7 dicas para conseguir uma bolsa de estudos em Goiânia

bolsas de estudo goiania

Você sabe quais faculdades têm bolsas de estudo em Goiânia? Se você reside na capital de Goiás ou em cidades próximas, pode conseguir uma bolsa para entrar no ensino superior na cidade, o que acha?

Conseguir bolsas de estudo em Goiânia é possível, mesmo se você optar por não fazer o Enem. Nossas dicas vão te ajudar a encontrar a melhor instituição de ensino com vestibulares abertos para você dar início ao sonho de conquistar um diploma de graduação! Olha só!

Saiba como é estudar em Goiânia

A Capital Verde do Brasil tem um dos melhores índices de qualidade de vida e, por ser relativamente nova (foi fundada em 1933), consegue manter o plano de sustentabilidade que foi definido desde o seu planejamento.

Goiânia tem muitos parques e bosques, além de mercados tradicionais e centros culturais. Estudar na cidade é uma ótima oportunidade de viver em uma capital com jeitinho de interior, arborizada, aconchegante e, ao mesmo tempo, rica em diversão para o público jovem.

A cidade conta com instituições públicas como a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), além de muitas outras faculdades particulares e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), como a Unopar e a Pitágoras.

Pesquise as faculdades locais que oferecem o curso de seu interesse

Já conseguiu escolher um curso de graduação? Esse é o primeiro passo antes de definir a instituição onde você vai estudar. Nossa dica é pesquisar se a faculdade oferece o curso, em qual modalidade (presencial ou a distância) e período.

Cursos clássicos, como Administração, Direito e Engenharia, podem ser encontrados na cidade. Mas Goiás tem tradição mesmo é no ensino de Medicina Veterinária, por causa da atividade principal do Estado: a agropecuária. Dessa forma, cidades próximas a Goiânia, como Anápolis, também oferecem essa formação.

Porém, se lidar com animais não é seu projeto de vida, o mercado goianiense tem destaque também para os formados nas áreas de tecnologia, em cursos como:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Arquitetura de Dados;
  • Cibersegurança;
  • Ciência de Dados;
  • Computação em Nuvem;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Inteligência de Mercado e Análise de Dados;
  • Redes de Computadores.

As carreiras em Gestão também têm seu lugar na capital goiana:

  • Gestão de Turismo;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Hospitalar;
  • Gestão Financeira.

Grande parte desses cursos é oferecida com titulação em Tecnólogo — formação superior em tempo reduzido (2 anos) e rápido ingresso no mercado de trabalho.

Procure informações sobre os processos seletivos e sobre os cursos oferecidos nas unidades:

Conheça os programas de bolsa do Estado

O que é uma bolsa de estudos? Nem todo mundo consegue uma vaga na faculdade pública ou pode pagar por um curso particular, não é verdade? Pensando nisso, o Governo Federal desenvolve políticas públicas de acesso à educação superior por meio de bolsas, ou seja, ele banca o estudo do aluno de escola pública ou de baixa renda.

Assim funciona o Programa Universidade para todos, o Prouni. No Estado, os alunos podem concorrer à Bolsa Universitária, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

As instituições particulares também costumam oferecer programas de bolsa em parceria com o Governo, como o Prouni e o FIES. De acordo com seu resultado nas provas do Enem, é possível conseguir uma vaga e estudar em uma faculdade de boa qualidade com bolsa de estudos do Governo.

Porém, a concorrência é muito alta, mesmo para bolsas de 50%. Por isso, procure saber também sobre as bolsas institucionais. Na Unopar e na Pitágoras, os alunos têm diversos programas de bolsas e descontos em faculdade. Veja no próximo tópico!

Confira os programas de bolsas e créditos estudantis das faculdades de Goiânia

Conheça as bolsas de estudo e crédito estudantil das faculdades locais. Para conseguir uma vaga nessas instituições, você pode até usar a nota do Enem, mas também tem como fazer a inscrição direto com a faculdade e obter descontos em faculdades de Goiânia.

Bolsa Incentivo, Bolsa Primeiro Semestre e Convênio Empresa são algumas das opções oferecidas na cidade para quem quer entrar na faculdade pagando menos.

Esses programas permitem que o aluno tenha descontos significativos ao longo do curso ou no primeiro semestre, de acordo com o tipo de bolsa.

Outra forma de estudar sem pagar nada é financiar o valor das mensalidades, o que pode ser feito pelo Governo ou pela própria faculdade. A Creditas, por exemplo, oferece vários tipos de financiamento para os cursos de Medicina, Odontologia e Veterinária. Busque se informar sobre essas facilidades e não deixe de estudar por causa do valor da graduação.

Pesquisar as faculdades cadastradas no Prouni

Se sua opção é mesmo por um programa governamental, caso você se encaixe nos requisitos para se candidatar, é preciso saber quais faculdades aderem ao Prouni em Goiânia. Isso porque é opcional à instituição participar do programa.

Mesmo com a possibilidade de fazer o Enem e usar a nota para entrar via Prouni, lembre-se de que, na própria faculdade, você pode entrar com o resultado do Enem de edições passadas e, assim, eliminar a prova de seleção.

Acompanhe os editais da cidade

Fique ligado nos editais dos vestibulares de Goiânia e cidades próximas e não perca a possibilidade de entrar na faculdade. Uma dica é acompanhar o site das instituições de seu interesse ou receber os conteúdos na sua caixa de mensagem. Certamente, a abertura de vagas será noticiada.

Algumas faculdades mantêm aberto o processo seletivo durante todo o ano. Dessa forma, especialmente em cursos a distância, o aluno ingressa em qualquer época e acompanha as disciplinas online disponíveis para aquele período.

Busque opções além da UFG

Estudar em uma faculdade pública não é a única chance de sucesso. Como mencionamos, a Unopar e a Pitágoras são duas instituições de renome nacional. A Unopar, inclusive, é referência em EAD no Brasil.

Goiânia espera por você!

Viu como é possível conseguir bolsa de estudo sem fazer o Enem e estudar em Goiânia no curso dos seus sonhos? Afinal, a cidade está preparada para receber estudantes. Agora, depois de ler nossas dicas para conseguir bolsas de estudo em Goiânia, é só fazer a sua parte: capriche na sua preparação para as provas e não deixe passar essa oportunidade, combinado?

Com seu charme, dinamismo e juventude, a capital de Goiás espera por você! Faça a sua inscrição no vestibular online de uma de nossas faculdades e construa a sua carreira de sucesso com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.