Aprenda agora a lidar com a pressão no vestibular!

aprendaagoraalidarcomapressaonovestibular

Como aliviar a pressão do vestibular? Essa é, talvez, uma das perguntas que mais passam pela cabeça de alunos pré-vestibulandos. Afinal, tal período conturbado envolve muito estudo, um jogo de cintura redobrado para dar conta de todos os conteúdos e, é claro, aquele medo de não ser aprovado.

Nesse momento, é normal ter esses sentimentos, pois o seu futuro no curso de uma faculdade de excelência e, consequentemente, nas melhores vagas do mercado está em jogo. Porém, lembre-se de que essa etapa faz parte da sua jornada de aprendizado e pode contribuir bastante para seu crescimento pessoal.

A calma é a sua melhor aliada no combate à pressão do vestibular, mas ela não é a única dica que temos para você hoje. Confira algumas excelentes práticas que vão ajudá-lo a lidar com essa fase!

Converse com sua família, amigos e professores

Uma das boas práticas para manter a calma é desabafar. Por isso, abra o coração para seus familiares, amigos e professores mais próximos. Muitos deles talvez tenham passado por situações semelhantes e podem ajudar com conselhos de como relaxar e manter a mente limpa para absorver melhor os conteúdos.

Mesmo que não tenham essa vivência, a opinião de alguém que está fora da sua rotina de estudos pode ajudá-lo com insights valiosos sobre metodologias, técnicas de produtividade e aproveitamento de tempo. Talvez eles até consigam explicar em palavras fáceis alguma matéria em que você tem dificuldade, já pensou?

Saiba quais são suas prioridades

Sua prioridade máxima é ser aprovado no vestibular — disso já sabemos! Mas, até lá, existem algumas etapas primordiais para o seu sucesso. Algumas delas são:

  • estudo de diferentes disciplinas, das mais fáceis às complicadas;
  • elaboração de resumos, para ajudar nas revisões;
  • treinamento de técnicas de redação, a fim de garantir uma boa pontuação;
  • descanso do corpo e da mente, como veremos logo a seguir.

As atividades extras, nesse cenário, são ótimas para aumentar o networking e acumular experiências. Mas será que é hora de assumir grandes responsabilidades nesses projetos em meio a uma rotina acelerada de estudos? Considere isso também!

Tour pela prova do Enem

Cuide do seu psicológico

Você já deve ter ouvido que a mente é poderosa quando bem cuidada. Essa verdade vai levar seus esforços a outro nível. Então, nada de negligenciar os momentos de lazer e descanso! Também não fique se martirizando caso não consiga cumprir as metas diárias vez ou outra. Se isso for recorrente, reveja se elas realmente são alcançáveis e realistas para evitar a pressão psicológica sem motivos!

Não perca o foco nos estudos para a prova

Para tudo que fazemos na vida, ter foco é essencial. Esse é o segredo para que você consiga colocar em prática um cronograma de estudos eficiente, que vá cobrir todos os conteúdos necessários para a realização de um bom exame. Sabendo o que tem para estudar e qual é o tempo disponível, a tranquilidade já chega com mais facilidade.

Além disso, por mais que o lazer seja convidativo e, muitas vezes, pareça irresistível, lembre-se das suas prioridades — aquelas mesmas que você detectou logo acima. Vai chegar o momento do descanso e cuidado com o psicológico, sem pressa!

Trate as tarefas com mais leveza

Você sabe que o momento é complicado e que não vai ser fácil. Mas ficar com o negativismo na cabeça não é o que você precisa — muito longe disso. Então, que tal conferir um pouco de leveza aos estudos? Você consegue fazer isso ao usar um sistema de recompensas, por exemplo.

Não entendeu? Nós explicamos! Supondo que sua meta diária é estudar 4 capítulos de Matemática e, como está em um dia produtivo, você consiga superar esse limite. Nada melhor do que uma recompensa por esse feito. Premie-se com um passeio rápido com os amigos ou uma horinha de maratona da sua série preferida.

São essas pequenas práticas do dia a dia que favorecem a sua tranquilidade. Ao adotá-las em sua rotina, a ansiedade e a pressão do vestibular não serão capazes de diminuir a sua produtividade ou tirá-lo do jogo. Então, não perca tempo!

Sabe o que pode ajudar também? Ler tudo sobre os vestibulares e já chegar no dia da prova com o conhecimento de sobra!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados