
Atualmente existem diversas formas de facilitar a entrada no Ensino Superior e o financiamento é uma dessas opções disponíveis. Veja no texto a seguir tudo que você precisa saber sobre o Fies 2023 e os programas ligados a ele.
O que é o Fies?
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi criado em 1999 e desde então é uma das principais portas de acesso à Educação Superior nas faculdades particulares de todo o Brasil. Não apenas quando o assunto são os cursos de Licenciatura, mas também nos cursos de Bacharelado e Tecnólogo.
Fies tradicional
O Fies foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) para possibilitar o financiamento de um curso de nível superior. Ocorreram diversas mudanças até que o fundo de financiamento fosse o que conhecemos hoje, mas algumas das regras permanecem as mesmas, dentre elas a obrigatoriedade do candidato realizar o Exame Nacional do Ensino Médio — Enem.

Quais as novidades do Novo Fies?
As mudanças mais recentes no Fies feitas pelo Governo Federal aconteceram em 2018, dando origem ao que conhecemos hoje como Novo Fies. As principais mudanças nessa modalidade estão ligadas às taxas de juros, prazo de pagamento e renda dos participantes do programa. Em relação ao prazo de pagamento, por exemplo, anteriormente o aluno poderia iniciar o pagamento até 18 meses após a finalização do curso escolhido, com o Novo Fies o estudante deve iniciar o pagamento do parcelamento logo após a conclusão do curso.
Como Funciona o Fundo de Financiamento Estudantil?
A seguir você terá acesso às informações essenciais sobre contrato, inscrição e muito mais sobre o Fundo de Financiamento Estudantil.
Tipos de financiamento oferecidos pelo FIES
Atualmente, na nova resolução, o Fies oferece três modalidades de financiamento: Fies, P-Fies e usando recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDS.
Na primeira modalidade o estudante tem direito ao financiamento do curso com juros zero, esse tipo de financiamento é disponibilizado para pessoas com renda familiar per capita de no máximo três salários mínimos.
A segunda modalidade, chamada de P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil) está disponível para pessoas com renda familiar per capita de no máximo cinco salários mínimos e moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nessa opção, os juros não são zerados, mas são mais baixos e acessíveis. Nesse caso os recursos são advindos de parceria com alguma instituição financeira privada.
Na terceira e última modalidade são utilizados os recursos do BNDES e as taxas de juros são definidas por eles, pode ser utilizado por estudantes com qualquer renda.

Quais são os cálculos de financiamento do Fies?
Em alguns casos é a instituição financeira que vai definir valores e taxas. Mas, como regra geral, o Fies possui uma taxa de juros anual de 6,5%. Para conhecer um pouco mais os cálculos do Fies na prática, o candidato pode realizar uma simulação de financiamento. Para isso, basta acessar o Sisfies – Sistema Informatizado do Fies.
Qual o processo seletivo do Fies?
Com exceção do P-Fies, para participar do Fies os candidatos precisam realizar o Enem. Além disso, é obrigatório ter alcançado a média de no mínimo 450 pontos nas provas do Exame e não zerar a redação.
É possível fazer uso da nota de qualquer Enem desde 2010 para participar do processo seletivo do Fies 2023.
Como é calculada a nota de corte do Fies?
Somente o fato de ter alcançado 450 pontos na média do Enem, não garante ao candidato o financiamento, principalmente devido a grande quantidade de pessoas interessadas em participar, e por isso, existe a nota de corte.
A nota de corte do Fies 2023 é variável, o que significa que ela pode ser maior ou menor dependendo da quantidade de vagas disponibilizadas para determinado curso e a quantidade de pessoas interessadas nele. Quanto mais concorrido um curso, maior será a nota mínima para ter acesso à vaga.

Quais são os critérios de desempate?
Embora não seja comum, pode ser que mais de um candidato tenha uma mesma nota, nesses casos, é necessário realizar o desempate usando alguns critérios. O primeiro critério de desempate é a nota maior de redação. Se as notas da redação também coincidirem, o próximo critério será utilizar a nota da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Se houver nota igual também nessa etapa, devem ser usadas as próximas provas para desempate, na seguinte ordem:
- Nota da prova de Matemática e suas tecnologias;
- Nota da prova de Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Nota da prova de Ciências humanas e suas tecnologias.
Como funcionam as parcelas de pagamento do Fies?
Há diferença no pagamento de parcelas para o estudante dependendo do estágio dos estudos.
Durante o curso o estudante deve efetuar o pagamento apenas dos juros incidentes sobre o financiamento. No mês posterior à finalização do curso, é iniciado o período de amortização, onde o aluno começa a efetuar o pagamento das parcelas referentes a mensalidade do curso.
O valor será descontado diretamente da renda do estudante para os beneficiários com renda fixa. Para quem comprove que não possui renda, será necessário efetuar o pagamento do valor mínimo da prestação, conforme o regulamento do CG-Fies (Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil).
Vale ressaltar ainda que não existe um prazo mínimo para o financiamento ser quitado.
O que acontece com parcelas do Fies em atraso?
Quando ocorre atraso superior a 90 dias, ou seja, três meses, o fiador do estudante é acionado e informado sobre a possibilidade de ter o nome incluído nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Cabe ressaltar que a taxa de endividamento devido aos Fies é consideravelmente alta, e por isso, traçar um plano para cada uma das etapas do financiamento é essencial. Inclusive, pensando nisso, o próprio Fies recomenda aos candidatos a leitura do Caderno de Educação Financeira do Banco Central, que possui diversas dicas sobre como organizar a sua vida financeira, evitando assim o atraso das parcelas do financiamento ou qualquer outra dívida.

Para quem o Fies é útil?
Agora que você sabe o que é o Fies e quais são as principais características do financiamento, é possível que esteja se perguntando se ele é uma boa opção para você. Veja a seguir quem pode participar do Fies, quais os requisitos e quais são as instituições ligadas a ele.
Quem pode participar do Fies?
Os principais critérios para participar do Fies 2023 são:
- Ter realizado o Enem (a partir da edição de 2010);
- Média do Enem com média a partir de 450 pontos;
- Nota da redação do Enem a partir de 400 pontos;
- Renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos (salvo situações específicas).
Quais Instituições de Ensino participam do Fies?
Todas as instituições privadas podem aderir ao Fies para disponibilizá-lo aos seus alunos, desde que tenham interesse e uma boa avaliação no MEC. Para obter uma boa nota no MEC as instituições passam pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A Anhanguera, por exemplo, é uma das instituições que se encaixa nesses pré-requisitos.
Se quiser, confira esse passo a passo de como usar o Fies na Anhanguera.
O que é CPSA e como está ligado ao Fies?
CPSA é a sigla para Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, e como o próprio nome indica, é a comissão responsável por supervisionar e acompanhar todas as etapas do Fies, como inscrição, aditamento e até mesmo os dados do estudante.
Toda IES (Instituição de Ensino Superior) que oferece a opção de financiamento estudantil deve ter a sua própria CPSA.

Quais cursos estão incluídos no Fies?
O próprio Fies é quem disponibiliza a lista de cursos disponíveis no momento da inscrição. Sendo assim, para participar do Fies 2024, por exemplo, seria necessário aguardar a abertura do período de inscrição, para conhecer os cursos e a quantidade de vagas disponíveis.
Tem Fies para pós-graduação?
“O acesso à educação superior pode significar não só um incremento de duas vezes e meia em termos salariais, mas também a possibilidade de desenvolver competências para enfrentar de forma mais adequada os desafios impostos pela sociedade contemporânea, que se apresentam sob facetas múltiplas, sempre muito complexas.”
Professora Dorinha Seabra, Senadora
A frase acima foi parte da entrevista da senadora à Agência Senado logo após a aprovação do Projeto de Lei 4.308/2019, a nova resolução possibilita o uso do Fies em cursos de mestrado e doutorado. A votação aconteceu no dia 13 de junho, e agora o texto segue para uma nova votação na Comissão de Assuntos Econômicos.
Como participar do Fies?
Agora que você está por dentro dos critérios para participar do Fies, saiba como se inscrever e participar, é hora de finalmente dar um grande passo na busca do tão sonhado diploma de Educação Superior.
Cronograma do Fies 2023
As inscrições para o Fies 2023 ocorreram entre 04 e 07 de julho, e o resultado, por sua vez, foi divulgado no dia 11 de julho. Atualmente o cronograma está no período de complementação das informações fornecidas pelos estudantes, esse período estará disponível até o dia 14 de julho. A partir do dia 18 de julho a 29 de agosto iniciará a convocação da lista de espera do Fies.
Local e documentos para inscrição no Fies
Para se inscrever no Fies o candidato deverá acessar o sistema de inscrição do Fies. Será necessário criar um login GOV.BR e fornecer os dados solicitados pelo próprio sistema, como nome completo, CPF (Cadastro de Pessoa Física), renda familiar, entre outros.
Ao acessar o site, selecione a opção “Minha Inscrição” seguida de “Fazer Cadastro”.

Quanto custa a inscrição para o Fies?
A inscrição no Fies é 100% gratuita e online, através do passo a passo informado acima. Inclusive, nem mesmo a matrícula poderá ser cobrada aos estudantes selecionados pelo Fies.
Aplicativo Fies
A Caixa Econômica Federal disponibilizou um aplicativo nomeado de SIFES Web com o intuito principal de negociar dívidas relacionadas ao Fies. E se você está curioso em relação a ligação entre o banco federal e o Fies, saiba que atualmente a Caixa Econômica tem as funções de agente único, Agente Operador, Agente Financeira e Gestor de Fundos Garantidores do Novo Fies.
Os contratos firmados até o ano de 2017 ainda possuem o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação como agente operador. Além disso, o órgão é responsável por administrar os ativos e passivos de todos os contratos atuais.

Como saber a classificação no Fies?
Todas as informações relacionadas ao processo seletivo do Fies são divulgadas no portal do Fies ou através da instituição escolhida pelo aluno. Dessa forma é possível saber não apenas sobre a classificação, mas também as outras etapas do processo, inclusive a complementação de informações fornecidas pelo candidato.
Onde acompanhar a lista de espera?
Os candidatos não selecionados são incluídos, de forma automática, na lista de espera. Para acompanhar a lista de espera e verificar se novas vagas foram disponibilizadas, o candidato também precisa acessar a página oficial do Fies.
É importante ressaltar que acompanhar e cumprir os prazos do programa é de responsabilidade única e exclusiva do candidato.
Aprovado no Fies: como receber?
Todos os candidatos do Fies possuem a aprovação como objetivo principal. Por se tratar de um processo seletivo com um número limitado de vagas e com alta taxa de procura, não é possível garantir a aprovação antes de passar pelo processo.
Para ficar cada vez mais próximo do sim, no entanto, a principal dica é ficar por dentro de tudo que você precisa saber para tirar uma boa nota no Enem e alcançar uma boa nota no Exame. Quanto maior a sua nota, mais próxima da nota de corte e de ser selecionado você vai ficar.
Como renovar o Fies?
Os candidatos que já foram beneficiados anteriormente com o financiamento estudantil podem se inscrever para participar novamente, contanto que continuem cumprindo os requisitos vigentes e já tenham concluído o curso.
Aqueles que ainda estão no período de utilização do Fies ou inadimplentes com o Fies ou com o CREDUC não podem se inscrever no programa.

Como ser um fiador do Fies?
Um dos requisitos comuns para se inscrever no Fies é ter um fiador. Entenda nos tópicos abaixo qual a função do fiador, como se tornar um e até mesmo como deixar de ser, se necessário.
O que é um fiador do Fies?
O fiador do Fies funciona como uma garantia para os casos de inadimplência por parte do estudante. Em resumo, o fiador é a pessoa que se responsabiliza por pagar o financiamento, caso o estudante não consiga fazê-lo por algum motivo.
Caso mesmo após o chamado período de carência, o estudante não conseguir vaga no mercado de trabalho, por exemplo, as parcelas do financiamento passam a ser de responsabilidade do fiador.

Como se tornar um fiador no Fies?
A escolha do fiador é de responsabilidade do próprio candidato, mas é necessário cumprir alguns requisitos para isso. Veja abaixo quais são eles:
- Ser brasileiro;
- Ser maior de 18 anos de idade;
- Não possuir restrições de crédito;
- Não fazer uso do Fies;
- Não possuir ações jurídicas em seu nome;
- Não ser beneficiário do Programa de Crédito Educativo;
- Não possuir relacionamento conjugal com o estudante;
- Possuir e comprovar renda compatível com a dívida do financiamento.

Como deixar de ser um fiador do Fies?
Se por algum motivo você se arrependeu da escolha que fez para fiador ou se houve arrependimento por parte do próprio fiador, saiba que embora se trate de um processo mais complicado, é possível solicitar o cancelamento.
Para isso, o fiador deve solicitar a exoneração do financiamento. A solicitação deve ser feita no momento do aditamento e será necessário informar um novo fiador no momento para a conclusão. Já para os casos em que o estudante já concluiu o curso, a solicitação deve ser feita na instituição financeira onde foi feito o contrato de financiamento, nesse caso é solicitada uma carta de exoneração.
Vale a pena se inscrever no Fies?
O Fies é uma entre tantas portas que facilitam a entrada no Ensino Superior. Para aqueles que enxergam essa como única, ou melhor opção, se encaixam nos requisitos e estão cientes da responsabilidade de adquirir um financiamento, certamente é válido se inscrever e torcer para dar certo.
Fies e Enem
O processo seletivo que possibilita a inscrição do candidato no Fies, assim como em outros programas estudantis, como o Sisu ou o Prouni, é o Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio possui grande relevância, tanto para avaliação da Educação Básica, especialmente nos últimos anos, quanto para a Educação Superior.
Fies e Prouni
Você sabia que participantes do Prouni – Programa Universidade para Todos podem participar também do processo seletivo do Fies? Os estudantes que possuem Prouni recebem bolsas integrais ou parciais para estudarem em instituições privadas, no caso dos estudantes que possuem bolsa parcial e forem aprovados no Fies, poderão financiar a parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa.
Estudantes do Prouni que por algum motivo perderem a bolsa integral, também podem se inscrever no processo seletivo do Fies.
Fies e Sisu
O Fies está disponível somente para instituições de ensino superior privadas, visto que se trata de um programa de financiamento. O Sisu – Sistema de Seleção Unificada, no entanto, está relacionado à entrada de estudantes em instituições de ensino públicas.
Dessa forma, a única relação entre os dois programas está na obrigatoriedade de participar do Enem para ter acesso a inscrição. Se você estiver se preparando para o Enem, e for do seu interesse, confira algumas dicas de como ler e se preparar usando o Edital do Enem. Além disso, atualmente, ambas as inscrições são feitas através do portal do MEC.
Saiba também: no Papo Reto, descubra como conseguir uma bolsa de 100% no curso de Direito!
Outros métodos de fazer graduação Superior
Fies, Prouni, Sisu e até mesmo desconto usando a nota do Enem certamente estão entre os principais métodos de acesso à Educação Superior de qualidade, mas você sabia que não são as únicas? A realização do vestibular continua sendo uma das opções mais simples e tradicionais de dar início a sua jornada como universitário.
Pensando nisso, eu não poderia deixar de te contar que as inscrições para o vestibular da Anhanguera estão abertas, e o melhor de tudo: você não paga nenhuma taxa de inscrição para participar. São mais de 360 cursos com nota máxima no MEC esperando por você, sem burocracia, com mensalidades que cabem no seu bolso e com profissionais que acreditam em você. E com o vestibular online, você nem precisa sair de casa.