Engenharia de Produção: o que faz o profissional da área?

Engenharia de Produção o que faz

A área da produção está ligada de várias maneiras ao estágio avançado de globalização e de industrialização do mundo contemporâneo. As empresas encontram, com mais frequência, desafios inéditos que trazem com eles uma boa exigência de organização. Assim, é fundamental saber o que faz o profissional de Engenharia de Produção.

Para auxiliar na otimização da atuação de uma corporação no aspecto global de produção, esse é o engenheiro mais especializado. O profissional formado no curso de Engenharia de Produção costuma ser muito valorizado no mercado, além de receber um salário acima da média brasileira. Quer saber onde o engenheiro de produção pode atuar e suas funções desempenhadas? Continue a leitura!

Saiba o que faz um engenheiro de produção em diferentes cargos e setores

Abaixo, mostraremos onde o engenheiro de produção pode atuar e as principais atividades desenvolvidas pelo profissional. Confira!

Quais são as atribuições do engenheiro de produção geral?

Se tem dúvidas sobre o que faz o profissional de engenharia de produção, saiba que ele se dedica ao planejamento dos processos produtivos de um sistema. Ele pode estar inserido nos mais diferentes tipos de empresa e, portanto, as suas atividades são muito variadas.

Algumas das funções exercidas por esse tipo de engenheiro incluem a análise da qualidade dos materiais utilizados, a condução de pessoas envolvidas, a avaliação dos custos e o controle dos meios de produção.

A sua atuação também está presente na área da Administração, como na gestão de recursos financeiros. Além disso, os profissionais são responsáveis por manter a economia no setor de uma corporação, ou seja, devem ser capazes de gerir e medir essas operações no dia a dia.

O que faz um engenheiro de produção em Gestão de Qualidade?

A Gestão de Qualidade tem o objetivo de fazer com que rotinas, produtos e projetos tenham o melhor resultado possível, proporcionando eficiência e evitando desperdícios. Isso auxilia a diminuir problemas como alto custo e retrabalho, além de aumentar a satisfação dos clientes.

As atribuições do profissional de Engenharia de Produção nessa especialidade incluem o controle, o projeto e o planejamento de sistemas de gestão de qualidade. Questões como normatização de processos, realização de auditorias e certificação fazem parte da rotina de trabalho.

O que faz um engenheiro de produção em Gestão Econômica?

Quem curte estudar Economia e gosta da parte financeira pode trabalhar como gestor econômico. Nesse caso, a função do engenheiro de produção inclui a análise dos resultados financeiros e a orientação sobre o que fazer diante deles.

Logo, é essencial aplicar os conceitos de matemática estudados durante o curso. Quanto mais eficiente for o profissional nas previsões que fizer, mais confiável será a decisão tomada pela corporação e, por consequência, menor o risco de comprometimento de suas finanças.

O que faz um engenheiro de produção em Segurança do Trabalho?

A preocupação com a segurança no trabalho e a ergonomia se justifica pelo impacto que o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores têm na produção. Nesse caso, os engenheiros de produção que lidam com essas questões atuam para que as atividades desempenhadas pelos colaboradores sejam feitas com conforto e segurança.

Tour pela prova do Enem

O que faz um engenheiro de produção em Gestão de Produto?

Nessa área, os engenheiros de produção são aptos para executar, organizar, planejar e projetar as atividades estratégicas da empresa, principalmente na criação de produtos. Assim, quem opta por essa especialidade deve pensar desde o lançamento até a retirada do mercado do produto, além de atuar junto às mais diversas áreas da corporação.

O que faz um engenheiro de produção em Pesquisa Operacional?

Essa especialidade da Engenharia de Produção é responsável por solucionar problemas concretos que envolvem decisões complexas ou simples no contexto da produção. A partir de conceitos e de práticas operacionais, de modelos computacionais e matemáticos, os profissionais devem aprimorar o funcionamento do sistema e a oportunidade de ele atingir objetivos.

O que faz um engenheiro de produção em Gestão Ambiental?

Com a grande necessidade de desenvolver uma produção mais sustentável e com foco no uso responsável do recurso industrial, a Gestão Ambiental é um campo promissor nas empresas. Além de biólogos, essa área também é muito acolhedora em relação aos engenheiros de produção.

Aqui, a sua função se resume em aumentar a produtividade e reduzir custos. No entanto, a atuação deve ser guiada pela utilização responsável dos recursos naturais.

O que faz um engenheiro de produção em Logística?

A preocupação com a produção não termina quando as mercadorias são embaladas. É fundamental garantir que elas cheguem ao cliente final mantendo suas características. Nesse caso, o engenheiro de produção garante que, durante o processo, seja evitada a perda de insumos.

Essas funções podem ser desempenhadas em indústrias de construção civil, químicas, metalúrgicas, alimentícias etc.

O Vestibulares ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Viu só como as atribuições do profissional de Engenharia de Produção são muitas? Logo, quem tem o sonho de cursar essa graduação pode se especializar em uma dessas áreas após a formação. Para isso, a primeira etapa para se dar bem no mercado de trabalho é estudar em uma faculdade conceituada e que ofereça um apoio personalizado durante a formação.

Nas instituições parceiras do Vestibulares, você terá aulas com professores especialistas no assunto e aptos para tirar todas as suas dúvidas. A grade curricular de Engenharia de Produção é atualizada constantemente e o estudante cursará disciplinas que abordam as principais tendências do setor.

Após realizar o vestibular de Engenharia de Produção e ser aprovado, saiba que terá acesso a diferenciais exclusivos que fazem diferença para o seu aprendizado:

  • acesso ao Canal Conecta, portal que oferece vagas de emprego e estágio em todo o Brasil;
  • possibilidade de concorrer a bolsas de estudo que abatem ou diminuem o valor das mensalidades;
  • infraestrutura de ponta.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz o profissional de engenharia de produção, não perca mais tempo. Estude em uma instituição de ensino renomada e que seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) para ter uma formação completa!

Gostou de saber o que faz o profissional de Engenharia de Produção e quer estudar em uma faculdade de excelência? Então, inscreva-se no vestibular online de uma de nossas instituições parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados