central de tornar os processos mais vantajosos para o negócio.

Quais são as áreas de atuação?

Existem diversas áreas da Engenharia de Produção em que os formados podem seguir carreira. Veja, a seguir, as principais.

Engenharia de Produto

Nesse ramo, os profissionais realizam pesquisas sobre a viabilidade de um produto para o mercado. Em geral, eles trabalham em projetos que lançam algo novo aos consumidores. Portanto, é importante que durante a graduação os estudantes desenvolvam uma visão de negócio e entendam o problema que estão tentando solucionar.

Pesquisa Operacional

Essa especialidade tem o objetivo de facilitar as tomadas de decisões pela gestão, utilizando informações matemáticas por meio de um sistema computadorizado. A pesquisa operacional envolve os conceitos que os engenheiros trazem de outras matérias.

Logo, buscam maneiras de tornar as decisões mais certeiras e bem-embasadas, sem deixar de lado o contexto da empresa. Se você se identifica com esse campo, tente investir o seu tempo de estudo em inteligência computacional, teoria dos jogos e processos estocásticos.

Engenharia da Qualidade

Esse campo de atuação é muito atrativo para o engenheiro de produção. Ele inclui o controle, o projeto e planejamento dos sistemas de gestão da qualidade, englobando a auditoria, a normatização e a certificação para a qualidade.

Teste Vocacional Rápido

Logística

A área da logística é a responsável pelo manuseio, transporte, estoque e armazenamento de entregas e produtos. Esse campo tem como foco o atendimento aos requisitos dos clientes, a garantia da disponibilidade das mercadorias e a redução dos custos.

Os engenheiros de produção devem se esforçar para melhorar os processos praticados pela empresa e garantir que os materiais produzidos estejam disponíveis no momento da solicitação das vendas. Dependendo do porte da empresa, também existe espaço para a criação de instrumentos de pesquisa operacional e para a logística reversa.

Qual o salário de um engenheiro de produção e como é o mercado de trabalho?

Quem opta pela profissão encontrará uma ótima carreira, principalmente por ser um dos cursos com maior empregabilidade e uma das Engenharias mais bem pagas. A média salarial do profissional é de R$ 7.806,29* e o teto chega a R$ 15.940,12* — muito bom, não é mesmo?

Logo, o formado tem um vasto campo de atuação, podendo trabalhar em empresas de vários portes. Além disso, o mercado de trabalho de Engenharia de Produção é amplo. Existem diversas tendências para o setor e muitas delas são fomentadas pela Indústria 4.0.

Assim, os avanços da tecnologia mudam o dia a dia da empresa. A Realidade Virtual e a Impressão 3D, por exemplo, são utilizadas para reduzir o custo e o tempo de produção. Cibersegurança, robôs autônomos, computação em nuvem e Big Data são outros avanços que transformam os processos produtivos.

Tudo isso pode afetar o trabalho dos engenheiros de produção, que são responsáveis pela incorporação da tecnologia na manufatura.

Onde cursar Engenharia de Produção?

Após ser aprovado no vestibular de Engenharia de Produção, uma boa opção para alcançar o sucesso profissional e se dar bem no mercado de trabalho é fazer o curso em uma faculdade reconhecida e de qualidade. Para isso, conheça as instituições de ensino que são parceiras do Vestibulares:

Todas elas apresentam vantagens em comum, como formas de ingresso facilitadas, bolsa de estudos, diversas modalidades de ensino, e a parceria com o Canal Conecta — portal gratuito de vagas de emprego, fazendo a conexão entre você e as melhores empresas da sua região. Assim, basta escolher a instituição e a modalidade de ensino que você deseja estudar.

Após isso, se inscreva para o vestibular online ou se informe sobre as outras formas de ingresso, já que você também pode usar a nota do Enem.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que faz o profissional de Engenharia de Produção, não se esqueça de pesquisar mais sobre o curso para saber todos os seus diferenciais. Além disso, estude em uma boa faculdade, que tenha professores capacitados e uma infraestrutura completa.

Gostou de saber o que faz um engenheiro no dia a dia de trabalho e quer estudar em uma das faculdades mais reconhecidas e conceituadas do Brasil? Então, inscreva-se no vestibular online e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.