Graduação digital: saiba como funciona uma faculdade a distância

graduacaodigital

Apesar de a procura ter crescido muito no país nos últimos anos em razão das vantagens oferecidas pela graduação a distância, ainda há muita gente que tem receio em fazer um curso superior nessa modalidade de ensino.

Na maior parte dos casos, a pessoa se sente insegura por não saber como funciona a estrutura de uma graduação digital, quais as exigências do curso e se o diploma tem a mesma validade que o de um curso presencial.

Se você se encaixa nesse perfil, confira abaixo as respostas para as principais dúvidas de quem nunca cursou uma graduação EAD (educação a distância)!

O curso todo é feito a distância?

Não. Há uma portaria do Ministério da Educação (MEC) que determina que 20% da carga horária de um curso de graduação a distância seja cumprida de forma presencial, que pode acontecer por meio de reuniões periódicas e atividades práticas em laboratório.

As provas principais e a apresentação do trabalho de conclusão do curso (TCC) também devem ser presenciais. O restante sim, é feito todo de forma remota. Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), para ser considerado graduação a distância, um curso deve ter mais de 70% de seu conteúdo ministrado em formato não presencial.

O diploma tem o mesmo valor de uma graduação presencial?

Se o curso for reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), sim, o diploma da graduação digital tem o mesmo valor de um presencial. Isso é previsto pelaLei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD). A LBD também determina que os cursos de graduação a distância tenham a mesma grade curricular e duração/carga horária dos presenciais.

É preciso ter um computador potente e bons conhecimentos de informática para fazer o curso?

Nem um, nem outro. Um computador ou notebook com configurações básicas já é o suficiente. É preciso apenas dispor de uma conexão de banda larga com a internet para conseguir ter acesso às aulas e às atividades online.

A graduação online não requer conhecimentos de informática avançados, pois o ambiente virtual de aprendizagem costuma ser intuitivo, com ferramentas simples de usar. Em caso de dúvida, a plataforma normalmente conta com um tutorial para orientar o aluno, assim como um canal/chat de atendimento para ajudar no esclarecimento.

É preciso fazer vestibular ou participar de algum processo seletivo?

Sim. Há processo seletivo para quem quer cursar uma graduação a distância, que varia de acordo com a instituição de ensino. Algumas realizam o tradicional vestibular em determinadas épocas do ano ou o vestibular agendado. A prova aplicada no processo seletivo pode ser física ou online.

Há instituições de ensino que fazem a seleção baseada na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Outras, ainda, podem admitir por meio de análise de currículo escolar do candidato. Do mesmo modo como ocorre no presencial, todas as instituições exigem o certificado de conclusão do ensino médio para que o candidato possa concorrer a uma vaga na graduação a distância.

O ritmo de estudos é mais leve do que na graduação presencial?

Uma graduação digital possibilita uma boa flexibilidade de horários, de modo que você pode adaptá-la às suas necessidades. Por exemplo, assistindo aulas e realizando trabalhos e provas em momentos mais favoráveis à sua rotina. Se você trabalha em horário comercial, poderá assistir às aulas de noite. Se trabalha de madrugada, poderá assisti-las de tarde e, até mesmo, aos fins de semana e feriados.

Por conta disso, você terá como ajustar seu ritmo de estudos conforme suas condições e possibilidades, porém, isso não significa que ele acabará sendo mais “leve”. Dependendo da área de atuação, do tipo de curso e das exigências da graduação — bem como do cronograma de cada disciplina —, você precisará se dedicar em maior ou menor grau para conseguir concluir o curso.

Por isso, é importante ficar atento para não se descuidar com os estudos, tampouco com os prazos. Por exemplo, ao deixar para assistir as aulas muito próximo das provas ou perto do final de cada módulo. O mesmo vale para as entregas de trabalhos, que costumam ter datas limites bem definidas. É necessário cuidado para não perder os prazos.

Para conseguir aproveitar o seu curso e o seu tempo, é importante planejar seus horários e organizar suas tarefas ao longo do dia de modo a se harmonizarem com as atividades da graduação digital. Você também não precisa realizar todas de uma vez, pois é possível intercalar tarefas pessoais, profissionais e acadêmicas ao longo do dia.

Isso é útil para quem não dispõe de grandes períodos de tempo livre para se dedicar aos estudos. Só tenha cuidado para não se dispersar e perder a concentração.

Como funciona o acesso ao curso?

Ao se matricular no curso, o aluno recebe da instituição um login e senha pessoais, que serão utilizados para acessar uma plataforma digital chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

É nela que o aluno encontrará todo o cronograma e conteúdo do curso (videoaulas, textos, exercícios etc.) dividido pelas respectivas disciplinas, além de um canal de contato com os professores para tirar dúvidas. Também há fóruns/chats de discussão que podem ser utilizados para atividades em grupo com outros alunos — algumas instituições também disponibilizam material impresso de apoio. Veremos melhor sobre o AVA adiante.

Como é o Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem corresponde a uma plataforma online de ensino. Nela, as aulas são transmitidas e acompanhadas pelos estudantes. Como mencionado, há diversas informações e recursos disponíveis nela, como:

  • dados sobre o curso que está fazendo;
  • cronograma das atividades;
  • planos de ensino das disciplinas;
  • funcionalidades que possibilitam o aluno entrar em contato com professores para fazer perguntas e tirar dúvidas;
  • fóruns, chats e outras funcionalidades que permitem o estudante interagir com colegas;
  • locais em que os professores disponibilizam materiais extras/complementares para os alunos estudarem.

Essa plataforma é acessada, normalmente, via senha e login, que pode ser dada ao aluno durante sua matrícula ou posteriormente a isso, mas geralmente antes das aulas começarem.

Trabalhos, provas e demais atividades podem ser feitas ou enviadas por esse sistema que, dependendo, também contabiliza outras informações sobre os alunos, como frequência e participação em discussões relativas aos temas abordados no curso.

Todas as ações e as atividades realizadas na plataforma ficam registradas nela — tarefas, conversas e comentários, acessos a conteúdos etc. — e podem ser utilizadas para avaliação do aluno, em conjunto com as notas das provas realizadas durante o curso.

Perdeu alguma aula ou um texto que era para ler? Não tem problema, pois um ponto positivo do Ambiente Virtual de Aprendizagem é que, normalmente, os materiais de ensino e as videoaulas ficam salvos para serem vistas mais de uma vez pelos estudantes. Dessa forma, podem resolver dúvidas assistindo às aulas novamente. Isso ajuda não só em estudos pontuais, como na realização de trabalhos e até na absorção de certos conteúdos.

Vale destacar que o AVA também conta com recursos exclusivos para os professores, permitindo a eles não só darem aulas, como gerenciarem notas, faltas de alunos, atividades direcionadas a diferentes turmas, entre outros itens. Graças a isso, podem fornecer informações embasadas nos processos e dados registrados pela plataforma, o que pode ajudar na hora de atender estudantes.

Como é a relação com os professores?

Devido às aulas serem ministradas majoritariamente em um ambiente virtual, a maior parte do contato se dá por meio de mensagens de texto, mensagens de áudio ou videoconferências. No entanto, a relação com os professores dependerá de cada aluno. Por exemplo, se ele é mais participativo, poderá entrar em contato constante com os professores, de modo a ter maior possibilidade de obter mais conhecimento.

Também há alguns momentos em que as atividades são presenciais, como durante a aplicação de provas ou mesmo de aulas. Nesses momentos, é possível interagir pessoalmente com os professores, caso a faculdade possibilite isso.

Além do mais, a depender do modelo de ensino, alguns professores podem ler dúvidas ou questionamentos de alunos durante as videoaulas, ou seja, semelhante ao que ocorre em uma turma presencial.

Terei contato com meus colegas de turma?

Assim como ocorre com os professores, o contato com colegas se dá por meio de alguns recursos virtuais, isto é, fóruns, chats, documentos colaborativos etc. Nesses ambientes, será possível conversar ou debater com colegas de curso. No entanto, há também os momentos em que as interações podem ser físicas, como antes e após a aplicação das provas presenciais nos locais escolhidos pela faculdade.

Como são feitas as avaliações?

As avaliações podem ser virtuais, sendo aplicadas no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso. Também há algumas presenciais, conforme exigência do MEC. O que pode variar de instituição de ensino para instituição de ensino é o período de aplicação dessas avaliações, bem como a frequência ou a quantidade delas.

Vale destacar que, dependendo da prova, é possível ter acesso às respostas rapidamente, em especial nos testes de múltipla escolha. Dessa forma, em pouco tempo o aluno fica sabendo sobre quais pontos precisa melhorar, assim, pode começar a se empenhar mais para aprender o que precisa o quanto antes.

Há faltas no curso a distância?

Sim, principalmente nas atividades presenciais. O aluno precisa ter presença em, pelo menos, 75% dos encontros para ser aprovado, caso contrário ficará sem o diploma, mesmo se tiver obtido a pontuação média exigida nas avaliações. Lembre-se de que também é importante acessar as aulas virtuais, para que o sistema saiba que você assistiu a elas.

Como você pode perceber, a graduação digital não é nenhum bicho de sete cabeças — muito pelo contrário! Ela é mais uma aliada na conquista do sonho de se formar no ensino superior. Além da flexibilidade de horários, ela conta com uma estrutura digital montada para atender às principais necessidades dos alunos, de modo que possam estudar e se aprimorar em um ambiente dinâmico de ensino.

Ficou interessado sobre as vantagens de cursar uma faculdade a distância e quer ter mais uma opção para considerar quando for tomar sua decisão final? Então, acesse o nosso site, escolha o seu curso e se increva já para fazer a sua prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: