Cartografia: o que é e como pode cair no Enem?

cartografia

Geografia é o campo da ciência que estuda o espaço e a sua relação com o homem e a sociedade. Desse modo, é natural que a Cartografia apareça como disciplina na prova de Geografia no Enem. Trata-se de uma matéria importante para a análise dos territórios ao longo do tempo e da história. Por isso, é fundamental que você a inclua no cronograma de estudos.

banner de preparação para o enem 2021

Mas, afinal, como o conteúdo pode ser cobrado no Exame? Pensando nessa dúvida comum e buscando instruir a sua preparação para o Enem, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto. Não deixe de conferir!

O que é Cartografia?

Em linhas gerais, Cartografia é o estudo das representações da superfície terrestre. Ou seja, é a disciplina que trabalha com o desenvolvimento e a interpretação de mapas e outras configurações do espaço.

Essa matéria está inserida na Geografia porque permite compreender fenômenos naturais e sociais de maneira precisa. Como exemplo, poderíamos citar a expansão da ocupação urbana nas últimas décadas por meio de mapas e a localização do espaço a partir de coordenadas geográficas. A Cartografia ainda pode abranger realidades políticas, econômicas, sociais e culturais.

Como a Cartografia pode ser cobrada no Enem?

Ao contrário do que muitos pensam, saber o que é Cartografia não é importante só para a prova de Geografia do Enem. Isso porque a matéria é multidisciplinar e abrange conhecimentos em Sociologia, História e até mesmo em Matemática. Um dos temas mais cobrados, por exemplo, é a escala. Trata-se da relação de proporção entre dois pontos indicados no mapa e a distância real representada.

Questões relacionadas à localização terrestre, à longitude e à latitude também podem ser cobradas. Confira uma questão do Enem do ano de 2019.

Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão. Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte pra ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).

O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela:

a) continentalidade

b) maritimidade

c) longitude

d) latitude

e) altitude

Resposta correta: alternativa d.

A latitude é a coordenada geográfica que referencia a distância de qualquer ponto da terra em relação à Linha do Equador. Como se sabe, o fenômeno da noite polar ocorre na região do Ártico, ou seja, um dos pontos mais distantes da linha imaginária que separa o globo em hemisférios sul e norte.

Como estudar Cartografia e se preparar para a prova?

Como visto, estudar para as questões do Enem de Cartografia e para a prova de Geografia em geral é de grande importância. No entanto, muitos alunos têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de se preparar, especialmente se é possível estudar em casa para o Enem.

Pois saiba que sim! Mas é preciso dedicação e disciplina. Em primeiro lugar, vale destacar a necessidade da organização de um cronograma. Por meio dele, você pode organizar datas e um conteúdo programático para dar conta de todos os temas até o dia do Exame.

Assim, você poderá se orientar ao longo das semanas com a certeza de que não deixou nada para trás. Além disso, vale fazer resumos sobre os principais tópicos que podem cair no vestibular de Cartografia. Uma boa dica é ouvir podcasts para o Enem e realizar anotações importantes na hora da revisão. Por último, não deixe de fazer simulados para testar o conhecimento na prática, ok?

Organize seus estudos!

O conteúdo de Cartografia é apenas um dos exigidos para a prova de Geografia. Afinal, o Exame exige do aluno um conhecimento amplo na disciplina, que engloba a atualização sobre problemas ambientais, geografia do solo, noções de clima e vegetação, entre outros. Por isso, é fundamental que você se organize e revise os conteúdos para garantir uma boa nota na prova.

Então, baixe gratuitamente a nossa planilha de estudos para o Enem e saiba como organizar as matérias para iniciar a preparação hoje mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.