7 dicas para conseguir uma bolsa de estudos no RJ

estudante sorrindo

Todos nós sabemos o quanto é desafiador entrar na faculdade no Brasil, e no estado do Rio de Janeiro (RJ) não é diferente. Se de um lado o ensino público é extremamente concorrido, na rede privada soma-se a isso o valor das mensalidades, o que pode pesar no bolso de muita gente.

Mesmo assim, não podemos desistir do sonho de conquistar um diploma de graduação, certo? Uma boa notícia é que, se você está pensando em fazer uma faculdade particular, há várias opções de bolsa de estudo no RJ

Por isso, criamos este post com 7 dicas para você encontrar a melhor alternativa ao seu perfil. Venha com a gente e descubra!  

Pesquise opções de bolsas de estudo na região

Em primeiro lugar, uma pergunta: você sabe o que é uma bolsa de estudos? Bem, diferentemente de um desconto na mensalidade, uma bolsa é um direito adquirido do estudante por se enquadrar em um perfil socioeconômico, ter alcançado mérito pessoal ou por uma concessão da faculdade. Pode ser um benefício concedido por tempo limitado ou até o fim do curso.

Sendo assim, comece pesquisando quais são os vestibulares abertos nas faculdades de seu interesse e os respectivos programas de bolsas de estudo no RJ. Faça uma lista, considerando a ordem de importância da instituição no seu ranking pessoal e a oferta de serviços e custos extras, como transporte, alimentação e materiais escolares.

Com todo esse cálculo, você tem em mãos informações sobre o percentual da bolsa de estudos que ajudaria você a frequentar a faculdade sem problemas.

Se você não sabe bem como começar essa pesquisa no estado do Rio de Janeiro, sugerimos dar uma olhada nas faculdades Anhanguera e Unopar. São duas excelentes instituições participantes do Vestibulares que têm várias unidades na capital e interior. Veja a seguir algumas cidades nas quais elas estão presentes.

Anhanguera

Confira aqui a lista completa das unidades e polos Anhanguera no estado do Rio de Janeiro.

Unopar

Confira aqui as unidades e polos Unopar no estado do Rio de Janeiro.

Fique atento aos programas sazonais

É muito importante que você tenha atenção ao cronograma dos programas de bolsa de estudos de cada faculdade. Isso porque cada instituição define seu calendário para bolsas, descontos e benefícios de acordo com a própria conveniência.

Elas podem, por exemplo, atrelar o percentual de desconto na faculdade às notas obtidas no vestibular tradicional ou a partir da nota do Enem. Logo, os contemplados terão uma data específica para se escreverem e terem a concessão do benefício.

Então, não confunda este cronograma com o dos programas educativos do Governo Federal, pois cada um tem uma dinâmica própria.

Estude as opções de bolsas de estudo no RJ

Como dissemos, você precisa avaliar quais percentuais são mais atrativos para você, entre as opções de bolsa de estudo no RJ. Por isso, faça os cálculos com calma, sem deixar nenhum item de lado. Do contrário, pode ser que você faça uma escolha um tanto quanto equivocada e fique em maus lençóis.

Por exemplo, não adianta você trocar uma faculdade que oferece 30% de bolsa no Rio de Janeiro (capital), que é do lado da sua casa, para ter 50% de desconto em uma faculdade que exigirá um grande deslocamento com transporte fretado. No fim, a conta pode sair bem mais alta do que você imaginava, certo?

Fique atento às bolsas do Governo Federal

A principal opção de bolsas de estudo do Governo é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Criado com o objetivo de distribuir incentivos para pessoas em situação socioeconômica restrita, o programa concede bolsas parciais e integrais (50% e 100%, respectivamente) para a primeira graduação.

Para tanto, você precisa se enquadrar nas regras do Prouni, incluindo ter feito o Enem nas datas estipuladas e possuir o limite de renda entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa (tetos respectivos para bolsas integrais e parciais).

Tour pela prova do Enem

Além do Prouni, no Rio de Janeiro também existem bolsas patrocinadas pelo Governo Federal para estudantes que se dedicam à iniciação científica, como as concedidas pelo sistema de bolsas CAPES. Mas, nesses casos, já é preciso estar matriculado na faculdade e engajado em grupos de pesquisa.

Confira os convênios de faculdades com empresas

Outra saída para obter uma bolsa de estudos no RJ são as faculdades com convênio empresa. Essas parcerias são uma forma de as organizações incentivarem seus colaboradores a frequentarem em um curso superior. Em contrapartida, são oferecidos percentuais de desconto na mensalidade até o fim do curso.

Se você estiver trabalhando, confirme se sua empresa faz parte de um programa como esse. Caso não faça, você pode propor que sua organização firme tal convênio na procurar uma faculdade de seu interesse que tenha essa iniciativa.

Vale lembrar que o percentual de desconto oferecido varia conforme as condições do contrato de parceria. Também existem outros tipos de parcerias, como as bolsas de estudo para funcionários públicos e militares. Esses descontos são permanentes e se estendem a cônjuges e filhos.

Procure por bolsas oferecidas pelas próprias faculdades

Uma bolsa de estudo institucional no RJ também pode ser bastante atrativa ao oferecer mais oportunidades de você conseguir estudar pagando menos. Algumas faculdades têm, até mesmo, programas que contemplam estudantes na hora da inscrição para o vestibular.

Por exemplo, a premiação por mérito, que oferece bolsas de estudo para as maiores notas no Enem ou para as melhores colocações nos processos seletivos da faculdade.

Veja alguns exemplos de bolsas oferecidas pelas faculdades participantes do Vestibulares no estado do Rio.

Bolsa Incentivo

É um desconto especial para quem tem dificuldades financeiras de entrar na graduação. Para conseguir, é preciso ser aprovado no vestibular e apresentar os documentos necessários na hora da matrícula. Por ter um caráter social, a porcentagem de desconto varia conforme cada caso. Informe-se mais a respeito com a secretaria da unidade escolhida.

Bolsa Primeiro Semestre

É um incentivo para quem vai cursar o primeiro semestre da faculdade. Neste caso, são oferecidos descontos de até 20% no valor na mensalidade durante o primeiro semestre da graduação.

Bolsa para Servidores Públicos e Militares

Servidores Públicos municipais, estaduais e federais, bem como militares, têm direito a até 30% de desconto nas mensalidades durante o curso. A bolsa vale também para cônjuge e/ou filho de até 24 anos.

Bolsa Transferência

Quem já está fazendo uma graduação e decide pedir transferência para uma das faculdades participantes do Vestibulares no Rio de Janeiro recebe até 60% de desconto para cursos presenciais e 30% para cursos EAD

Verifique os programas de financiamento e parcelamento

Se, mesmo observando essas dicas, você estiver imaginando que talvez seja difícil conseguir uma bolsa de estudo no RJ, ainda existe a possibilidade de financiamento ou parcelamento das mensalidades do seu curso de graduação. Veja só.

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)

Ao lado do Prouni, o FIES é outro programa de incentivo ao acesso ao ensino superior. Trata-se de um contrato de financiamento, com juros que podem chegar à taxa zero, em que você é contemplado para pagar as mensalidades durante um longo período, após terminar a faculdade e estar trabalhando.

Embora somente alunos com faixa de renda familiar restrita sejam contemplados, os critérios são um pouco mais abrangentes do que no Prouni. Então, fica bem mais fácil conquistar o benefício.

Entenda também as formas de ingresso!

Viu que quando o assunto é bolsa de estudo no RJ, as opções são muitas? Além disso, existem inúmeras formas de ingresso no ensino superior (como vestibular agendado, vestibular online, uso da nota do Enem, transferência externa etc.). Então, não espere o tempo passar. Mude sua trajetória profissional o quanto antes!

As faculdades parceiras do Vestibulares oferecem todos esses benefícios que comentamos no post. Acesse o portal e inscreva-se agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados