Vestibular de Engenharia de Produção: saiba como funciona

vestibular engenharia de produção

Se interessou pela grade curricular de Engenharia de Produção e acredita que o curso pode ser a opção ideal de graduação para você? Então, chegou a hora de entender o funcionamento do vestibular de Engenharia de Produção, além das maneiras de ingressar na instituição de ensino ideal.

Esta é uma ótima escolha, levando em consideração que a área está em crescimento e oferece um mercado de atuação bem dinâmico e próspero. É possível trabalhar em diversas áreas de uma empresa, desde o setor de planejamento estratégico, passando pela logística e chegando até a distribuição de produtos. Acompanhe a leitura e veja algumas formas diferentes de ingressar no curso em faculdades particulares super renomadas!

As formas de ingresso para as faculdades parceiras do Vestibulares

Conforme já adiantamos na introdução do conteúdo, existem algumas maneiras diferentes de fazer o vestibular de Engenharia de Produção para ingressar nessas instituições. Elas são:

  • vestibular tradicional;
  • ingresso por nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • transferência externa;
  • vestibular online;
  • segunda graduação.

Antes de pontuar cada uma delas de maneira detalhada, destacamos que, a depender da instituição parceira do Vestibulares escolhida por você, talvez existam pequenos detalhes diferentes entre si.

Para entender quais são eles, basta abrir o site oficial de cada instituição parceira do Vestibulares que despertar a sua curiosidade. É bem importante estar por dentro de todas as informações para dar esse passo!

Vestibular tradicional para curso de Engenharia de Produção

Chegou a hora de entender a primeira forma de ingressar na faculdade de Engenharia de Produção: o vestibular tradicional!

Trata-se de uma prova convencional, já bem conhecida por quem está nessa fase, que reúne as principais matérias que compõem a grade de estudos do ensino médio. Elas são:

  • Português;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Redação.

A prova é realizada de maneira presencial e o local vai depender da unidade da faculdade escolhida. Os alunos são informados sobre o dia do vestibular e deverão chegar com antecedência de pelo menos uma hora, evitando aqueles imprevistos.

Caso tenha se interessado por esta modalidade de entrada, o melhor caminho para a inscrição é diretamente no site da instituição de ensino. No formulário, geralmente, são solicitadas informações como nome completo, e-mail e um celular.

Ingresso por nota do Enem para curso de Engenharia de Produção

O ingresso pela nota do Enem é uma forma de entrar no curso de Engenharia de Produção sem a necessidade de fazer o vestibular. Esta é uma ótima opção para aqueles alunos que já fizeram o exame e conquistaram uma nota interessante.

Algumas instituições parceiras do Vestibulares, inclusive, oferecem descontos àqueles alunos que escolherem esse tipo de entrada. Quanto maior for a nota no Enem, maiores podem ser os descontos. Importante: valem as notas do Enem a partir do ano de 2010. Ou seja, mesmo que você não tenha prestado recentemente a prova, pode aproveitar a última nota que tiver desde que seja de alguma edição a partir daquele ano.

Transferência externa para curso de Engenharia de Produção

Algo muito comum na trajetória do estudante é aquele momento de dúvida: será que escolheu a instituição de ensino ideal?

Seja pela grade curricular, turno, localidade ou estrutura da faculdade, muitas pessoas entendem que a melhor decisão possível é a de transferência para outro local. Trata-se de uma mudança de perspectiva e objetivo que faz parte da vida, e nada mais justo do que seguir atrás daquele grande sonho de se formar.

Pensando nisso, o processo de transferência externa faz com que o aluno se sinta confortável desde o momento de inscrição até a chegada à nova instituição de ensino.

Tour pela prova do Enem

Para isso, é preciso ter trancado o curso anterior há, no máximo, seis meses. Depois, com a nova unidade já escolhida, o aluno deverá entrar com o processo, apresentando os documentos necessários, que podem ser:

  • histórico escolar oficial e atualizado;
  • atestado de vínculo com a instituição de origem ou uma declaração de matrícula expedida até 60 dias antes do envio;
  • conteúdo programático de todas as matérias em que o aluno foi aprovado.

Uma vantagem interessante é o desconto oferecido para alunos transferidos: as instituições parceiras do Vestibulares oferecem até 30% de desconto nas mensalidades. Ao decidir qual faculdade você deseja dar continuidade ao curso, busque saber mais detalhes sobre como realizar esse processo.

Vestibular Online para curso de Engenharia de Produção

O vestibular online foi uma das últimas formas de ingresso no ensino superior oferecidas pelas faculdades, representando uma grande evolução nos processos seletivos. Inicialmente, eram considerados apenas os cursos 100% EAD, mas a partir de 2020, todas as modalidades são aceitas, incluindo os cursos presenciais e semipresenciais.

Sobre o processo, não existe muito segredo: basta escolher o curso e a instituição da sua preferência, unidade de ensino e modalidade. No ato da inscrição, você deverá selecionar a opção de vestibular online.

Depois de terminar o cadastro, já receberá o link para a sua prova, que poderá ser realizada na mesma hora ou posteriormente. No caso da segunda opção, basta acessar a área do candidato e inserir o seu CPF.

Uma dica importante: confira a estrutura da sua casa ou local em que fará a prova principalmente quando falamos no acesso à internet. Isso porque cada pessoa tem tentativas limitadas de realização da prova, além de não conseguir dar pausas, reiniciar ou retomá-la após o começo.

Ao todo, são 60 minutos para responder às perguntas, e um cronômetro é responsável por fazer o controle do tempo. A aplicação é encerrada pontualmente.

Segunda graduação para curso de Engenharia de Produção

Já terminou a primeira graduação, mas acredita que continuar estudando é a melhor alternativa para você? Ótimo! É possível ingressar a partir desse programa que, inclusive, oferece descontos e condições especiais para facilitar o processo.

No entanto, assim como todas as outras formas de fazer o vestibular de Engenharia de Produção, vale olhar o site da instituição escolhida para entender os detalhes do procedimento.

O Portal Vestibulares te ajuda a realizar o sonho da Faculdade!

O Portal Vestibulares tem parceria com as principais instituições de ensino do Brasil e quer te ajudar a realizar o sonho da faculdade.

Reunimos as principais informações sobre os processos seletivos e cursos de nomes como Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Ampli e muitas outras. O candidato consegue descobrir como anda o mercado de atuação para a área escolhida, além de entender informações como o salário e grade curricular.

Tudo pronto para ingressar no curso de Engenharia de Produção?

Se as suas pesquisas prévias sobre o vestibular de Engenharia de Produção, além deste conteúdo, foram importantes para a sua tomada de decisão, não perca tempo.

Chegou a hora de se inscrever no vestibular online para uma das instituições de ensino parceiras do Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados