O que estudar em história para o Enem e vestibular

estudar história para enem e vestibulares

História é, sem dúvidas, uma das matérias mais extensas do Ensino Médio. São diversos os conteúdos e as referências bibliográficas a serem buscadas para a preparação ao longo do ano. Diante desse cenário, muitos estudantes têm dúvidas sobre quais são os tópicos mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio e para quais deles é importante direcionar as revisões.

Afinal, o cronograma de estudos nem sempre permite reservar tempo para o aprofundamento em cada tema. Por isso, é necessário eleger alguns conteúdos e selecionar matérias em que a revisão pode ajudá-lo a concluir a prova de história Enem e Vestibular.

Pensando nisso, elencamos alguns tópicos para que fique fácil visualizar:

  • História do Brasil
  • Ditadura Militar
  • Brasil Colônia
  • Período Imperial
  • Era Vargas
  • República Oligárquica
  • História Geral
  • Revolução Industrial
  • Revolução Francesa
  • Reforma Protestante
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial
  • Guerra Fria
  • Atentados de 11 de setembro

Quer entender melhor por que essas matérias precisam estar no seu roteiro de estudos de História para o Enem? Então, não deixe de acompanhar o conteúdo!

História do Brasil

A História do Brasil é bastante cobrada, especialmente na prova objetiva do Enem. Isso porque trata-se de um tópico importante para avaliar o aluno em relação ao domínio sobre fatos marcantes que contribuíram para a nossa constituição enquanto povo. Confira agora alguns dos conteúdos mais presentes nas avaliações!

Ditadura Militar

Sem liberdade de expressão e o direito de ir e vir: assim foram os anos entre 1964 e 1985, mais conhecido como o período da Ditadura Militar brasileira. Nesse ínterim, pessoas desapareceram, outras deixaram de viver no país — principalmente músicos, libertários e figuras políticas — por lutarem contra o golpe militar, que foi instaurado para, supostamente, barrar ideologias comunistas que pairavam sobre o país.

Vale lembrar que a Ditadura Militar é tema essencial em ambos os exames —tanto vestibular quanto Enem. Portanto, foque em todos os aspectos desse momento da história do Brasil, compreendendo as suas influências e a sua importância para a organização política atual.

Brasil Colônia

Brasil Colônia é o período histórico que compreende a época em que o país esteve colonizado por Portugal, desde a fixação dos portugueses em terras brasileiras até a crise do sistema a partir da proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro I, em 1822.

Ao longo desses séculos de exploração colonial, diversos fatos históricos foram consolidados, muitos deles trágicos, porém importantes para compreender a nossa formação atual. Entre os assuntos indispensáveis para o estudo, vale destacar o ataque e a conversão de povos indígenas, a escravidão e o ciclo do ouro ou da mineração.

Período Imperial

O Período Imperial compreende a proclamação da independência até a proclamação da república, em 15 de novembro de 1889. Trata-se de um momento relativamente curto na história do país, porém com diversos acontecimentos importantes, entre eles:

  • a abolição da escravidão;
  • a chegada dos primeiros imigrantes europeus, para a substituição da mão de obra escrava;
  • a edição da lei do sexagenário.

Destaca-se, ainda, a existência de uma estrutura de estado monárquica, que foi dividida em três fases:

  • Primeiro Reinado (1822 a 1831);
  • Período Regencial (1831 a 1840);
  • Segundo Reinado (1840 a 1889).

Era Vargas

Outro tópico importante para estudar História para o Enem é a Era Vargas, que compreende os anos de 1930 até 1945. Trata-se de um período marcado por profundas transformações econômicas e sociais, ocorridas em virtude da destruição da República Velha.

Entre as características do momento histórico, vale destacar:

  • a centralização do poder na figura do poder executivo;
  • o reforço de políticas trabalhistas, inclusive a edição da CLT;
  • o populismo.

A Era Vargas constitui uma fase importante e emblemática até hoje, marcada pelo autoritarismo e o reforço de direitos sociais.

República Oligárquica

A República Oligárquica é um tema que costuma ser deixado de lado por estudantes que se preparam para a prova de História do Enem, mas que, ainda sim, é importante para a história do Brasil em inúmeros aspectos.

Também conhecido como República do Café com Leite, o período foi marcado pela alternação no poder entre políticos paulistas (cafeeiros) e mineiros (produtores de leite). A economia do país, na época, girava em torno desses dois produtos básicos, o que acabou influenciando a atuação política. Foi nesse momento, inclusive, que o coronelismo foi fortalecido.

História Geral

A História Geral é, do mesmo modo, um conhecimento extremamente importante para que o aluno compreenda o caminhar da humanidade até os dias atuais e saiba identificar os principais aspectos organizacionais das civilizações através do tempo. Confira os temas mais cobrados na parte da História Geral!

Revolução Industrial

A Revolução Industrial marcou um novo modelo de relações comerciais no mundo. Foi a partir dela que houve a constituição da classe operária e da hierarquia em empresas, além do crescimento de grandes cidades. O período histórico teve seu início por volta de 1720, com o advento da máquina a vapor na Inglaterra, e foi concluído ao final do século XIX.

Para estudar o tema, vale fazer um grande recorte de todas as mudanças no mundo ocorridas a partir da Primeira Revolução Industrial, bem como da hegemonia inglesa à passagem do poder para a América do Norte e Ásia.

Revolução Francesa

Da insatisfação da população com o país falido, milhões gastos em guerras devido à queda da Bastilha, a Revolução Francesa aconteceu principalmente devido ao pedido do povo pelo fim de privilégios e da igualdade de direitos entre todos as pessoas.

O período é importante para o estudo do desenvolvimento de ideais liberais e da compreensão da divisão dos poderes à época — clero, nobreza e povo — e o conhecimento do regime político absolutista. O momento também permite compreender a ascensão da classe burguesa na Europa e a disseminação de ideias de liberdade, igualdade e fraternidade.

Reforma Protestante

Movimento liderado por Martinho Lutero, a Reforma Protestante marca a renovação da Igreja Católica e a criação de outras várias instituições religiosas que se declaram, até hoje, fora da autoridade papal.

O fato histórico é importante, desse modo, por romper:

  • a unidade do cristianismo no Ocidente — bastante presente na Idade Média;
  • o domínio espiritual da Igreja sobre a população;
  • o poder político que essa exercia nos reinos.

Sobre este último tópico, vale estudar as características que o luteranismo assumiu em cada região da Europa e a ampliação desses princípios por Calvino.

Primeira e Segunda Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial constituiu um momento trágico da história mundial, motivado por disputas coloniais e territoriais entre países. Como consequência, deixou mais de 10 milhões de mortos e uma geração traumatizada pelos horrores desse acontecimento. Outro reflexo do período foi a ascensão dos Estados Unidos como país mais influente do mundo, o fim da dominação europeia e a criação ou desaparecimento de nações.

Divididos entre Aliados — formados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos — e Eixo — formado por Alemanha, Itália e Japão — a Segunda Guerra Mundial foi deflagrada em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Sobre esse tópico, destacam-se:

  • o ataque a Pearl Harbor, nos EUA;
  • a ascensão do fascismo, especialmente na Alemanha;
  • a participação de soldados brasileiros na guerra, na Itália.

Guerra Fria

Outro tema importante para se dar bem no gabarito Enem é a Guerra Fria. Para compreender essa passagem da História Geral, é importante estudar as grandes guerras acima destacadas. Isso porque o período sucede os respectivos conflitos globais.

Trata-se do momento em que o mundo se polarizou ideologicamente, tendo em um dos polos os ideais capitalistas e, de outro lado, os anseios socialistas. Essa disputa não se concretizou por confrontos diretos, mas, sim, por tensões globais intensas. Vale estudar, no contexto desse tema, a corrida armamentista e espacial entre Estados Unidos e União Soviética e a crise dos mísseis de Cuba.

Atentados de 11 de setembro

Seria uma manhã normal de terça-feira se dois aviões não tivessem colidido com as Torres Gêmeas do World Trade Center (WCT), em Nova York. Idealizada pelos membros do Al-Qaeda, o ataque terrorista envolveu 19 suicidas que sequestraram quatro aviões comerciais em 2001. Além dos dois que bateram no WTC, outro caiu no Pentágono, e o quarto, em um campo aberto em Shanksville, na Pensilvânia.

A fim de entender o importante acontecimento para a história dos Estados Unidos e do mundo, vale fazer um resumo sobre:

  • as ações terroristas ligadas ao grupo;
  • a dominação e o treinamento dos atacantes pelos próprios norte-americanos;
  • os reflexos do ato no mundo pós 11 de setembro.

História é uma área do conhecimento humano bem ampla e, em geral, contemplada por detalhes e fatos importantes que revelam a ação do homem através do tempo. Diferentemente das matérias exatas, portanto, os conteúdos exigem do aluno interpretação ampla. Por essa razão, para se sair bem nas provas, não basta decorar acontecimentos. É preciso compreendê-los em seu contexto.

Para auxiliar nos estudos, a Trilha do Enem será uma ferramenta importante. Por meio do portal online, o estudante pode avaliar o seu nível de conhecimento nos tópicos propostos, revisar matérias através de simulados e receber planos de estudo personalizados. Muito bom, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas de História para Enem e vestibulares? Então, continue no blog para saber agora sobre os erros de Português cometidos no Enem e nos vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: