Como estudar para o Enem 2023? Os melhores métodos de estudo

mulher estudando em casa

Estudar de forma planejada e com métodos eficientes é o melhor caminho para se manter motivado enquanto se prepara para mandar bem no Enem. 

O Enem é uma das principais portas de entrada para o nível superior no Brasil, e saber como estudar e quais métodos utilizar durante a rotina de estudos, pode aumentar as chances do aluno em realizar o sonho da faculdade. 

Afinal, várias instituições de ensino públicas e privadas já adotam a nota do exame como forma de ingresso, e obter um bom rendimento na prova é o objetivo de todo aluno que deseja uma carreira de sucesso. 

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Quer ir bem no enem e conquistar sua vaga dos sonhos? 🚀 Descubra como dominar o tempo de estudo e decolar rumo ao vestibular! 📝💥 #EstudoSmart #Vestibular2024 #DicasDeEstudo #dicas #dicasvestibular ♬ som original – Dicas para o vestibular!

Se você pretende estudar para o Enem, mas ainda não sabe o que fazer para garantir a melhor preparação possível, esse post foi feito para você! 

Boa leitura.

O que pode cair no Enem 2023?

O Enem normalmente aborda áreas do conhecimento do ensino médio, como Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação. 

E para cada uma dessas áreas, além da redação, o Ministério da Educação (MEC) divide as questões em grupos da seguinte forma: 

Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química;

Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;

Matemática e suas Tecnologias: todo conteúdo de Matemática trabalhado no Ensino Médio. 

Cada área do conhecimento possui um caderno com 45 questões de múltipla escolha. Já a proposta da redação é dissertativa-argumentativa, onde o tema é surpresa, com uma exigência mínima de pelo menos 30 linhas na redação.

Pessoa fazendo problemas de matemática com lapiseira
Os conteúdos de matemática são um dos assuntos da prova do Enem

Como é feita a avaliação da prova?

A avaliação da prova do Enem considera pesos diferentes para o nível de dificuldade de cada questão. A nota não é proporcional apenas ao número de acertos. Quanto mais difícil a questão, mais pontos ela vale. E para validar esses critérios, é utilizado o método TRI (Teoria de Resposta de Itens). 

Já para a redação, são analisados 5 critérios: 

  • Compreensão do tema e aplicação de diferentes conceitos dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo;
  • Domínio da língua formal escrita;
  • Elaboração da proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos;
  • Seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos na defesa do ponto de vista;
  • Uso de mecanismos linguísticos para construção da argumentação.

O que é a TRI no ENEM e como ela afeta a pontuação?

Para chegar à pontuação do candidato em cada caderno, o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é uma modelagem estatística que consegue identificar “chutes”.

O sistema TRI leva em conta: 

  • O grau de dificuldade da questão (fácil, média, difícil);
  • A possibilidade de acerto casual (chute);
  • A discrepância de conhecimento entre os estudantes. 

O sistema é programado para saber que, se você acerta muitas questões difíceis, precisa também ter acertado as médias e fáceis. Afinal, detém conhecimento para isso. Caso você erre as mais fáceis, o TRI vai entender que você só acertou as difíceis por casualidade e diminuirá a pontuação. 

Assim, um estudante que acerta todas as questões fáceis e algumas médias pode ter uma nota final maior do que alguém que acertou todas as questões difíceis, mas errou as demais.

Colegas comemorando ao ver algo no laptop
Por causa da TRI, um estudante que acertou questões fáceis e médias pode ter uma nota maior

Quem faz a avaliação das provas?

Os resultados das questões objetivas, que são atribuídos pelo método TRI, são conferidos por três equipes de especialistas nas áreas de estatística, matemática e psicometria. 

E para garantir uma correção justa da redação, elas são conferidas de forma individual por, pelo menos, dois avaliadores, que levam em conta as competências da redação como parâmetro para a correção.

Como estudar para o Enem?

Para estudar para o Enem, é interessante que o aluno adote técnicas de estudos que melhor se encaixem ao seu pe

rfil e sua rotina, como por exemplo Resumos, Fichamentos, Videoaulas, Simulados, Mapas mentais, Método Pomodoro, etc.

Se considerarmos que existem diversas formas de aprender, entender a que melhor se aplica a sua personalidade irá ajudar a assimilar e fixar os conteúdos estudados com mais eficiência. 

Estudando sozinho para o Enem 2023

Para estudar sozinho para o Enem 2023, é muito importante que o aluno consiga acompanhar a própria evolução, verificando como anda o seu rendimento e adaptando sua rotina para dar conta da demanda de estudos. E a melhor maneira de conduzir esse acompanhamento é tendo metas bem definidas.

Essas metas podem estar relacionadas à quantidade de acertos em listas de exercícios, notas em simulados e, até mesmo, volume de conteúdos estudados por matéria em um período determinado. 

Outro ponto importante é escolher um local tranquilo e organizado para estudar. Segundo matéria publicada no portal G1, sobre o impacto da bagunça no rendimento, pesquisas mostram que a desorganização influencia na nossa cognição e comportamento, aumentando os níveis de ansiedade e afetando a concentração e desempenho. 

Segundo especialistas, a máxima é verdadeira: “Quando o nosso entorno está uma bagunça, nós também estamos”

Por isso, é importante escolher aquele cantinho mais tranquilo e silencioso da casa, mantendo-o sempre organizado, arejado e limpo. Caso realmente não consiga fugir do barulho, uma dica é usar fones de ouvido para o ruído branco ou ouvir uma playlists que te ajude na concentração.

Homem comendo e mexendo no celular enquanto estuda
A desorganização pode afetar a concentração durante o estudo

Como montar um cronograma de estudos para o Enem 2023

Para montar um cronograma de estudos para o Enem 2023, divida todos os conteúdos cobrados no exame ao longo dos dias da semana, definindo horários específicos para cada matéria. Isso ajudará a fazer uma boa gestão de tempo e a reforçar o senso de disciplina na rotina, que é fundamental para obtenção de bons rendimentos.

Desvantagens de estudar sozinho para o Enem

Uma das principais desvantagens em estudar sozinho são as interferências externas. Por isso, é importante que o aluno se esforce para manter a concentração. 

Sabemos que a internet é uma das principais aliadas do aprendizado nos dias de hoje. Estudar online para o Enem, inclusive, é uma maneira bastante eficiente de potencializar a sua preparação. No entanto, não permita que essa ferramenta cheia de possibilidades acabe desviando a sua atenção. 

Mantenha o smartphone no modo silencioso para evitar cair na tentação de checar as notificações e, caso for utilizá-lo para acessar algum conteúdo referente aos estudos, deixe para dar aquela olhadinha nas redes sociais nos seus momentos de pausa ou descanso, ok? 

Além disso, lembre-se de manter os cuidados com a saúde do corpo e da mente. Os cuidados com a saúde física e mental interferem diretamente na sua capacidade de absorção e fixação de informações.

Para não ser afetado por condições como fadiga, estresse e ansiedade antes do Enem, respeite os seus limites. Estude com pausas, pratique exercícios físicos sempre que possível, alimente-se de forma equilibrada e preze por boas noites de sono.

Rapaz olhando pela janela durante pausa de estudo
As pausas são importantes para a saúde mental e física

Curso preparatório Enem 2023

Outra forma de estudar para o Enem são os cursos preparatórios. O preparatório para o Enem é um curso que pode ser feito pelos candidatos para estudar de forma aprofundada os conteúdos cobrados na prova. Porém, mais do que uma revisão de matérias do ensino médio, o cursinho é altamente direcionado, então as aulas são baseadas no estilo de cobrança do exame.

O que estudar para o Enem 2023?

Para o Enem, é necessário estudar principalmente as matérias do ensino médio. A prova é conhecida por sua abordagem interdisciplinar, e é composta por quatro cadernos: 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias. 

Além desses cadernos, uma redação também é aplicada como parte das avaliações do exame.

O que estudar para a Redação do Enem 2023

O tema para a redação do Enem é sempre mantido em sigilo até o dia do Exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tradicionalmente anuncia o tema apenas no momento da aplicação da prova. 

Portanto, os estudantes não conseguem estudar de forma específica o assunto que será abordado, mas ainda assim é possível se preparar para a redação do Enem de outras formas, como por exemplo, analisando e praticando com a redação que caiu no exame nos últimos anos.

Isso pode ajudar o aluno a melhorar habilidades e competências analíticas e argumentativas.

Rapaz concentrado fazendo prova
O tema da redação do Enem é surpresa, mas é possível treinar com as provas passadas

O que estudar em Ciências da Natureza para o Enem 2023

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem aborda assuntos relacionados às matérias de Biologia, Física e Química. 

Tour pela prova do Enem

Como o Enem é uma avaliação relacionada ao currículo obrigatório do ensino médio, quaisquer assuntos que fazem parte do plano pedagógico para essa fase de estudos podem aparecer no Exame. No entanto, alguns tópicos são mais recorrentes. 

No caderno de Biologia é possível encontrar tópicos relacionados a Ecologia, Genética, Evolução, Botânica, Zoologia, Fisiologia, Bioquímica e Saúde. 

Já no Caderno de Física, podemos encontrar questões sobre Mecânica, Dinâmica, Calorimetria, Óptica, Elétrica, Ondulatória, Física Nuclear e Astronomia. 

E no Caderno de Química, podem cair matérias como Estrutura atômica, Ligações químicas e moléculas, Química orgânica, Química inorgânica, Físico-química, Cálculos estequiométricos e Poluição ambiental.

O que estudar em Ciências Humanas para o Enem 2023

A prova de Ciências Humanas é composta pelas matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Em cada uma dessas matérias, podemos encontrar diversos temas que foram estudados em algum momento durante o ensino médio. Mas no Enem, os tópicos mais comuns podem ser mapeados para facilitar o estudo: 

Para estudar a disciplina de História, por exemplo, fique atento aos períodos, movimentos e processos históricos que moldaram a sociedade global. Temas como Revoluções, Guerras Mundiais, movimentos de independência, governos e regimes políticos, transformações sociais e culturais, entre outros. 

Sobre Geografia, estudar Questões Ambientais, Geopolítica e Espaço Agrário, podem ser um excelente caminho. 

Já em Sociologia e Filosofia, é importante se aprofundar em teorias sociais, ética, política e cidadania, a partir, por exemplo, da análise sobre pensadores clássicos e contemporâneos, estruturas sociais, sistemas políticos e o papel do cidadão na comunidade.

Moça estudando em quarto com livros
Na prova de Ciências Humanas, é importante ler sobre assuntos como as Guerras Mundiais e os regimes políticos

O que estudar em Linguagens, Códigos e suas tecnologias para o Enem 2023

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abrange matérias relacionadas às formas de se comunicar, como Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física.

Os principais temas que o aluno pode estudar para a prova de Linguagem são: Leitura e Interpretação de Textos, Estrutura Textual, Análise de Discurso, Literatura, Gênero Textual, Variação Linguística, Gramática, Leitura e Artes, Relação Intertextual, Funções da Linguagem, Figuras de Linguagem e Semântica.

O que estudar em Matemática e suas tecnologias para o Enem 2023

Para a prova de Matemática e suas Tecnologias, o aluno pode se apoiar nos temas corriqueiros do ensino médio, como Estatística, Equações, Funções, Figuras Planas, Grandezas Proporcionais e Médias Algébricas.

Melhores Métodos de Estudo para o Enem 2023

O melhor método de estudo para o Enem pode variar de aluno para aluno. Mas mesmo que cada pessoa tenha um ritmo e um perfil diferente de estudo, existem métodos que, com um bom planejamento, podem ajudar os estudantes a absorver as matérias com qualidade e eficácia.

Rotina para otimizar os estudos

Criar uma rotina de estudos é o melhor caminho para aprender e absorver os conteúdos para o Enem. 

Montar um plano de estudos que seja equilibrado, no entanto, não é uma tarefa fácil. Cada estudante tem uma dinâmica em seu dia a dia que precisa ser respeitada e adaptada. E é só considerando essas particularidades que será possível adequar um plano de estudos que realmente faça sentido, que se encaixe na rotina e atenda as necessidades de cada aluno. 

Moça lendo livro à mesa com post-it, marcadores e lápis ao redor
É importante respeitar a rotina do dia a dia para criar um plano de estudos

Apps para ajudar a se preparar para o Enem 2023

Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar o aluno a estudar e se preparar para o Enem. Por isso, listamos alguns aplicativos que podem ajudar nessa tarefa:

Estuda.com:  essa plataforma é focada no Enem e nos principais vestibulares do país. Ela conta com um banco de mais de milhares de questões, além de videoaulas, materiais didáticos, aulas ao vivo e correção profissional de redação. 

RevisApp: esse aplicativo conta com centenas de resumos das principais matérias do ensino médio, e ajuda o aluno a revisar esses conteúdos identificando seus pontos fortes e o que precisa ser revisto com mais atenção em cada matéria. 

Photomath: por meio da digitalização de uma equação escrita no papel, esse aplicativo elabora um passo a passo para resolver a questão. 

Brainly: esse app conta com uma comunidade de compartilhamento de conhecimento onde milhões de estudantes e especialistas se unem para resolver as tarefas escolares mais difíceis. 

Quizlet:  o Quizlet é uma plataforma que reúne diferentes métodos de estudo, como cartões e jogos. Esse aplicativo reúne milhões de listas de estudo, elaboradas por estudantes e professores, e conta com materiais didáticos de Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas, Medicina e Direito. 

Alimentação para estudar melhor

Há alimentos que podem melhorar o humor, aguçar a memória e ajudar o cérebro a funcionar com mais eficiência

É o que argumenta Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em uma matéria publicada pela BBC. 

Nessa mesma publicação, ela lista os 6 melhores alimentos para o cérebro, que são: 

Especiarias: algumas especiarias, como a cúrcuma, têm propriedades antioxidantes e efeitos benéficos na redução da ansiedade.

Alimentos fermentados: alimentos fermentados, como o iogurte natural e a kombucha, são fontes de bactérias vivas que podem melhorar a função intestinal e diminuir a ansiedade. 

Nozes: Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes das nozes são muito promissores para melhorar o pensamento e a memória. 

Chocolate amargo: é uma excelente fonte de ferro, que ajuda a formar o revestimento que protege os neurônios e ajuda a controlar a síntese de substâncias químicas que influenciam o humor. 

Abacates: por ter uma quantidade relativamente alta de magnésio, o abacate é importante para o funcionamento do cérebro, além de ser uma fonte de bem estar. 

Vegetais de folhas verdes: vegetais de folhas verdes contêm vitamina E, carotenóides e flavonóides, nutrientes que protegem contra a demência e o declínio cognitivo.

Pessoa comendo chocolate enquanto estuda
O chocolate amargo é um bom alimento para controlar o humor

Como usar as provas anteriores do Enem para estudar e treinar

As provas anteriores do Enem, podem ser utilizadas pelos alunos como forma de simulado. Estudar a partir de provas antigas, ajudar a compreender o formato do exame e como ele é construído. 

Com essas provas, é possível também testar o tempo de resolução. Isso pode ajudar o aluno a se familiarizar com o nível de dificuldade de cada questão e a se preparar melhor mentalmente para as horas que ele precisará se dispor para finalizar os 2 dias de prova.

Metodologias para estudos que podem ajudar

Estudar para o Enem pode ser cansativo, mas algumas metodologias e técnicas podem ajudar o aluno a melhorar a produtividade e o ritmo dos estudos, como por exemplo Estudo intercalado, Mapa mental, Fichamentos e resumos, Testes práticos, Autoexplicação, Interrogação elaborativa, Construção de tabelas ou Técnica Pomodoro.

Pessoa estudando com caderno e cronômetro ao lado
A Técnica Pomodoro intercala períodos de estudo com pausas

O que evitar durante os estudos para o Enem 2023

Durante a rotina de estudos para o Enem, evite estudar em qualquer horário sem planejamento. Estudar de madrugada, por exemplo, pode gerar estresse, ansiedade e falta de concentração. 

Evite comer alimentos pesados, como os fast foods. Alimentos com esse perfil podem interferir no foco, na concentração, memória e disposição do aluno. 

E sobre as matérias do Enem, evite estudar apenas o que gosta, não esqueça de treinar a escrita e não deixe para estudar apenas próximo a data da prova. Quanto mais tempo de dedicação, maiores são as chances de assimilar as matérias e tirar uma boa nota na prova.

Saiba também: conheça os 7 assuntos de Física que mais caem no Enem!

Melhores cursinhos preparatórios para o Enem 2023

Agora que você já sabe como estudar para o Enem em casa, lembre-se que, quando o assunto é se preparar para o exame, organização, foco e disciplina devem ser palavras de ordem em sua rotina. 

Tendo isso em mente, e colocando em prática as dicas e o passo a passo do post, os bons resultados estarão mais próximos do que você imagina. 

E para te dar uma forcinha nos estudos, que tal se inscrever no Intensivão da Stoodi

Nesse cursinho você aprende de verdade! 

Com videoaulas objetivas, fáceis de assimilar e elaboradas com uma metodologia exclusiva, você terá um aprendizado rápido, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para as provas. 

Increva-se agora mesmo, e aproveite nosso cronograma de revisão para mandar bem no Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados