9 passos para conquistar a aprovação no vestibular

estudante conferindo passos para vestibular 2020

Se você está pretendendo prestar vestibular, é importante que comece a se preparar desde já. Afinal, a aprovação depende de muitos aspectos que envolvem seus estudos, sua preparação psicológica e sua atenção aos prazos e documentos, entre outros detalhes.

Sendo assim, você não pode se ater somente a um fator, pois tudo precisa sair dentro do planejado para fazer sua inscrição no tempo certo, estudar adequadamente, estar bem-disposto no dia da prova e ter um bom desempenho.

Concordamos que é muita coisa para pensar, mas é possível ser aprovado sem muito estresse. Você só precisa começar a se preparar agora, para não esquecer nada e evitar correrias. Para ajudar, preparamos este artigo mostrando quais são os 9 passos para conquistar a tão almejada aprovação no vestibular. Continue lendo!

O que é um vestibular?

Vestibular é o nome dado ao processo seletivo que classifica os estudantes para a ocupação de vagas no ensino superior (universidades e faculdades), sejam elas nas modalidades Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura.

Para participar do vestibular, o estudante pode:

  • estar cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio (nesse caso, o aluno fará as provas como treineiro, apenas para pegar o jeito) ou;
  • ter terminado o ensino médio ou estar no último ano (poderá concorrer pelas vagas).

Quais são as diferenças entre Enem e vestibular?

Essa é uma dúvida muito comum! De modo geral, os dois são a mesma coisa. O Enem é um tipo de vestibular de nível nacional, ou seja, que acontece simultaneamente em todo o Brasil. O exame é a porta de entrada para as vagas de faculdades federais e estaduais, além de ser o passe para instituições privadas por meio do Prouni e do FIES.

Os vestibulares, por sua vez, são processos feitos pelas próprias instituições. Algumas faculdades e universidades públicas ainda têm seus vestibulares próprios (como é o caso da Fuvest, que oferta vagas para a USP – Universidade de São Paulo).

As particulares também têm provas exclusivas, mas muitas oferecem a possibilidade de uso da nota do Enem como substituta ao vestibular tradicional. Também é possível fazer o vestibular online ou o vestibular agendado em algumas instituições de ensino.

Como me inscrever para o vestibular?

As inscrições para os vestibulares começam em períodos diferentes para cada instituição. Por isso, é muito importante ficar sempre de olho nos editais e calendários.

O calendário do Enem, por exemplo, pode ser acessado na página oficial do Inep, na sessão Cronograma. Já para as melhores instituições particulares, o vestibular pode ser agendado pelo nosso site: Vestibulares.com.br.

E, claro, você pode ficar de olho nas notícias de outras instituições e anotar em sua agenda o dia em que as inscrições e os pedidos de isenção de taxa começam. Cuidado para não perder o prazo!

Quais são os passos para conseguir a aprovação no vestibular?

Confira, a seguir, algumas dicas para mandar bem nesse projeto de vida!

Escolha sua área de atuação

O vestibular é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Porém, antes de fazer a sua inscrição, você precisa definir em qual área deseja atuar. Isso porque o peso das questões que caem nesse processo seletivo varia de acordo com a graduação escolhida.

Para que você possa tomar uma boa decisão, não pense apenas no salário que deseja ganhar ou no status da profissão. É importante considerar suas habilidades naturais, suas preferências e áreas de interesse, entre outros aspectos pessoais.

Você também pode avaliar o mercado de atuação e a remuneração e se é uma área promissora, principalmente se estiver em dúvida entre mais de um curso. Afinal, não podemos nos esquecer de que sua profissão também será o seu sustento, portanto, o importante é fazer aquilo que gosta e o que oferece boas oportunidades.

Assim, é possível fazer uma preparação mais concisa para o vestibular, focando exatamente aquilo que fará com que você se sobressaia entre a concorrência.

Encontre as melhores instituições de ensino

Agora que definiu em qual área deseja atuar, chegou a hora de procurar as melhores instituições de ensino que oferecem o curso que você deseja. Verifique quais são os prazos para o vestibular, a quantidade de vagas e a disponibilidade delas nas unidades da faculdade.

Veja, também, se a instituição oferece o vestibular no meio do ano, caso você queira iniciar mais cedo a sua graduação. Porém, não se esqueça de alguns fatores importantes, que são:

  • verificar a nota do curso no MEC;
  • se o curso é devidamente regulamentado;
  • se a faculdade tem credibilidade no mercado de trabalho.

É importante ter em mente que esse tipo de cuidado é essencial para que você tenha um currículo de destaque no mercado de trabalho. Os empregadores têm preferências por profissionais graduados em instituições renomadas — sejam elas públicas ou privadas — e que qualifiquem os alunos com excelência.

Leia o edital da prova

Um detalhe muito importante na hora de fazer a inscrição do vestibular é ler com atenção o edital da prova. Ali está descrito todo o processo seletivo e suas regras, bem como aspectos e fatores que você precisa conhecer.

Nem todos os candidatos têm paciência para fazer a leitura desse documento, porém, se você quer alcançar a aprovação no vestibular, deve conhecer a fundo essas regras e condições. Até mesmo para analisar se está dentro daquilo que você espera, se existe algum detalhe com o qual não está de acordo ou algum requisito que, porventura, você não preencha.

Além disso, a leitura do edital é muito importante para que você evite nervosismos de última hora. Quem nunca chegou em um lugar e ficou com uma sensação de que algo foi esquecido?

Por isso, é bacana fazer um checklist de coisas que não podem ficar de fora e, no dia anterior da prova, fazer uma revisão desses tópicos. Dessa forma, você vai muito mais tranquilo para o local do exame.

Crie um cronograma de estudos

Se você parar para pensar sobre tudo que precisa estudar para o vestibular, verá que é uma quantidade grande de conteúdos e temas. Mas não se preocupe, pois é possível dar conta de tudo. Você só precisa se organizar para não deixar nada para trás.

Teste Vocacional Rápido
banner calculadora bolsa enem

A melhor forma de fazer isso é criando um cronograma e um plano de estudos que ajude a listar todas as matérias que você precisa aprender ou rever. Ele também permite definir os prazos, a quantidade de horas que você pode ou deve se dedicar por dia ou por semana para cada matéria, entre outros aspectos que definem como será a sua rotina preparatória.

Lembrando que isso costuma ser muito pessoal, uma vez que é preciso considerar as disciplinas que você tem um pouco mais de dificuldade e as suas atividades do dia a dia. Sendo assim, pense em todos esses detalhes para criar um cronograma eficaz, que atenda as suas necessidades.

Se o seu foco é o Enem, nós temos aqui no blog um conteúdo perfeito para você! É uma planilha completa em você pode organizar todos os principais tópicos que caem no exame segundo o edital 👉 confira aqui.

Faça simulados

Fazer simulados para o vestibular e para o Enem é uma ótima estratégia para estudar para os exames. Por meio deles você pode ter um contato direto com a prova para analisar a estrutura dela e vivenciar, na prática, tudo aquilo que está estudando.

Um simulado consiste em fazer um ensaio do vestibular, basicamente reproduzido aquilo que você estará vivendo quando for realizar a prova oficial. Você pode fazer isso em sua própria casa, com edições anteriores, ou participar dos simulados oferecidos por escolas e outras instituições.

Com eles, você faz uma autoavaliação, verificando em quais matérias ainda tem mais dificuldade e quais aspectos ou detalhes do processo seletivo podem atrapalhar a sua aprovação. Assim, você pode melhorar esses fatores para ter mais tranquilidade e alcançar um bom desempenho no dia D.

Treine a redação

Sabia que muitos candidatos focam tanto as matérias que acabam se esquecendo de um detalhe muito importante: a redação? Acredite, você também precisa treinar a sua escrita para que, na hora da prova, consiga criar um texto satisfatório.

Não basta simplesmente escrever, porque existem algumas regras que precisam ser seguidas. Verifique quais são elas e procure adequar o seu estilo de escrita e sua linguagem e descobrir como defender argumentos do jeito certo para alcançar uma boa pontuação.

Outra dica interessante é pedir para que alguém faça uma leitura da sua redação. Pode ser um amigo, um parente ou, claro, um professor especializado no assunto. Assim, você terá opiniões diferentes, e essas pessoas poderão identificar erros que passaram despercebidos enquanto você fazia a redação.

Há plataformas online que oferecem o serviço de correção de redações. Vale a pena procurar uma, caso você queira investir em uma boa preparação!

Aprenda a lidar com a pressão

Um dos grandes desafios de todos os candidatos é lidar com a pressão do vestibular, já que se trata de uma etapa decisiva para o futuro. Por isso, além de se preparar em seus conhecimentos, você precisa trabalhar o seu estado psicológico e suas emoções.

É muito importante exercitar a autoconfiança, acreditar em si mesmo e em sua capacidade para que consiga realizar a prova com mais tranquilidade. O estresse e a ansiedade antes do Enem e dos vestibulares interferem no desempenho e, mesmo que você tenha estudado bastante, pode não ficar satisfeito com o resultado, se não souber como lidar com o seu lado emocional.

Esses são exercícios fundamentais não apenas para o vestibular, mas também para o seu dia a dia acadêmico. A vida na faculdade não é um mar de rosas, e confiar em si mesmo será muito importante para as suas provas e trabalhos durante o curso.

Isso sem contar toda a relevância que isso traz para a sua vida pessoal. É, portanto, uma habilidade que fará bem para o seu amadurecimento em todos os sentidos.

Pense positivo

Tenha muito cuidado para não se autossabotar enquanto estiver se preparando para prestar o vestibular. Isso acontece, por exemplo, quando você duvida do seu próprio potencial, acredita que é uma farsa, que não merece a aprovação, entre outros pensamentos negativos.

Todos eles interferem em sua autoestima, provocam insegurança e podem afetar diretamente o seu desempenho. Portanto, procure cultivar pensamentos positivos, confie no trabalho que está fazendo e em suas habilidades e repita para si mesmo que será recompensado pelo seu esforço, para que seu cérebro trabalhe a seu favor.

Novamente, esse é um exercício que trará ótimas repercussões para sua vida em todos os âmbitos e poderá ser uma ferramenta de muito valor ao longo de toda a sua carreira.

Além disso, ser positivo ajuda muito na hora de lidar com decepções. Afinal, pode ser que elas apareçam — e é preciso saber que isso não é o fim do mundo.

Dê o seu melhor

Para que você consiga ter um bom desempenho e conquiste a aprovação para uma das vagas do vestibular, é importante que tente dar o seu melhor. Não se esqueça de que você tem muito potencial, e explorá-lo totalmente é fundamental para aumentar a sua chance de ser aprovado.

Você não precisa sacrificar tudo aquilo que gosta, suas horas de descanso, seus momentos de lazer e de convívio com os amigos. Porém, quando estiver se dedicando aos seus estudos, faça isso com afinco. Evite o “qualquer jeito” ou o “assim tá bom”. Acredite que pode fazer mais e procure essa evolução.

Como dissemos, o seu melhor é tudo aquilo que você pode dar — e é o suficiente! Caso você não seja aprovado, não se preocupe: isso acontece. E não é reflexo de sua incapacidade ou de algum problema com você. É apenas um processo pelo qual muitos estudantes passam.

Caso isso aconteça, não desista. No próximo ano de estudo, você estará muito mais perto da conquista de sua vaga. Pense em cada etapa como um degrau e tenha certeza: o seu momento de brilhar chegará na hora certa, quando você estiver realmente preparado para isso!

Agora é com você!

Como você viu, existem alguns segredos para se dar bem nas provas. Porém, para conquistar a aprovação no vestibular, você precisa, principalmente, acreditar que é capaz, confiar em si mesmo e não ter medo de tentar. Afinal, o mais difícil é dar o primeiro passo, depois, você já estará no caminho certo e basta continuar!

Comece a trilhar um futuro de sucesso agora mesmo! Faça a sua inscrição para o vestibular e inicie a sua jornada rumo a uma carreira cheia de conquistas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: