7 passos para conseguir uma bolsa de estudos em Enfermagem

estudante de enfermagem

A carreira em Enfermagem oferece grandes oportunidades no mercado. O profissional que decide atuar nessa área será responsável por promover e restabelecer a saúde dos pacientes, sempre em parceria com os médicos e outros profissionais da saúde. Por esse motivo, inclusive, seu trabalho é de extrema importância em hospitais, unidades de emergência e, também, no cuidado home care.

Na faculdade de Enfermagem, você tem contato com matérias como Anatomia, Farmacologia e Saúde Coletiva, temas que serão importantes para a formação profissional. Por outro lado, sabemos que nem todos têm a oportunidade de entrar no ensino superior sem bolsa de Enfermagem, já que isso pode comprometer o orçamento familiar.

Pensando nisso, separamos para você alguns passos importantes para conseguir o abono na mensalidade e dar um salto em direção ao seu futuro no mercado de trabalho em Enfermagem. Não deixe de dar uma espiada nas dicas selecionadas!

Tenha uma meta clara

A primeira etapa pra conseguir uma bolsa de estudos é ter em mente quais são os seus objetivos, ou seja, quais são as suas expectativas em relação ao curso de Enfermagem. Muitos, por exemplo, preferem graduação em faculdades tradicionais. Outros, optam por concluir o ensino superior em um campus que seja perto de casa.

É preciso saber das suas prioridades e preferências para que a busca pelo benefício seja direcionado. Isso é importante, também, para que você não perca tempo procurando oportunidades que não serão aproveitadas ou que não atendam às suas necessidades específicas. Uma pessoa que trabalha no período da manhã, por exemplo, só pode cursar Enfermagem de noite, e assim por diante.

Veja quais faculdades oferecem bolsa

O segundo passo é verificar quais são as faculdades que oferecem bolsa, tanto por incentivos governamentais quanto pela iniciativa privada. Isso será importante para que você selecione as instituições que garantem essa possibilidade e, depois, escolha a que melhor se encaixa na sua meta.

Nessa etapa, é fundamental atentar para o número de vagas disponíveis em cada unidade de ensino. Afinal, de acordo com a capacidade de alunos admitida na faculdade e o número de inscritos em seu vestibular, as possibilidades de conseguir o benefício podem aumentar ou diminuir. Um campus com poucas turmas e muitos candidatos, por exemplo, terá a graduação concorrida em relação aos demais.

Saiba quais são as bolsas de estudo disponíveis

Existem várias instituições de ensino que, além de oferecer vagas pelo Prouni, contam com programas próprios de bolsa de estudos sem fazer o Enem. É importante considerar esses tipos diferentes de bolsa de Enfermagem e verificar os critérios de admissão para cada uma deles.

Há, por exemplo, benefícios exclusivos para funcionários públicos ou militares. Algumas unidades ainda firmam convênio com empresas para que seus funcionários e familiares tenham acesso a descontos diretamente na mensalidade. Vale lembrar da necessidade de observar as regras e as condições de cada iniciativa, ou com a central de atendimento da faculdade ou com o RH da sua empresa.

Conte com um cronograma

Após definir a sua meta e verificar as faculdades e os tipos de bolsa que existem, vale a pena elaborar um cronograma. Nele, você poderá colocar em ordem todas as etapas que precisam ser ultrapassadas para você ingressar no curso com bolsa de estudos em Enfermagem. Para desenvolver esse planejamento, dê uma olhadinha nos critérios dos programas de bolsas e créditos e selecione aqueles que se encaixam no seu perfil.

Tour pela prova do Enem

Além disso, defina em quais faculdades você tentará o benefício. O próximo passo é verificar as datas para tentar o Enem, os vestibulares e os benefícios de desconto em cada unidade de ensino. O ideal é que, com essas informações, você crie um calendário para não perder prazos e evite imprevistos que podem prejudicar a conquista do desconto.

Tente diversas bolsas e persista no sonho

É normal que logo no início você não consiga aprovação em alguns programas para bolsas ou não passe na faculdade dos seus sonhos. Vários imprevistos podem ocorrer pelo caminho, fazendo com que as metas tenham que ser adaptadas ou cedidas.

Por outro lado, é importante ter em mente que a conquista dos objetivos resulta de muita persistência e esforço. Portanto, não desista, caso o cronograma saia de controle. Fique de olho nas oportunidades oferecidas pelas instituições e tente várias delas. Lembre-se de que há processos seletivos ao longo de todo o ano, o que permite que você tente outras vezes o desconto em Enfermagem.

Dedique-se para conquistar boas notas no Enem

Como você já deve saber, o Prouni é um dos maiores programas de incentivo estudantil. A iniciativa do Governo Federal oferece bolsas de até 100% em instituições particulares para quem não tem condições de arcar com as mensalidades do curso de Enfermagem. Além disso, o programa tem à disposição várias vagas em diferentes unidades de ensino. Um dos critérios para a seleção de candidatos, no entanto, é a nota do Enem.

Se você deseja o desconto, precisa ter média acima de 450 pontos no exame e não zerar a redação. Para Enfermagem, a média de admissão está entre 565 e 710 pontos. Sendo assim, estude em casa para o Enem e se dedique na prova. Lembre-se, ainda, das disciplinas que mais pesam no curso de Enfermagem: Biologia e Química, e utilize sua aptidão na área da saúde para facilitar a conquista de boas notas.

Considere os vestibulares institucionais

Por último, para dar início a uma carreira que traz rendimento médio de R$ 3.444,56*, vale tentar vestibular para Enfermagem institucional. Em muitos casos, após a aprovação no processo seletivo você já pode solicitar o abono e apresentar os documentos como candidato à bolsa. Nas instituições parceiras do Vestibulares, por exemplo, o aluno tem acesso a uma diversidade de benefícios e descontos.

Entre eles, a bolsa de primeiro semestre, em que calouros recebem até 20% na mensalidade. A família que estuda na mesma instituição, da mesma forma, pode ter benefícios ao comprovar o parentesco. Outra possibilidade oferecida é o desconto para servidores públicos ou funcionários de empresas que têm convênio com a instituição.

Conseguir uma bolsa na faculdade é a oportunidade que muitos têm de ingressar no ensino superior sem comprometer as finanças. Por outro lado, é necessário ter persistência para realizar o sonho de estudar Enfermagem em faculdade particular.

Afinal, são várias etapas que deverão ser cumpridas. Realizar o Enem, prestar vestibular e buscar programas de incentivo institucionais são processos que você deve estar atento. Nesse sentido, o Vestibulares pode ser seu grande aliado. Além de oferecer materiais gratuitos, como o e-book de preparação para o Enem, o portal conta com instituições de ensino parceiras prontas para auxiliar no que for necessário.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa de estudo, não perca tempo e inscreva-se para o curso de Enfermagem em uma das faculdades parceiras do Vestibulares!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados