Como se preparar para abrir uma empresa? Veja aqui!

comoseprepararparaabrirumaempresavejaaqui

Se você está considerando a carreira empreendedora, saiba que não é o único. De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor, 52 milhões de brasileiros já têm um negócio próprio, o que representa um crescimento de 38% na taxa de empreendedorismo. Mas como se preparar para abrir uma empresa?

O empreendedorismo tem um papel fundamental na economia do país, pois, além de criar soluções para atender a população, é uma fonte de geração de renda e de emprego. Além do mais, proporciona liberdade para a escolha da profissão de acordo com o segmento escolhido. É nessa hora que muitas pessoas erram ao pensar que não é necessário se capacitar.

Neste artigo, você vai descobrir como abrir uma empresa e se preparar para uma carreira tão desafiadora. Vamos lá?

Empresário também precisa fazer faculdade?

De acordo com a professora acadêmica da Universidade Federal Fluminense, Dra. Sandra Mariano, o maior erro do empreendedor é pensar que ele nasceu para empreender e que, por isso, não há necessidade de se aperfeiçoar. Afinal, para gerir um negócio, é preciso desenvolver competências fundamentais, como liderança, visão de mercado e conhecimento sobre a atividade principal da empresa.

Além disso, alguns segmentos exigem a representação de um profissional técnico, que deve ser formado na área e inscrito no conselho regional, como o médico e o contador. Porém, mesmo quando esse não for o caso, a falta de conhecimento pode levar a empresa à falência, tenha você uma posição gerencial ou não.

Então, como se preparar para abrir uma empresa e ter um negócio lucrativo? É sobre isso que falaremos agora.

Quais são os cursos mais indicados para abrir uma empresa?

Como vimos, ser dono do próprio negócio vai além de vocação ou de propósito. Isso significa que você também terá que aprender sobre:

  • finanças;
  • marketing;
  • recursos humanos;
  • vendas;
  • logística;
  • contabilidade;
  • e muitos outros.

Neste sentido, fazer um curso de graduação é a melhor forma de garantir esse conhecimento, e existem faculdades essenciais para quem quer abrir uma empresa. Veja quais são.

Administração

A faculdade de Administração é o curso mais amplo e capaz de ensinar como se preparar para abrir uma empresa. Apesar de o curso ser de Humanas, as matérias abordadas também envolvem ciências Exatas. Em outras palavras, você terá matérias como:

  • matemática financeira;
  • estatística;
  • comportamento humano;
  • gestão de pessoas;
  • contabilidade;
  • direito empresarial.

Além do mais, o estágio do curso de Administração é amplo, e você pode trabalhar em qualquer departamento dentro da empresa, como marketing, RH e até informática.

Gestão Comercial

A área comercial é uma das mais importantes dentro da empresa, uma vez que é responsável pelo posicionamento do negócio diante das vendas e, sem faturamento, a empresa não sobrevive. Sendo assim, ela prepara o aluno para desenvolver competências, como:

  • análise de mercado;
  • negociação e relacionamento com o cliente;
  • custo e formação de preços;
  • gestão de equipes.

Depois de formado, o aluno do curso de Gestão Comercial será capaz de atuar em empresas de qualquer porte e segmento, afinal, o foco da grade é contribuir para a competitividade do mercado e isso é essencial para todo negócio, concorda?

Gestão Financeira

Segundo a Serasa, o Brasil tem 5,3 milhões de empresas inadimplentes — um dado preocupante e que aponta o quanto a gestão financeira é importante. Compreender sobre controle de caixa e gestão orçamentária é o primeiro passo para administrar um negócio com êxito.

Assim, a faculdade de Gestão Financeira traz conhecimento sobre o conceito financeiro, análise contábil e tomada de decisão estratégica. E isso é essencial ao se pensar no futuro do negócio. Outros exemplos de matérias que você encontrará no curso:

  • planejamento tributário;
  • auditoria e controladoria;
  • desenvolvimento de negócios;
  • análise de riscos.

Gestão de Processos Gerenciais

A faculdade de Processos Gerenciais é uma área ligada à Gestão de Negócios, com o foco mais voltado para lidar com os desafios do cotidiano de uma empresa. Logo, depois de formado, o aluno estará apto a gerenciar as principais áreas da empresa, inclusive o seu próprio negócio.

De todas as opções que listamos, essa é a que exige mais cuidado na escolha da grade curricular, porque algumas faculdades oferecem o curso com ênfases específicas, por exemplo, em varejo ou em educação. Por isso, se você ainda não tem certeza sobre o segmento de atuação, é melhor optar por aqueles que focam o empreendedorismo.

Como o conhecimento da graduação vai ajudar na prática?

Além do conhecimento, a vivência prática também é fundamental no desenvolvimento de competências profissionais. Dessa forma, as pesquisas, os estudos de caso e os estágios vivenciados na faculdade são o pontapé de todo empreendedor que busca como se preparar para abrir uma empresa.

Por isso, além dos cursos voltados para administração de um modo geral, outra faculdade importante para quem quer abrir uma empresa é aquela voltada para a área de objeto do negócio. Por exemplo, se você pensa em abrir uma academia, fazer cursos de Educação Física trará a segurança necessária sobre a grade de exercícios e a conduta com o aluno.

Quais os diferenciais competitivos adquiridos?

Os diplomas dos cursos de graduação e especialização também são usados para enriquecer seu currículo e fazer de você um profissional diferenciado. E não pense que isso se aplica apenas para quem busca um emprego. Ao descobrir como se preparar para abrir uma empresa, você também ganha vantagens competitivas entre os concorrentes.

Vamos imaginar que você precisa fazer uma decoração de festa infantil e está em dúvida por duas empresas. Na primeira opção, a profissional é formada em Design com cursos de decoração para crianças. Na segunda, o decorador afirma que tem um dom e, por isso, nunca precisou se capacitar. Quem você escolhe?

O cenário econômico brasileiro está favorável para o empreendedorismo. Segundo o Sebrae, 2019 iniciou com uma expectativa de 1,5 milhão de novas empresas, e a tendência é de crescimento. No entanto, além do sonho de empreender, para abrir uma empresa, você precisa de vários conhecimentos que podem contribuir com o sucesso do seu negócio. 

Além desse aprendizado, ter uma graduação pode proporcionar autoridade no mercado, tornando você especialista no que vende. Por isso, a melhor forma de se preparar para abrir uma empresa é escolher uma carreira de acordo com seu perfil e se profissionalizar.

Então, agora que você entende a importância da capacitação, saiba como descobrir seu perfil profissional para escolher o curso ideal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: