6 dicas para ser aprovado no vestibular de Administração

mulher aprovada no vestibular de administração

A faculdade de Administração é procurada por muitas pessoas por causa das amplas oportunidades profissionais que ela possibilita. Durante os 4 anos de curso, os estudantes aprendem noções tanto das Humanas quanto das Exatas, a exemplo da gestão de pessoas e projetos, finanças, marketing e assim por diante.

Com uma média salarial bastante atrativa de R$ 4.591,74, o administrador é um profissional requisitado por empresas de diferentes portes e segmentos. Porém, para ter acesso a esse mercado tão promissor, a faculdade é um passo essencial.

Neste post, veremos as melhores dicas para ser aprovado no vestibular de Administração. Por isso, siga a leitura e prepare-se para a aprovação no Enem 2020 e, em consequência, para a faculdade de Administração!

Procure faculdades com menor concorrência

É fato que as vagas no vestibular de Administração são bastante concorridas — muito disso pelos motivos que já lembramos neste post. Então, você já deve saber que se dedicar ao máximo nos estudos é o caminho ideal para ser aprovado no vestibular dessa profissão.

Porém, você pode ampliar as suas chances ao escolher faculdades que apresentem menor concorrência. Alguns exemplos se encontram longes das capitais, em instituições de ensino particulares. Vale reforçar que isso não significa que são opções inferiores, combinado? Em sua pesquisa, veja a média de vagas e, também, o custo-benefício de se estudar nela.

Monte uma rotina de estudos

Prestar vestibular é uma missão longe de ser impossível. Cada exame divulga um documento com os principais conteúdos das disciplinas, como é o caso do edital do Enem. Para montar uma rotina de estudos eficiente, é essencial se basear nessas informações e direcionar seus esforços.

Então, liste tudo que há para estudar, incluindo os exercícios, as revisões, as redações etc. e separe o tempo disponível ao longo dos dias. Depois, basta selecionar os melhores horários para cada atividade. Esse cronograma pode ser feito tanto à mão quanto em uma planilha do Excel — e, assim, você já treina uma das funções que fazem parte da atuação do administrador. Aqui no blog Vestibulares, temos uma planilha de organização de estudos para o Enem que pode ser baixada gratuitamente, confira!

Intercale estudos e descanso na sua rotina

Você pode até achar estranho falar em descanso diante desse momento tão importante que é o estudo em busca da aprovação no vestibular de Administração. Mas é justamente por isso que esses períodos de pausa entre um conteúdo e outro são essenciais: para preservar o seu cérebro até o dia da prova.

Uma técnica interessante nesse sentido é a Pomodoro. A cada 25 minutos de estudo, pause por 5 minutos para beber água, dar uma volta pela casa ou qualquer outra atividade rápida que permita relaxar a cabeça. Depois de cinco “pomodoros”, descanse por um tempo maior.

Ao adquirir esse hábito, você se prepara não apenas para a aprovação, mas também para o futuro no mercado de trabalho. Isso porque, na rotina de uma empresa ou em uma atuação empreendedora, muitos desafios exigirão seu empenho e seu foco para serem resolvidos. Aplicar o descanso para a mente de tempos em tempos evita fadiga, estafa, estresse e outros problemas de saúde.

Tour pela prova do Enem

Inspire-se na história de grandes administradores

Grandes administradores começaram assim como você: na ansiedade para ingressar no mercado e fazer a diferença com seu trabalho. Pode pesquisar a história deles e verá que a dedicação ao aprendizado é comum em todos. Afinal, é preciso aprender, ainda que minimamente, a teoria para, depois, ganhar experiência na prática.

São alguns dos nomes brasileiros que se destacam pelo seu foco:

  • Luiza Helena Trajano;
  • Robinson Shiba;
  • Carlos Martins;
  • Alexandre Costa;
  • Abílio Diniz;
  • Silvio Santos.

Também podemos listar alguns grandes administradores que tiveram reconhecimento internacional, com uma atuação que mudou modelos de negócio e a vida de muitas pessoas. São eles:

  • Steve Jobs;
  • Henry Ford;
  • Jeff Bezos;
  • Bill Gates;
  • Sam Walton;
  • J. J. Abrams;
  • Mark Zuckerberg.

Use seu interesse diverso a seu favor

Seu interesse pelo curso de Administração diz muito sobre a sua personalidade: você gosta de saber sobre diversas áreas do conhecimento, desde as finanças até o marketing. Essa é uma característica que conta bons pontos para a sua aprovação no vestibular, principalmente naqueles que envolvem a interdisciplinaridade.

A dica aqui é pensar os seus estudos dessa forma: como o objetivo de adquirir conhecimentos diversos para compor o seu repertório. Em vez de apenas tentar decorar, é muito importante realmente entender o que cada regra, fórmula, conceito, momento histórico etc. significa.

Dedique-se ao máximo para a redação

O tema da redação costuma ser a preocupação da maioria dos estudantes. Pela possibilidade de vir desde assuntos que pautaram debates no país, como no Enem, até questões subjetivas, torna-se uma parte da prova um tanto imprevisível. Há casos, inclusive, que essa é a única forma de avaliação. Já adiantamos que, para contornar essa ansiedade, a leitura é a sua melhor amiga!

Uma redação nota mil passa por critérios de avaliação como:

  • domínio da forma padrão da língua;
  • compreensão do tema proposto;
  • respeito à estrutura textual — no Enem, por exemplo, é sempre um conteúdo dissertativo-argumentativo;
  • persuasão na defesa do ponto de vista;
  • uma proposta de intervenção de arrasar.

Além de ler bastante, como vimos, é preciso ampliar o seu vocabulário e a sua argumentação. Aproveite que você montou uma rotina de estudos e inclua a prática de ao menos uma redação por semana. É possível utilizar provas anteriores e até contar com parceiros, como o Trilha do Enem.

Em qualquer um dos temas, você pode sempre buscar em seu repertório de conhecimentos aquelas práticas da Administração que ilustrem bem determinada situação. Pense no exemplo do assunto “diferentes gerações no mercado de trabalho”: exalte o quanto essa profissão é antiga e nem por isso se perdeu com o tempo. Fale também dos profissionais que se reinventam todos os dias e assim por diante.

Ao longo deste post, deu para notar que investir nos estudos, na prática de exercícios e no treinamento são o caminho certo para a aprovação no vestibular de Administração. O seu perfil de administrador pode ajudar bastante nessa conquista, já que algumas habilidades da profissão são essenciais para a realização dos exames.

Já está mais do que decidido a cursar Administração? Então, não perca mais tempo, escolha a faculdade ideal para você e faça a sua inscrição para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados