Passo a passo: como estudar em casa para o Enem

mulher estudando em casa

Sabia que o Enem é, hoje, uma das principais portas de entrada para o nível superior no Brasil? Várias instituições de ensino já adotam a nota do exame como forma de ingresso, por isso, obter um bom rendimento na prova é o objetivo de muitos. Se você pretende estudar sozinho para o Enem, mas ainda não sabe o que fazer para garantir a melhor preparação possível, temos uma ótima notícia!

Neste post, preparamos um passo a passo sobre como estudar para o Enem em casa. A seguir, você entenderá a importância de se organizar para se manter motivado para os estudos. Vamos conferir?

Faça um cronograma de estudos

Se você pretende estudar sozinho para o Enem, montar um cronograma de estudos deve ser o primeiro passo. Divida todos os conteúdos cobrados no exame ao longo dos dias da semana, definindo horários específicos para cada matéria. Isso o ajudará a fazer uma boa gestão de tempo e a reforçar o senso de disciplina na rotina — fundamental à obtenção de bons rendimentos.

A boa notícia é que, para auxiliá-lo nessa etapa, temos uma planilha para organizar os estudos para o Enem, com dicas sobre como montar um plano específico para o exame. Vale a pena conferir!

Defina suas metas

Ao estudar em casa para o vestibular, é muito importante que você consiga acompanhar a própria evolução — verificando como anda o seu rendimento e, se necessário, fazendo mudanças na rotina a tempo. A melhor maneira de conduzir esse acompanhamento é tendo metas bem-definidas.

Essas metas podem estar relacionadas à quantidade de acertos em listas de exercícios, às notas em simulados ou, até mesmo, ao volume de conteúdos por matéria (como História no Enem, Matemática no Enem etc.) vistos na semana, por exemplo.

Utilize técnicas de estudos diferentes

Considerando que existem diversas formas de aprender, é interessante adotar as melhores técnicas de estudos para se preparar para o Enem sozinho, de modo a encontrar aquelas que mais o ajudam na assimilação e na fixação de conteúdos. Você pode apostar em:

  • resumos ou fichamentos;
  • videoaulas;
  • exercícios e simulados, como os do Trilha do Enem;
  • mapas mentais;
  • método pomodoro etc.

Escolha um local tranquilo de sua casa

O local no qual você se senta para estudar pode influenciar o seu desempenho positiva ou negativamente. Por isso, é importante escolher aquele cantinho mais tranquilo e silencioso da casa, mantendo-o sempre organizado, arejado e limpo. Caso realmente não consiga fugir do barulho, uma dica é usar fones de ouvido para o ruído branco ou, quem sabe, estudar ouvindo música com playlists preparadas para isso?

Esforce-se para manter a concentração

Sabemos que a internet é uma das principais aliadas do aprendizado nos dias de hoje. Estudar online para o Enem, inclusive, é uma maneira bastante eficiente de potencializar a sua preparação! No entanto, não permita que essa ferramenta cheia de possibilidades acabe desviando a sua atenção.

Mantenha o smartphone no modo silencioso para evitar cair na tentação de checar as notificações e, caso for utilizá-lo para acessar algum conteúdo referente aos estudos, deixe para dar aquela olhadinha nas redes sociais nos seus momentos de pausa ou descanso, ok?

Cuide da saúde do corpo e da mente

Os cuidados com a saúde física e mental interferem diretamente na sua capacidade de absorção e fixação de informações. Para não ser afetado por condições como fadiga, estresse e ansiedade antes do Enem, respeite os seus limites. Estude com pausas, pratique exercícios físicos sempre que possível, alimente-se de forma equilibrada e preze por boas noites de sono.

Pronto, agora você já sabe como estudar para o Enem em casa! Lembre-se de que, quando o assunto é se preparar para o exame sozinho, organização, foco e disciplina devem ser palavras de ordem em sua rotina, combinado? Tendo isso em mente e colocando em prática o passo a passo do post, os bons resultados estarão mais próximos do que você imagina!

E para complementar a sua rotina de estudos, que tal conferir outras dicas fundamentais para quem vai prestar o Enem 2020? Baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito de preparação para o Enem 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: