Como ser aprovado no vestibular de Engenharia de Produção?

vestibular engenharia de produção

Se você quer ser aprovado no vestibular de Engenharia de Produção, chegou ao lugar certo! Só o fato de pesquisar informações sobre o tema já indica que você sabe a importância de estar preparado para vencer essa etapa e ingressar na faculdade.

Independentemente do curso escolhido, todo o conteúdo cobrado nas provas do Enem deve ser estudado e nenhum assunto pode ficar de fora: cada ponto é precioso na hora de lutar por uma vaga em cursos mais concorridos, como os de Engenharia.

Para ajudar a alcançar sua meta, preparamos dicas que vão te ajudar ser aprovado em Engenharia de Produção, tanto em relação ao conteúdo quanto à organização prática. Curioso? Leia até o fim e descubra como traçar o caminho rumo ao sucesso, futuro engenheiro!

Crie uma rotina de estudos com base no edital

Cada faculdade tem seu próprio processo seletivo, mas a grande maioria adota o resultado do Enem como vestibular (ou parte dele). O fato é que, se você está se preparando para entrar na faculdade, não pode desconsiderar o edital do Enem e todos os conteúdos ali presentes.

Saiba o que cai em cada prova do Enem

São 4 provas, contendo 45 questões objetivas cada, que reúnem o conteúdo programático de todas as disciplinas do ensino médio. São elas:

Divida o tempo de estudo em blocos alternados

Sua preparação do Enem para Engenharia de Produção precisa abranger todas essas matérias, além do treinamento para redação. Procure organizar sua rotina de modo a estudar o conteúdo em blocos, variando as áreas.

Por exemplo, se pela manhã você se dedicou à Biologia, revendo o sistema urinário, no período seguinte pode estudar um ponto de Literatura, como o Romantismo. Assim, seu cérebro não fica sobrecarregado com fórmulas ou leituras densas ao longo do dia.

Não se esqueça da redação

Lembre-se de reservar um tempo na semana para a produção de texto: busque ler livros sobre o tema, fazer redações periodicamente e pedir para alguém ler para você, pontuando erros ou trechos confusos. Assim, você pode progredir na escrita.

Se organizar direitinho, você consegue passar no Enem estudando em casa, sabia? Conte com aplicativos e plataformas especializadas, como a Trilha do Enem, e com cursos de redação online para te auxiliar nessa tarefa.

Veja as provas de anos anteriores de Engenharia de Produção

Essa é uma dica preciosa para quem quer fazer faculdade de Engenharia de Produção. As faculdades que cobram uma redação no processo seletivo costumam tratar de temas ligados à área de interesse do candidato.

Vale a pena, portanto, procurar temas relacionados a esse curso na faculdade de seu interesse. Nas instituições parceiras do Vestibulares, por exemplo, a proposta de redação pede que o candidato discorra sobre um tema interdisciplinar, atual e relevante para a sociedade.

Também é interessante buscar questões anteriores do Enem, pelo menos dos últimos 2 anos, e ver o que tem sido cobrado em cada área do conhecimento.

Pesquise a nota de corte dos vestibulares

Tradicionalmente, entre os cursos com maior empregabilidade está a Engenharia. Não é de se estranhar que muita gente queira uma vaga na faculdade e, depois, no mercado de trabalho, não é?

banner calculadora bolsa enem

Então, nossa dica é ficar de olho na nota de corte de Engenharia de Produção nos programas governamentais, como Sisu e Prouni, e buscar processos seletivos em instituições que têm menos concorrência.

Para você ter uma ideia de nota mínima que será preciso alcançar no Enem, a média no Brasil para esse curso é de 700,67 pontos no Sisu, ou seja, para ingressar em faculdades públicas.

Já para estudar com bolsa em uma instituição particular, a nota mínima de corte, também do Enem, é 599,22 pontos.

Aproveite para verificar os vestibulares abertos e os processos necessários para se inscrever. Em algumas faculdades, a inscrição pode ser feita de forma online e gratuita, para cursos a distância e presenciais: é só aproveitar a facilidade.

Use seus conhecimentos de Humanas e Exatas a seu favor

Já ouviu falar em balanceamento de conhecimentos? É quase impossível ir bem em todas as provas, de todas as áreas. Então, que tal adotar essa estratégia para conseguir maior pontuação nos exames, apostando suas fichas nas matérias em que tem mais facilidade?

Lembre-se de que, na correção do Enem, as questões são valorizadas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que as mais difíceis valem mais do que as fáceis. Em resumo, quem acerta uma questão difícil, mas erra uma fácil, estaria trapaceando — o famoso “chute” — e é penalizado por isso.

Dessa forma, procure balancear seus estudos entre as áreas para garantir uma boa pontuação em todas as provas. Além disso, pense que quem opta por um curso de Exatas provavelmente tem facilidade na área e deve garantir muitos pontos na prova de Matemática.

Seu diferencial pode estar, portanto, na prova de Linguagens e na redação!

Considere faculdades particulares de Engenharia de Produção

Como você sabe, com a concorrência acirrada em instituições públicas, a vaga pode demorar para chegar. Mas a boa notícia é que sua aprovação no vestibular não precisa esperar. Existem excelentes faculdades particulares reconhecidas e bem-avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) onde você pode estudar com bolsa, financiamento e até descontos.

Com a nota do Enem, você consegue substituir a prova do vestibular nessas instituições, ou, se preferir, faça prova de vestibular online e comece a estudar logo no início do ano!

Rumo ao vestibular!

Pronto! Você já está mais confiante sobre qual faculdade fazer e como dar o primeiro passo rumo ao vestibular de Engenharia de Produção, certo?

Esse é um curso que dura 5 anos e pode ser feito na modalidade presencial ou na semipresencial (EAD). Essa é uma das graduações mais procuradas nos vestibulares e prepara profissionais para lidar com processos de manufaturados em vários setores, da construção civil à alimentação.

Se essa é a carreira dos seus sonhos, inscreva-se no vestibular de uma das nossas faculdades parceiras, faça a prova online e concorra a bolsas de até 100%!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: