O Iluminismo foi um intervalo da história que durou mais de 100 anos e que também é conhecido como “Século das Luzes”. Além disso, esse período influenciou profundamente a sociedade da época, provocando intensas transformações.
Aliás, essa corrente de pensamento também serviu de base para a formulação de leis em diversas nações ocidentais. Ou seja, hoje em dia, vemos os efeitos do Iluminismo em nossos direitos constitucionais, por exemplo.
Contudo, o tema também é muito importante para os estudantes que estão se preparando para o Enem e demais processos seletivos: o vestibular e o Iluminismo são assuntos que se entrelaçam. Afinal, ele envolve História, Sociologia, Geografia e Filosofia! Quer saber mais? Então, confira nosso post!
O que é o Iluminismo?
O Iluminismo é uma época em que o uso da razão ganhava protagonismo em relação à religiosidade e demais crenças. Na realidade, ele começa alguns anos antes da morte de Luís XIV, rei da França, em 1715, e prossegue até a Revolução Francesa em 1789.
O Iluminismo é marcado por um ambiente de estímulo ao uso do intelecto. Assim, pesquisas, elaboração de livros, pinturas, teorias e outros frutos do pensamento eram muito incentivados.
Porém, além de exaltarem a criatividade e a razão, os iluministas tinham posições políticas que contrariavam a Igreja e o Absolutismo das monarquias.
Essa visão crítica de setores dominantes na sociedade da época começou a se espalhar pela burguesia. Como consequência, surgiram manifestações diversas com o objetivo de modificar a estrutura social daqueles tempos. Assim, as ideias iluministas se alastraram da França para outros países da Europa: Alemanha, Escócia e Inglaterra.
Outro ponto importante: o Iluminismo teve influência do Renascimento, movimento italiano com inclinações humanistas. Afinal, os renascentistas acreditavam que a ciência e a razão eram a chave para entender a vida.
Por sua vez, no Iluminismo, as pessoas defendiam um pensamento bem parecido: o de que deus está no Homem e na natureza e, portanto, poderia ser percebido através da razão.
Quais são as principais ideias do Iluminismo?
Antes de tudo, é bom saber que havia algumas divergências entre os iluministas, ou simplesmente diferentes tipos de interesses e questões.
No entanto, algumas ideias eram comuns a quase todos. Tanto é assim que os princípios iluministas ajudaram na elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, feita pela Revolução Francesa.
Mais tarde, essa declaração viria a servir de modelo para muitas nações criarem suas constituições e sistemas de justiça. Observe alguns desses pensamentos:
- a ciência e a metodologia científica são as únicas maneiras para a humanidade evoluir;
- todos os homens devem ser transformados em cidadãos plenos;
- os homens devem ser livres para expressar suas ideias;
- eles defendiam uma reestruturação social, com o fim dos privilégios de clérigos (representantes da Igreja) e da nobreza.
Quais são as características dessa corrente de pensamento?
O movimento iluminista era diferente de um país para o outro. No entanto, a versão francesa é a origem dessa teoria e também a que mais funcionou como modelo para o resto do mundo.
Porém, seus conceitos envolvem noções muito amplas. Assim, para ficar mais fácil de entender o que é o Iluminismo, nada melhor do que ver alguns pensamentos concretos. Confira:
- iluministas eram contrários à visão de que reis seriam como deuses por conta da falta de provas;
- eles discordavam de crenças religiosas que desrespeitassem as evidências da ciência;
- defendiam o liberalismo econômico, isto é, faziam oposição à intervenção do Estado na economia;
- pregavam o progresso da ciência e da razão;
- predomínio da classe burguesa no movimento.
Quais foram os maiores pensadores do Iluminismo?
Além de saber o que é o Iluminismo, o aluno deve conhecer um pouco sobre seus principais adeptos. No entanto, essa lista é muito grande, uma vez que o movimento contou com muita gente brilhante.
Mas, para ajudar seus estudos, é melhor começar devagar e aprender primeiro os nomes mais famosos. Isso porque eles aparecem com frequência em questões do Enem e do vestibular. Veja o resumo:
- Denis Diderot — foi organizador da Enciclopédia e um árduo crítico da corte francesa;
- Jean-Jacques Rousseau — seguidor do Humanismo, ele queria reformular os processos educacionais para que o aprendizado respeitasse mais a natureza dos homens;
- Voltaire — era filósofo e a favor das liberdades individuais acima de tudo;
- Montesquieu — foi um dos criadores do modelo que divide o Estado em esferas de poder. Assim, o formato de governo que inclui Executivo, Legislativo e Judiciário é uma herança desse pensador.
Como o Iluminismo é cobrado no Enem?
O caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias traz 45 perguntas para serem respondidas com alternativas sobre Sociologia, Filosofia, Geografia e História. Na realidade, podem aparecer questões sobre o Iluminismo em qualquer uma delas, devido à amplitude desse movimento.
Por esse motivo, na hora de estudar Filosofia para o Enem, por exemplo, é preciso lembrar que muitos dos filósofos impactaram a História e a Sociologia e vice-versa.
Como dissemos, o tema pode cair até no teste de Geografia, uma vez que os iluministas inventaram a cartografia em grande escala, o que contribuiu imensamente para as navegações.
Esse assunto também pode cair em perguntas sobre os fatos que surgiram a partir das ideias do Iluminismo, como a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira, ambas ocorridas em 1789, na França e no Brasil, respectivamente.
A seguir, você confere duas perguntas que já apareceram no Enem envolvendo os princípios dessa corrente de pensadores!
Questão sobre o Iluminismo no Enem em 2012
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado)
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa
a) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
b) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
c) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
d) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
e) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.
Resposta correta: letra a.
Questão sobre Iluminismo no Enem em 2013
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientiae Studia. São Paulo, v. 2 n. 4, 2004 (adaptado).
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:
a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
Resposta correta: letra c.
Organize-se e arrase nas provas!
Como você viu, o Século das Luzes representa um marco na história da humanidade. Contudo, esse movimento trouxe concepções inovadoras para a época e que hoje fazem parte do nosso dia a dia.
Nesse caso, podemos citar os princípios de igualdade, liberdade, progresso, razão e fraternidade. Por esse motivo, o Iluminismo também pode ser tema de redação, ainda que correlacionado com a atualidade.
Viu só quantas informações fazem parte de um único tema? Por isso, muitas vezes, se preparar parece mesmo desafiador. Que tal uma ajuda de graça para a sua aprovação? É fácil: baixe agora mesmo nosso e-book de preparação para o Enem e mande ver nas provas!