6 cursos na área de tecnologia que valem a pena investir

cursos na área de tecnologia

Se você está procurando uma carreira estável e lucrativa, algumas das principais profissões com alta empregabilidade hoje em dia pertencem à área de Tecnologia da Informação (TI). 

A pandemia do coronavírus, inclusive, acelerou a chamada transformação digital e gerou inovações em praticamente todos os setores ― isso inclui escolas e universidades, hospitais, empresas de transporte, redes de supermercado, lojas, hotéis etc. Afinal, foi a tecnologia que derrubou fronteiras e permitiu que a vida continuasse transcorrendo, apesar do isolamento social.

Então, nada mais justo do que você aproveitar essa onda de oportunidades na hora de entrar na faculdade! Pensando em ajudar você a tomar uma decisão sábia, criamos este post com 6 cursos na área de tecnologia. Fique conosco nesta leitura!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Muitas das profissões em alta no mercado por conta da pandemia são da área da saúde. Mas como dissemos há pouco, a tecnologia consolidou processos em inúmeros setores, e no de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas se destaca. A ênfase desse curso está na aplicação prática de técnicas para o desenvolvimento de sistemas simples e complexos para os mais diferentes negócios.

Ao concluir a graduação, você poderá seguir uma carreira como analista de desenvolvimento de softwares em empresas de vários ramos ou em organizações especializadas em TI.

Entre outras funções, você será um profissional capaz de projetar, desenvolver e manter sistemas de informação, avaliar e projetar bancos de dados, desenvolver e programar sistemas usando tecnologias de desktop, mobiles e web, sempre levando em consideração o ambiente da empresa, do público usuário, dos processos internos e dos custos.

Ciência da Computação

Outra faculdade de TI que pode render uma carreira bem-sucedida é Ciência da Computação. Ao longo do curso, você vai se debruçar sobre o estudo de máquinas e sistemas computacionais. Os cientistas da computação lidam principalmente com softwares e sistemas de softwares, e isso inclui sua teoria, seu design, seu desenvolvimento e sua aplicação.

Por esse motivo, é uma graduação abrangente e que tangencia diversos outros cursos, como o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os estudos em Ciência da Computação obrigatoriamente exploram o desenvolvimento de habilidades em áreas como as seguintes:

  • bancos de dados e segurança;
  • computação distribuída e internet;
  • criação de sites;
  • gráficos de computador;
  • hardware;
  • Inteligência Artificial;
  • programação e desenvolvimento de software;
  • redes de computadores e sistemas distribuídos;
  • resolução de problemas algorítmicos;
  • robótica;
  • segurança de dados.

Ciência de Dados

Se você gosta de cálculos e análise de dados, Ciência de Dados é um dos cursos de tecnologia mais fascinantes. Esse é o campo de TI que combina habilidades de programação e conhecimento de Matemática e Estatística para obter percepções significativas dos dados e oferecer respostas de alto valor comercial para os negócios.

Na prática, cientistas de dados utilizam algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) a áudios, números, imagens, textos, vídeos, entre outros, para criar sistemas de Inteligência Artificial e realizar tarefas que normalmente necessitam da inteligência humana. 

Com a transformação digital, as empresas estão percebendo a importância da Ciência de Dados — o que faz dessa uma das chamadas profissões do futuro. Independentemente do setor ou do tamanho, as organizações que desejam continuar competitivas na transformação digital precisam desenvolver e implementar os recursos de Ciência de Dados com eficiência. Do contrário, correm o risco de perder espaço.

Tour pela prova do Enem

Você sabia? Ser um profissional da área de tecnologia muitas vezes possibilita cumprir suas funções de onde você estiver, seja viajando, seja em home office. Veja aqui outras profissões em que é possível trabalhar em casa!

Engenharia da Computação

Para que você seja capaz de formular e construir modelos de projetos computacionais robustos, a graduação em Engenharia da Computação vai apresentar a você conhecimentos integrados de habilidades, princípios e métodos de análise e projetos de Engenharia, somado a métodos matemáticos, físicos, de ciência da computação, além de técnicas eletrônicas. 

Com isso, você poderá desenhar sistemas de hardware e software, arquitetura, automação, controle, manutenção e otimização de peças ou sistemas completos. 

Em nível de carreira, existem duas vias principais: engenharia de hardware e software. Os engenheiros de hardware concentram suas habilidades em sistemas e componentes de computador, projetando, por exemplo, processadores, placas de circuito e roteadores. No lado do software, engenheiros de computação criam, testam e otimizam aplicativos que são executados em dispositivos fixos e móveis. 

Sistemas de Informação

Em toda empresa, os profissionais responsáveis pelos Sistemas de Informação têm posição estratégica junto aos gestores. Isso porque administram os fluxos de informação dos sistemas de computadores, e suas decisões afetam diretamente os processos e os resultados do negócio.

Nessa faculdade de TI, você vai compreender os processos operacionais e a gestão exercida nas organizações. Da mesma forma, vai se familiarizar com as ferramentas tecnológicas mais recentes para construir um sistema de informação, desde a gestão do relacionamento com o cliente ou da cadeia de abastecimento ao e-commerce, por meio da gestão de processos internos, inteligência de negócios e gestão do conhecimento ou suporte à decisão.

Entre as diversas funções do profissional de sistemas de informação, destacam-se: 

  • desenvolvimento de softwares;
  • melhorias nas funcionalidades de sites para garantir a melhor experiência para o usuário;
  • modernização e agilidade nos processos de comunicação da empresa, a partir da criação de ferramentas digitais; 
  • modelagem de sistemas matemáticos para a prevenção de problemas, por meio da simulação de situações reais.

Rede de Computadores

Conectar computadores têm sido vital para os processos de muitas empresas. Por isso, ao escolher um curso de graduação na área de TI, saiba que Redes de Computadores vem ganhando cada vez mais espaço no ensino superior.

Esse curso está focado nas habilidades técnicas e administrativas necessárias para a criação de redes de computadores para uma variedade de finalidades, sempre com o objetivo de integrar e unificar os processos de negócio. Para tanto, serão trabalhadas habilidades profissionais como os seguintes:

  • administração de rede;
  • arquitetura de sistemas;
  • bancos de dados;
  • gerenciamento de projeto;
  • linguagens de programação;
  • manutenção de rádio hardware e software;
  • monitoramento de sistemas;
  • multimídia;
  • segurança.

Aproveite as oportunidades!

Você acabou de conhecer alguns dos principais cursos na área de tecnologia, com forte demanda profissional. Agora, lembre-se de que uma faculdade de excelência permitirá um aprendizado de alto nível, fruto da prática e das experiências com casos reais.

As instituições participantes do Vestibulares disponibilizam todos esses cursos em seu portfólio. Além disso, nossos alunos contam com a parceria do Canal Conecta, um moderno portal de empregabilidade que aproxima estudantes e empresas que oferecem excelentes oportunidades de trabalho!

Aproveite a crescente demanda por profissionais de TI e não perca mais tempo! Você encontra todos esses cursos em nosso Portal! Inscreva-se já no vestibular online de uma das nossas faculdades parceiras e trilhe uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados