Bolsa de estudos em BH: 6 dicas para conquistar a sua

Bolsa de estudos em BH

Você já pensou em estudar em Belo Horizonte? Apelidada carinhosamente de “BH” pelos habitantes, é uma das principais capitais brasileiras, com inúmeras oportunidades de trabalho e crescimento profissional. Com, pelo menos, 50 instituições de ensino superior, somando a rede pública e a privada, é um dos lugares mais procurados do país para quem vai cursar a graduação.

Mas é difícil pagar uma faculdade na capital mineira? Bem, como sabemos que o valor da mensalidade é um fator de preocupação para muita gente, resolvemos escrever este post para falar sobre como conseguir uma bolsa de estudos em BH. Então, venha com a gente!

Pesquise sobre as faculdades de Belo Horizonte

Antes de sair correndo atrás de descontos nas faculdades de BH, é importante fazer uma pesquisa sobre as principais instituições que oferecem cursos na área desejada por você e, claro, que sejam referência no ensino.

Durante sua pesquisa, procure o máximo de informações sobre cada instituição pretendida, especialmente considerando os seguintes itens:

  • tradição no ensino;
  • infraestrutura física e tecnológica;
  • projeto pedagógico;
  • modalidades de ensino (presencial, semipresencial e EAD 100% online);
  • conceito na avaliação do Ministério da Educação (MEC);
  • situação dos egressos;
  • parcerias com empresas e oportunidades de estágio/trabalho;
  • custo-benefício;
  • localização.

Para facilitar sua busca, recomendamos que você eleja faculdades muito bem-posicionadas, onde você vai encontrar todos os pontos citados acima. Esse é ocaso das seguintes faculdades de BH participantes do Vestibulares: Anhanguera, Unopar e Pitágoras

Informe-se sobre os programas de BH 

Após encontrar as melhores faculdades para estudar em BH, é hora de entender o que é uma bolsa de estudos e como funcionam os programas em cada instituição. Em resumo, podemos dizer que bolsas são descontos temporários ou permanentes, oferecidos pelas faculdades, seguindo vários critérios, como perfil socioeconômico ou mérito estudantil.

Esses programas podem ser uma iniciativa institucional ou pública. Então, veja, agora, como as faculdades oferecem bolsas de estudos em BH.

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo está entre as mais importantes bolsas para faculdade. Ela tem caráter social e se destina a pessoas com alguma dificuldade socioeconômica. O percentual de desconto varia conforme a situação de cada estudante, após análise da instituição. Para se inscrever, é preciso fazer o vestibular e atender a uma série de requisitos. 

Bolsa Enem

Sua nota do Enem pode se transformar em uma bolsa de estudos em BH. A Bolsa Enem funciona como uma premiação aos estudantes que tiveram melhor desempenho no exame. As instituições participantes do Vestibulares seguem a seguinte prática de percentuais: 

  • até 600 pontos — 10%;
  • de 601 a 750 pontos — 20%;
  • de 751 a 900 pontos — 80%;
  • acima de 901 — 100%.

Bolsa Transferência

A Bolsa Transferência é para quem já está matriculado em alguma faculdade. Caso você queira fazer a transferência externa para alguma das faculdades presentes no Vestibulares, é possível receber até 60% de desconto nos cursos presenciais e 30% para a modalidade EAD.

Bolsa Primeiro Semestre

A Bolsa Primeiro Semestre é perfeita para os calouros, pois ajuda a ter maior fôlego financeiro nos primeiros meses de graduação. Os percentuais de desconto para essa opção de bolsa chegam a 20%

Vale lembrar que, como o próprio nome sugere, trata-se de um desconto temporário e exclusivo para quem está começando um curso superior.

Bolsa Servidores Públicos e Militares

Funcionários públicos municipais, estaduais, federais ou militares podem receber até 30% de desconto nas faculdades em BH. Além do próprio aluno, essa bolsa pode ser estendida a cônjuges e/ou filho de até 24 anos. 

Convênio empresa

Você sabia que empresas conveniadas com faculdades podem render bolsas de estudos em BH? Exatamente! Nessa modalidade, é firmado um acordo que estabelece percentuais de descontos para os colaboradores durante a graduação

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é a principal iniciativa de bolsa de estudos do Governo Federal. O objetivo é oferecer bolsas integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes com dificuldades financeiras que desejam cursar a primeira graduação em instituições privadas. 

O processo seletivo acontece no primeiro e no segundo semestre, e as condições para participar são as seguintes:

  • não ter diploma do ensino superior;
  • ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular, como bolsista integral;
  • ter feito a edição do Enem anterior à data de sua inscrição;
  • ter obtido o mínimo de 450 pontos no exame;
  • não zerar a redação;
  • ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa (bolsas 100%);
  • ter renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa (bolsas 50%).

Conheça os programas de crédito estudantil

Se estiver difícil conseguir uma bolsa de estudos integral ou com um percentual que seja mais vantajoso para você, não desista. Os programas de crédito estudantil são uma excelente alternativa.

Além dos parcelamentos feitos com instituições bancárias e/ou diretamente com as faculdades, você também pode se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação.

Ao ser contemplado nesse programa, é possível parcelar de até 100% da sua faculdade com juros que podem chegar a zero. Além disso, você tem um prazo de até 12 anos para quitar o contrato.

Em 2018, programa foi reformulado, com o objetivo de melhorar a distribuição da verba, e surgiu o Novo FIES, dividido em modalidades conforme o perfil socioeconômico dos candidatos. 

Inscreva-se nos vestibulares de Belo Horizonte

Fique de olho nos vestibulares abertos em BH. Além da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), que acontecem uma vez por ano, dê atenção aos processos seletivos das faculdades privadas.

Com mais alternativas de ingresso e modalidades de ensino, você não fica tão refém da alta concorrência para entrar em uma dessas instituições públicas. Em alguns cursos, inclusive, há maior flexibilidade de ingresso e você pode até se matricular ao longo do ano.

Faça as provas na modalidade online ou presencial

Outra vantagem da flexibilização do sistema de ingresso nas faculdades é a possibilidade de você prestar outros tipos de vestibulares. Dois exemplos são:

  • vestibular agendado — essa é uma variação do vestibular tradicional. Ao realizar sua inscrição via internet, você escolhe o dia e o horário entre as opções oferecidas para comparecer à unidade e fazer a prova;
  • vestibular online — ideal para quem tem dificuldade de deslocamento, você pode fazer todo o processo online, da inscrição à prova. Para isso, basta atentar às regras e ter um computador conectado à internet.

Dedique-se aos estudos

Por fim, uma dica básica. É preciso se dedicar aos estudos, não apenas para entrar em uma faculdade de ponta, mas também para aumentar as chances de conseguir bons descontos nas faculdades de BH, ou, até mesmo, uma bolsa integral.

Aposte, principalmente, em uma pontuação alta no Enem. Como você viu, a prova é indispensável para o Prouni e o FIES. Seus pontos também podem ser acrescentados ao vestibular normal, ou até mesmo, substituí-los ― sem falar que ainda tem a Bolsa Enem.

Agarre a sua chance!

Então, não espere mais! A profissionalização por meio do ensino superior está cada vez mais acessível, você pode facilmente conquistar a tão sonhada bolsa de estudos em BH e, enfim, mudar seu futuro para melhor com uma carreira de sucesso!

Já sabe qual curso fazer? Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.