7 dicas para conquistar a aprovação no vestibular de Enfermagem

estudante de enfermagem

Para quem está considerando o vestibular de Enfermagem e sonha com uma carreira na área da saúde, é preciso se conscientizar de que essas costumam ser as graduações mais concorridas do vestibular. A alta procura pelo curso de Enfermagem acontece, principalmente, nas faculdades públicas; mas isso não significa que a busca é menos intensa nas particulares. Com as possibilidades de financiamento, como o PEP e bolsas de estudo, essas vagas se tornam ainda mais requisitadas.

Por isso, da mesma forma que é preciso focar seus estudos para garantir um ótimo desempenho, você deve se cercar de estratégias certeiras para que sua vaga no vestibular de Enfermagem não seja um sonho distante, ou seja adiada para o ano seguinte.

Afinal, quais são essas estratégias? Como garantir que você vai conseguir fazer sua tão sonhada matrícula em Enfermagem? Este post mostra o melhor caminho!

Dessa maneira, comece lendo com atenção nossas dicas para se dar bem no vestibular de Enfermagem:

  • explore as possibilidades e não se inscreva apenas em faculdades públicas;
  • pesquise a fundo sobre a nota de corte do curso;
  • busque faculdades com menor concorrência;
  • crie um cronograma de estudos com muito foco;
  • organize-se para não deixar nenhuma matéria de fora;
  • não se esqueça de que o Enem pode ajudar sua conquista;
  • peça conselhos de quem já passou por isso.

1. Não considere apenas as faculdades públicas

Inscrever-se para o vestibular apostando apenas nas instituições estaduais e federais não é a estratégia mais certeira, não. Um exemplo é a relação candidato/vaga na Unesp em 2020: são mais de 33 vestibulandos disputando uma única vaga. É por essa razão que muitos estudantes passam 2 ou 3 anos (às vezes, mais) tentando entrar na faculdade de Enfermagem.

Por isso, nossa dica é considerar as instituições privadas nesse momento. Existem ótimas faculdades e você consegue passar de primeira ao se esforçar. Assim, enquanto muitos ainda vão estar tentando entrar, você já vai estudando o tão sonhado curso. Para essa escolha de faculdade, vale levar em conta:

  • a nota do MEC para a instituição;
  • a proximidade da sua casa ou se é preciso mudar de cidade para o curso;
  • a satisfação dos alunos com professores e método de ensino;
  • como os egressos dessa faculdade de Enfermagem estão inseridos no mercado de trabalho.

2. Pesquise sobre a nota de corte de Enfermagem

Comece essa pesquisa o quanto antes, dessa maneira, todo o seu tempo de estudo tem um objetivo. Ao ter um objetivo e saber a nota que você precisa atingir, você passa a focar mais, e suas horas de estudo ganham uma motivação extra.

Claro que existem variações da nota de um ano para o outro, mas ela não costuma ser tão drástica assim. Só para você ter uma ideia: a nota de corte para quem vai buscar uma vaga também via Sisu fica acima de 600! Agora, para quem opta por faculdades particulares, essa nota costuma cair para menos de 500.

3. Busque por faculdades com menor concorrência

Mesmo as faculdades particulares de Enfermagem costumam ser mais ou menos concorridas. Dessa forma, cabe a você fazer uma pesquisa e descobrir algumas em que a concorrência seja mais baixa para fazer sua inscrição.

Uma dica é prestar diversos vestibulares e ver em qual deles você se sai melhor — até porque isso pode impactar positivamente caso a instituição garanta uma bolsa. Outra oportunidade valiosa é fazer vestibular no meio do ano, que a concorrência é sempre menor.

4. Crie um cronograma de estudos com muito foco

O fato de seu ingresso em uma faculdade depender, sobretudo, de você é uma tranquilidade, sabia? Mas isso só acontece se você realmente estudar com garra e determinação. Por isso, dê uma analisada em sua rotina e encaixe nela os estudos da melhor forma.

Por exemplo, se você trabalha, pode considerar acordar mais cedo ou dormir um pouco mais tarde, além de usar o horário do almoço para dar um gás nos materiais. O ideal é montar um cronograma que funcione para você. Também separe as matérias de maneira intercalada, para que não fique tão cansativo. Outra dica é estudar com a ajuda de aplicativos e videoaulas, o que pode ser feito no caminho do trabalho.

5. Organize-se para estudar todas as matérias ao longo do ano

Sempre existem as matérias que a gente gosta mais ou menos, não é? Fugir delas não vai ajudar em nada, portanto, intercale-as entre as suas preferidas. Por exemplo, digamos que você ame Biologia e deteste História. No dia em que for estudar Biologia, comece antes revendo a disciplina de que gosta menos e depois a sua preferida. Assim, você tem um ótimo motivo para não desistir.

6. Não se esqueça do Enem, que pode ajudar no vestibular de Enfermagem

No meio de todo o seu cronograma de estudos, lembre-se com carinho do Enem e inclua alguns simulados da prova nacional, que pode trazer vantagens na hora de passar no vestibular de Enfermagem. Você pode se surpreender com a ajuda que o Trilha do Enem dá. Não deixe de conferir!

Outro cuidado é com a redação. Não se esqueça de treinar sua escrita com temas possíveis de cair para que o nervosismo não impeça você de mandar bem.

7. Converse com profissionais que já estão matriculados na graduação de Enfermagem

Um bate-papo com quem já passou pelo que você está vivendo traz muitas ideias e até acalma um pouco, porque demonstra uma trajetória de sucesso. Peça conselhos, entenda como essa pessoa passou por tudo e veja o que é possível aplicar em seu dia a dia.

Bônus: veja como garantir sua vaga para o vestibular de Enfermagem

Passar no vestibular de Enfermagem não tem a ver com sorte e, sim, com preparação e organização de uma rotina de estudos. Por mais cansativo que possa ser essa fase, ajuda muito você entender que está fazendo isso pelo seu futuro, para a conquista de diversos sonhos.

Dessa forma, estude com afinco, pare um pouco para descansar (até porque ninguém é de ferro) e volte com determinação. Conquistar sua vaga tão desejada depende de você — lembre-se disso e busque suas próprias maneiras de se motivar.

A carreira em Enfermagem, assim como nas diversas áreas de saúde, é extremamente importante para a população como um todo. Um exemplo é esse momento de pandemia causada pelo novo coronavírus, que faz com que enfermeiros e médicos se tornem verdadeiros heróis.

Depois de ler este artigo, sua empolgação para cursar Enfermagem cresceu 100%? Então, faça a sua inscrição para o vestibular e inicie a jornada rumo à conquista do seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: