7 profissões em que é possível trabalhar em casa

mulher que trabalha em casa

Se você está no processo de escolha da sua profissão, saiba que, hoje, vale a pena considerar algumas profissões para trabalhar em casa. Afinal, essa é uma tendência que cresce consideravelmente, uma vez que a modalidade oferece inúmeras vantagens — como maior flexibilidade de horários, mais qualidade de vida e um ganho em produtividade.

Sim, trabalhar em home office já é uma realidade para mais de 12 milhões de brasileiros, sabia? Por isso, tem muita gente apostando em carreiras que permitem essa facilidade na rotina de trabalho. Algumas áreas de atuação, contudo, são mais propensas para o formato, como as que trazemos a seguir:

  • jornalista;
  • tradutor;
  • vendedor;
  • desenvolvedor web;
  • designer gráfico;
  • revisor de textos;
  • contador.

E aí, que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas profissões? Vamos lá!

1. Jornalista

O Jornalismo sempre foi uma área de atuação livre e desprendida. Depois da internet, então, a mídia tradicional nunca mais foi a mesma! Hoje, temos repórteres que trabalham unicamente com o auxílio das ferramentas digitais, sem a necessidade da sua presença nas emissoras, nos escritórios e nas redações.

Os correspondentes internacionais são, nesse sentido, um verdadeiro exemplo de como é possível oferecer informação de qualidade estando em qualquer lugar do mundo. Além disso, os jornalistas estão migrando, cada vez mais, para os portais de notícias, sites e blogs de conteúdo — fazendo o que conhecemos hoje como jornalismo digital.

2. Tradutor

Quem é do ramo das letras e adquiriu fluência em uma ou mais línguas estrangeiras também tem a chance de trabalhar com mais flexibilidade, no conforto da sua casa. A tradução é uma área bem-remunerada e bastante requisitada em diversas frentes, como:

  • tradução e interpretação corporativa: esse tipo de tradução é muito requerido por empresas de diversos segmentos e outras instituições que necessitam se firmar e nutrir negócios com o exterior. Assim, o tradutor é uma figura estratégica na mediação desses processos;
  • tradução de jogos eletrônicos e softwares: algumas marcas e empresas contratam tradutores para que eles trabalhem na linguagem de games, softwares e outros aplicativos. A ideia é tornar os produtos acessíveis às diferentes línguas, ampliando a usabilidade e o mercado;
  • tradução de filmes, programas e séries de TV: as dublagens e as legendas também são obras dos tradutores. Por isso, esse profissional é importante para tornar as produções audiovisuais acessíveis a mais pessoas, de diferentes nacionalidades;
  • interpretação simultânea ou consecutiva: os tradutores também podem atuar na tradução simultânea ou consecutiva, ou seja, na tradução em tempo real de pronunciamentos, palestras, entrevistas, reuniões e outros eventos — sendo possível fazer isso online;
  • tradução literária: as editoras precisam de bons tradutores para que as mais variadas obras sejam disponibilizadas em outras línguas, além da sua publicação original;
  • tradução juramentada: essa é uma área de atuação mais específica, em que é necessária a aprovação em concurso. O profissional é o único autorizado a realizar traduções de cunho oficial, como contratos, documentos e outros materiais.

3. Vendedor

Com as transformações no mundo comercial, também se tornou possível atuar com vendas pela internet — logo, temos aqui mais uma ótima opção de profissões para trabalhar em casa. Um exemplo interessante para começar a atuar como promotor de vendas é o App Consultoria Educação. Por meio dessa plataforma, você trabalha indicando cursos de graduação para pessoas físicas que desejam conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior.

A parceria é feita com diversas faculdades, sendo possível ganhar uma premiação a cada indicação realizada. Cada remuneração equivale ao valor de uma mensalidade do curso escolhido pelo aluno. Para que você consiga receber, no entanto, é preciso emitir Nota Fiscal — então, é interessante se tornar pelo menos um Microempreendedor Individual (MEI).

Uma vantagem nessa formalização é que, ao contar com um CNPJ, você pode trabalhar com outras atividades que também requerem essas regularidades, como é o caso de abrir um e-commerce ou trabalhar com vendas nas redes socais.

4. Desenvolvedor web

A revolução tecnológica configurou um mundo permeado por soluções digitais, que dependem de desenvolvedores por trás de softwares, sistemas, aplicativos e outras ferramentas. Por isso o desenvolvedor é muito requisitado atualmente, com uma ótima remuneração e, também, com a facilidade do home office.

Mais uma vez, esse profissional só precisa de um computador e de acesso à internet para trabalhar, com liberdade para atuar como autônomo e prestar serviço para diversas empresas, por exemplo. As soluções online também estão no pico das demandas sociais e comerciais, fazendo com que essa seja considerada uma das profissões do futuro.

Tour pela prova do Enem

5. Designer gráfico

Na mesma perspectiva, temos o designer gráfico, igualmente muito procurado por empresas e pessoas que precisam de peças e artes desenvolvidas para os mais variados fins. A diagramação de conteúdos digitais é uma das atividades em alta, assim como o desenvolvimento de identidades visuais para marcas e logotipos, entre outros projetos.

Quem gosta dessa área costuma se formar em Publicidade, Marketing, Jornalismo ou ter outra profissão para pessoas criativas. Entretanto, o mais importante é se especializar e ter o domínio das ferramentas necessárias para a criação e a produção gráfica.

6. Revisor de textos

Assim como no caso dos tradutores, os revisores de texto também são fundamentais em processos de produção de conteúdo e outros materiais. Geralmente, a pessoa é formada em Letras, mas também temos profissionais de outras inúmeras áreas que se especializam em revisão.

Para atuar como revisor de textos, é preciso ter um bom domínio da gramática e das regras ortográficas, bem como das normas de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essas são habilidades que nem todas as pessoas carregam consigo, então, elas sempre buscam o auxílio de quem entende do assunto para deixar trabalhos acadêmicos, artigos técnicos, conteúdos para web, obras literárias e outros materiais textuais dentro dos padrões necessários para consumo e utilização.

7. Contador

Uma das mais novas profissões para trabalhar em casa é na área da contabilidade, graças às tecnologias que permitem o serviço remoto. Isso porque tudo que um contador precisa para atuar é o seu conhecimento e um computador conectado à internet!

Com a experiência de mercado e uma boa dose de credibilidade, é claro, você consegue construir uma ótima cartela de clientes, principalmente por oferecer a eles muito mais do que os seus serviços contábeis: no pacote vem a comodidade e a praticidade de resolver assuntos fiscais, tributários e burocráticos sem deslocamentos e outras dificuldades.

Muitas empresas de contabilidade também têm investido na ideia e contratado profissionais para realizarem suas funções em regime de home office — algo que traz não só flexibilidade, mas também redução de custos para ambas as partes, empresa e colaborador.

Ao escolher qual profissão seguir, é interessante considerar essa projeção futura, sobre como as funções vão sobreviver em uma nova realidade social e de mercado. Afinal, o home office é uma tendência que só tende a crescer nos próximos anos!

Se você está pensando em escolher uma profissão que possibilite essa flexibilidade, as opções de profissões para trabalhar em casa que citamos são ótimos caminhos para construir uma carreira de sucesso e com retornos financeiros viáveis para uma vida mais confortável e próspera.

Chegou até aqui e gostou das dicas? Não deixe de compartilhá-las com os seus amigos nas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados