6 vantagens de prestar vestibular no segundo semestre

estudantes prestando o vestibular no segundo semestre

Sabia que você não precisa esperar o começo do ano para ingressar na faculdade? Isso porque é possível passar pelo processo seletivo no meio do ano! Optar pelo segundo semestre do vestibular pode ser, até mesmo, mais vantajoso para você, pois:

  • a concorrência é menor;
  • você pode usar a nota do Enem;
  • terá mais tempo para se preparar;
  • existe uma boa oferta de vagas;
  • pode tentar o FIES;
  • tem a opção de bolsas pelo Prouni.

Não se preocupe, porque a inscrição para o vestibular, as taxas e o modo como as provas são aplicadas no meio do ano são exatamente iguais ao do começo do ano. Sendo assim, você tem mais essa chance de ingressar na faculdade, caso não tenha conseguido fazer as avaliações no primeiro semestre.

Ainda não tem certeza se é uma boa escolha? Então, continue conosco, pois explicaremos melhor as vantagens de prestar o vestibular no segundo semestre, para que você possa aproveitar essa oportunidade e alcançar o tão sonhado diploma de ensino superior!

1. Menor concorrência

Um dos principais fatores que fazem você encontrar mais vantagens no segundo semestre do vestibular é o fato de que a concorrência nessa edição do processo seletivo é menor. Isso se dá porque a quantidade de candidatos é inferior em relação àquela do começo do ano.

No segundo semestre, geralmente não participam do processo seletivo os estudantes que estão finalizando o ensino médio. Afinal, eles preferem fazer o vestibular no início do ano para dar continuidade aos estudos, assim, a demanda em relação à quantidade de vagas é pequena.

Ao mesmo tempo em que haverá menos candidatos concorrendo aos cursos, você encontrará notas de corte menores, uma vez que o valor delas está relacionado com a procura. Portanto, se há menos pessoas interessadas, há uma nota de corte menor, e você tem mais chances de ser aprovado.

2. Possibilidade de usar a nota do Enem do ano anterior

Sabia que você pode concorrer a uma das vagas do segundo semestre do vestibular sem prestar o processo seletivo? Em vez de realizar as provas, é possível utilizar a nota do Enem do ano anterior como forma de ingresso na faculdade que escolheu.

No entanto, é preciso que você verifique quais são as regras da instituição de ensino onde pretende estudar. Algumas podem não aceitar a nota do exame nacional, enquanto outras dão a opção de utilizar, até mesmo, as edições anteriores do Enem. Contudo, nesse caso, também existe validade para ela.

3. Maior tempo de preparação

Outra das grandes vantagens de fazer o vestibular no meio do ano é a oportunidade que você tem de se preparar melhor para prestar o processo seletivo. Afinal, contará com mais alguns meses para reforçar os conteúdos e esclarecer dúvidas.

Quem está saindo do ensino médio, por exemplo, pode preferir esperar o segundo semestre do vestibular para ter esse período de descanso e dedicação exclusiva para as provas. Assim, não há necessidade de adotar uma rotina de estudos muito intensa durante o ano letivo.

Mesmo em relação a outros fatores — como adequação da rotina, planejamento financeiro e definição do curso —, fazer o vestibular do meio do ano pode ser mais vantajoso, pois você terá tempo para rever cada um desses detalhes e se programar melhor.

Tour pela prova do Enem

4. Abertura de vagas igual ao primeiro semestre

Se a sua preocupação com o vestibular do segundo semestre é em relação às vagas, então pode ficar tranquilo, porque a oferta delas se dá da mesma forma como no começo do ano. Você encontrará todos os cursos em diferentes períodos e modalidades de ensino.

Estão disponíveis graduações para as formações em Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura. Você poderá escolher fazer a sua faculdade de manhã, à noite ou em período integral, e ainda tem a opção das modalidades semipresencial e 100% online, caso esteja pensando no ensino EAD.

Não se esqueça de que falamos que a concorrência no segundo semestre é menor, então, além de você encontrar uma boa quantidade de vagas com todas essas opções para definir a melhor forma de conduzir o seu curso, ainda tem mais chances de ingressar, em função da procura reduzida.

5. Abertura de novas vagas no FIES

Não passei no FIES! E agora?” Muita gente tem essa preocupação quando percebe que não conseguiu a aprovação no financiamento estudantil no primeiro semestre. Se você já viu alguém nessa situação, ou mesmo já passou por ela, então saiba que o programa também acontece no meio do ano.

Desse modo, além de todas as diversas vantagens que já citamos, você pode tentar o FIES no segundo semestre para que a mensalidade do seu curso seja bem pequena, a fim de não se preocupar com questões financeiras enquanto estiver ocupado com a sua formação profissional.

É válido ressaltar que a procura pelo financiamento é menor, assim como ocorre com a edição de segundo semestre do vestibular. Portanto, você encontrará notas de corte menores, com a possibilidade de conseguir o benefício para um curso que costuma ser mais concorrido no começo do ano.

6. Criação de novas vagas do Prouni

Da mesma forma como muitos candidatos ficam aflitos com o FIES, existem aqueles com a preocupação não passei no Prouni. Isso acontece, em especial, porque programas como esse, geralmente, são mais divulgados no começo do ano.

Entretanto, também existe Prouni no segundo semestre, sendo que o processo seletivo se dá da mesma maneira como na primeira edição, envolve as mesmas regras, contempla o mesmo grupo de pessoas e são ofertadas bolsas com 50 e 100% de desconto no curso.

A única diferença é o fato de que a inscrição para o Prouni no segundo semestre não é automática. Sendo assim, mesmo que você tenha participado no começo do ano, precisa se inscrever de novo para tentar outra vaga, e isso deve ser feito seguindo as datas divulgadas no edital específico da segunda edição.

Viu só como fazer a sua inscrição para o vestibular no segundo semestre do ano pode aumentar as suas chances de ingressar no ensino superior? Além disso, você pode refletir com calma sobre a graduação que deseja fazer, escolher uma boa instituição de ensino e adequar sua rotina para se dedicar aos estudos com tranquilidade.

Não perca mais tempo! Faça sua inscrição para o vestibular e comece a mudança agora para ter um futuro promissor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados