Pensando em fazer Engenharia de Produção na faculdade Pitágoras, mas não sabe se vale a pena? Nós sabemos que a escolha da instituição de ensino é um desafio e, por isso, decidimos ajudá-lo.
Para se tornar um engenheiro de produção de sucesso e se destacar no mercado é preciso estudar em uma boa faculdade. A Pitágoras é uma faculdade de credibilidade e com anos de dedicação ao ensino superior.
Se você quer saber mais a respeito do curso de Engenharia de Produção e conhecer melhor a Pitágoras, continue a leitura!
- 1 Qual o perfil do estudante de Engenharia de Produção?
- 2 O que faz um Engenheiro de Produção?
- 3 Como é o curso de Engenharia de Produção na faculdade Pitágoras?
- 4 Engenharia de Produção: qual a grade curricular na Pitágoras?
- 5 Quais são as modalidades para Engenharia de Produção na Pitágoras?
- 6 A Pitágoras oferece bolsas e descontos para Engenharia de Produção?
Qual o perfil do estudante de Engenharia de Produção?
Antes de se inscrever no vestibular de Engenharia de Produção, você precisa saber se tem perfil para cursar essa faculdade. Afinal, esse é o primeiro passo para descobrir se você tem aptidão para atuar na área e se tornar um bom profissional nessa, que é uma das Engenharias mais bem-pagas.
Em geral, o futuro engenheiro de produção precisa ser bom em cálculos e raciocínio lógico. Sua formação será repleta de conteúdos das Ciências Exatas, e é bom que você goste ou se identifique com a área.
Mas isso não é tudo! Na verdade, também é preciso estar atento a questões econômicas e sociais. Ou seja, gostar de Física e Matemática é básico, mas você precisa se interessar por outras culturas e sistemas econômicos, como os da China e Estados Unidos.
Outro fator importante é a capacidade de se expressar e de liderar equipes. Na prática, esse profissional pode exercer papéis de gestão, sendo fundamental desenvolver habilidades compatíveis com o cargo.
O que faz um Engenheiro de Produção?
Antes de tudo, gostaríamos de parabenizá-lo pelo interesse e curiosidade em pesquisar mais sobre as carreiras de seu interesse. Essa é uma das formas mais inteligentes de se chegar a uma conclusão que atenda às suas expectativas e que traga bons frutos no futuro.
A Engenharia de Produção tem um grande potencial no mercado. Isso acontece porque a área é responsável pela melhoria contínua de processos em empresas de todos os segmentos — indústria, varejo, transportes e até e-commerce.
Mas você sabe o que faz um profissional de Engenharia de Produção? Seu papel é estratégico para o desenvolvimento empresarial, já que ele faz o controle do processo de fabricação de produtos e monitora o uso dos insumos e materiais necessários.
O dia a dia da profissão é dinâmico e repleto de decisões a serem tomadas. Além disso, é preciso lidar com softwares de gestão, administrar estoques e orientar o trabalho do setor de compras.
Portanto, estamos falando de um profissional com múltiplas habilidades. Sua formação acadêmica é a base para que consiga planejar a produção, com foco em reduzir custos e elevar a produtividade do negócio.
Como é o curso de Engenharia de Produção na faculdade Pitágoras?
O curso de Engenharia de Produção na Faculdade Pitágoras é uma graduação de 5 anos que confere o título de bacharel ao profissional, tornando-o a apto a exercer a profissão em diversos nichos do mercado.
Sobre isso, é interessante destacar que a Pitágoras tem o cuidado em desenvolver um curso focado não apenas na parte matemática e tecnológica. Na verdade, há um grande viés administrativo, com o ensino de técnicas de gestão.
Ao escolher essa faculdade, você poderá ter contato com disciplinas da área de Administração, Economia e Engenharia. Tudo isso, extraindo o máximo de conhecimento aplicável à gestão e ao controle de processos.
Por fim, a Pitágoras tem uma iniciativa muito interessante: a Aula Destaque. Todos os alunos matriculados em cursos da área de gestão têm acesso a essa nova perspectiva de ensino, que se baseia do aprendizado por meio da experiência.
Assim, você participará de um encontro online com profissionais experientes e renomados no mercado. Eles compartilham um pouco do que sabem e transmitem ensinamentos valiosos para quem está começando a carreira.
Engenharia de Produção: qual a grade curricular na Pitágoras?
E como é a grade curricular de Engenharia de Produção? Você verá que a principal diferença entre essa graduação e as demais Engenharias é o caráter humanístico dessa profissão. Como dissemos, questões sociais e econômicas fazem parte de sua rotina.
O curso tem duração de 5 anos e uma lista bem interessante de matérias, com aulas teóricas e práticas. Confira algumas delas:
- Administração e Economia para Engenheiros;
- Desenho Técnico Projetivo;
- Desenvolvimento De Produto;
- Cultura Digital;
- Desenvolvimento De Carreira;
- Empreendedorismo;
- Marketing Digital;
- Mindset Ágil;
- Responsabilidade Social;
- Engenharia de Métodos;
- Engenharia Econômica;
- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
- Gerenciamento e Controle De Qualidade;
- Gestão da Produção e Manutenção;
- Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
- Logística Empresarial;
- Sociedade Brasileira e Cidadania.
Quais são as modalidades para Engenharia de Produção na Pitágoras?
Na Pitágoras, Engenharia de Produção é um curso oferecido na modalidade presencial e semipresencial, que é o EAD com algumas atividades práticas presenciais. Portanto, você deverá pesquisar a unidade de ensino mais próxima de você e fazer a matrícula no vestibular.
O ensino presencial e semipresencial têm grandes vantagens, especialmente em cursos da área de Exatas. Afinal, você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas em tempo real, além de:
- interagir com outros alunos e profissionais da área;
- ter uma rotina acadêmica mais organizada;
- aproveitar toda a infraestrutura física da Pitágoras.
A Pitágoras oferece bolsas e descontos para Engenharia de Produção?
Uma dúvida comum do estudante é sobre o investimento necessário para estudar nessa instituição. Por isso, muitos pesquisam sobre o valor da Engenharia de Produção na Pitágoras.
Essa é uma informação que pode sofrer reajustes, por isso, é preciso pesquisar junto à própria faculdade. Mas a boa notícia é que dá para ganhar desconto na faculdade particular, já que a Pitágoras costuma oferecer bolsas de estudos e outras facilidades, permitindo que mais pessoas realizem o sonho do curso superior.
Além disso, a Pitágoras firmou uma parceria exclusiva com o portal de vagas Canal Conecta. Essa é uma grande ajuda para quem pensa em procurar um estágio remunerado ao longo do curso e, claro, conseguir um bom emprego.
Faça a sua parte!
Por tudo o que foi apresentado, não há dúvidas que de vale a pena fazer Engenharia de Produção na Faculdade Pitágoras, não é mesmo? A instituição é uma das mais conceituadas do mercado e se preocupa em formar bons profissionais, prontos para atuar no mercado de trabalho.
Para te ajudar ainda mais, preparamos um guia completo sobre o vestibular online. Baixe agora mesmo e fique mais perto da aprovação!