Vestibular enfermagem: como funciona na prática?

estudante de enfermagem

A área da saúde está em constante expansão e é um mercado que não perde demanda. Pensando nisso, alunos interessados no vestibular de Enfermagem já podem saber que a carreira escolhida é indispensável à sociedade.

Caso você já esteja avançado no processo de decisão e entende que este é o curso dos seus sonhos ou objetivos, chegou a hora de conhecer as principais portas de entrada. Dessa forma, será possível se organizar e garantir que o processo vai acontecer da melhor forma possível. Neste post, a gente lista as cinco principais formas de realizar o vestibular de Enfermagem!

As formas de ingresso para as faculdades parceiras do Portal Vestibulares

As opções de ingresso para o curso de Enfermagem nas instituições parceiras do portal Vestibulares são:

  • Vestibular tradicional;
  • Nota do Enem;
  • Transferência externa;
  • Vestibular online;
  • Segunda graduação.

O processo seletivo é bem parecido em cada possibilidade. Entendemos que é necessário oferecer mais de uma opção de entrada, já que os alunos vêm de contextos diferentes e apresentam demandas particulares.

É o caso daquela pessoa que mora em uma cidade que não tem o seu curso e deseja se mudar, mas não conseguiria arcar com o processo de deslocamento para fazer a prova presencialmente. Ou um jovem que iniciou uma outra graduação e percebeu que, na verdade, não era o que ele gostaria de fazer e deseja mudar de carreira.

Sabendo que existem diferentes caminhos, é hora de conhecer melhor cada um deles para a faculdade de Enfermagem. Vamos lá?

Vestibular tradicional para Enfermagem 

O vestibular tradicional para Enfermagem é realizado de forma presencial na instituição de ensino escolhida pelo candidato. Após fazer a inscrição pelo site, será possível agendar o dia e o horário da prova, que terá 2 horas de duração. Lembrando que é necessário chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência para evitar problemas na hora do exame.

O conteúdo da prova consiste nas seguintes matérias:

  • Português;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Redação.

Ingresso por nota do Enem para Enfermagem 

Alunos que já fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não precisam passar pelo vestibular tradicional. Valem as notas desde o ano de 2010 e, quanto maior tiver sido a pontuação, maiores podem ser os descontos oferecidos pelas faculdades parceiras do Vestibulares.

Sabia que é possível conseguir descontos de até 100%? Use nossa calculadora e saiba, na hora, quanto de desconto dá para conseguir com a sua nota!

É uma forma bem prática e mais rápida que as demais, em vista que o conhecimento já foi comprovado pelo Enem.

Transferência externa para Enfermagem 

Essa modalidade é aquela forma de acolher alunos que, por algum motivo, desejam fazer a transferência para uma outra instituição de ensino. O processo é uma realidade bem comum no ensino superior e pode acontecer por razões práticas, como a distância da faculdade, ou naqueles casos em que a pessoa não se adaptou ao método de ensino e rotina daquela unidade em específico.

Tour pela prova do Enem

Nesse caso, a melhor opção é se movimentar! Inclusive, alunos que optarem pela transferência externa no vestibular de Enfermagem podem ganhar até 30% de desconto nas mensalidades. Verifique os detalhes diretamente no portal da faculdade escolhida.

Vestibular online para Enfermagem 

A modalidade do vestibular online veio para oferecer maior praticidade e acessibilidade àqueles alunos que, por qualquer motivo, não podem comparecer ao dia do vestibular tradicional, ou que vão prestar o vestibular de Enfermagem EAD.

O processo é simples e funciona da seguinte maneira: primeiro, o aluno deve acessar o portal Vestibulares e fazer a sua inscrição. É aquele formulário que pede informações pessoais, como nome, endereço e CPF. Após esse processo inicial, o candidato já consegue acessar o link da prova online e pode começá-la, caso deseje.

Por outro lado, caso ainda não esteja preparado, não tem problema: o link para a prova fica disponível na área do candidato. Basta fazer o login com o CPF e senha. É importante saber, também, que a prova pode ser realizada no máximo 5 vezes, e a duração de cada uma delas será de uma hora, não sendo possível consultar outras páginas durante o exame

Os temas da aplicação vão variar a cada tentativa e, uma vez iniciada a prova, não é possível dar pausas, reiniciar ou retomar de onde parou em algum momento. Com essas informações, confira a situação do seu computador, internet e local de prova. 

Segunda graduação para Enfermagem

Terminou uma graduação, mas entendeu que sua jornada de estudos ainda não se encerrou? Podemos ajudar a vivenciar o processo de maneira mais acessível com a segunda graduação para Enfermagem. Estão contemplados os alunos com qualquer diploma de ensino superior: Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo.

Esta é uma outra porta de entrada que costuma garantir descontos ou benefícios, assim como é o caso da transferência externa. Acesse o site e veja mais informações.

O Portal Vestibulares te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Sabemos que o ingresso no ensino superior é um grande sonho de milhares de pessoas. E estamos comprometidos em ajudar! Acreditamos que uma das principais formas de fazê-lo é com oferecendo informação e suporte nessa fase tão importante.

No Portal Vestibulares, oferecemos os conteúdos necessários para guiar o futuro aluno em todo o processo de decisão: desde a escolha do curso, a noção acerca do mercado de trabalho e salário e, por fim, a grande decisão de onde estudar.

Somos parceiros de instituições de ensino renomadas em todo o Brasil, a exemplo da Anhanguera, da Pitágoras e da Unopar. Além disso, oferecemos condições facilitadoras, como é o caso da bolsa de Enfermagem, para aqueles alunos que possuem limitações financeiras ou precisam de um incentivo para estudar.

Faça a sua inscrição no vestibular!

Se você chegou até aqui e acredita que entendeu o que precisa saber sobre o vestibular de Enfermagem, é hora de verificar as inscrições abertas e se matricular na prova, reunir todo o seu conhecimento e usá-lo para chegar mais perto de entrar na faculdade.

Vamos lá, então? Inscreva-se no vestibular de uma de nossas faculdades parceiras por meio da nossa página oficial!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.