Faculdade de Publicidade: como funciona e quais as vantagens?

faculdadedepublicidadecomofuncionaequaisasvantagens

Quem opta pela faculdade de Publicidade acaba tendo chances bem variadas de emprego no mercado de trabalho ou mesmo para conseguir um estágio. A verdade é que a área de Publicidade e Propaganda é ampla e abre suas possibilidades: você será sempre requisitado quando uma empresa precisar anunciar um novo produto ou ideia, além de participar do fortalecimento das marcas. Também pode ser web designer, analista de mídias sociais, produtor de eventos, entre outros.

Esse curso da área da Comunicação é uma ótima escolha para quem é criativo, sabe expor suas ideias e gosta de observar tudo ao redor — até para ter muitas ideias para novos projetos. Quem se forma nessa graduação não precisa ficar restrito a agências, viu? As chances de emprego também estão na parte de comunicação das empresas mais diversas, sem contar as chances de trabalhar por conta própria.

Neste texto, você conhecerá as especificidades da faculdade de Publicidade, saberá quais são suas vantagens e ficará por dentro de tudo! Vamos lá?

O que é a faculdade de Publicidade?

A faculdade de Publicidade tem como objetivo preparar os alunos para criarem campanhas de marketing, coordenar ações publicitárias, fazer projetos de fortalecimento de marcas, entre outros. Para isso, é necessária uma grade curricular bem variada, com matérias mais amplas, como Teoria da Comunicação, às mais específicas, como Mídia Digital, Fotografia etc.

Como é a faculdade de Publicidade?

Ela pode ser de dois tipos: Bacharelado e Tecnólogo, cada uma dessas opções tem suas diferenciações e nós falamos sobre elas com mais detalhes abaixo!

Bacharelado

O Bacharelado normalmente tem quatro anos de duração e faz parte do espectro de Comunicação Social — assim, acaba tendo algumas matérias mais teóricas, superimportantes para melhorar a contextualização dos alunos.

Durante o Bacharelado, é muito comum que os estudantes comecem fazendo estágio logo no começo do curso, para ganhar em experiência e estarem mais bem-preparados para o mercado de trabalho. As possibilidades são de ensino a distância e presencial, sendo que o diploma é válido da mesma maneira, ok?

Tecnólogo

A opção de Tecnólogo é mais curta e dura por volta de dois anos. Essa é uma ótima proposta para quem deseja focar na parte prática do curso e ingressar diretamente no mercado de trabalho.

O que se estuda em Publicidade?

Ao longo desse texto, nós trouxemos alguns exemplos de disciplinas inclusas no curso, mas não foi nem o começo, como você vai perceber. Então, se você está cogitando essa faculdade, prepare-se para estudar:

  • Redação Publicitária;
  • Pesquisa de Opinião e Mercadológica;
  • Ética e Legislação Publicitária;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Promoção e Merchandising;
  • Propaganda Política;
  • Branding ou Gestão de Marcas;
  • Gerenciamento de Crises;
  • Estatística;
  • Direção de Arte.

Quais as vantagens dessa profissão?

Podemos falar que a Publicidade e Propaganda muda muito com as novas tecnologias, o que permite aos profissionais aprender muito e se reinventar a todo instante. Mas além dessas, há muitas outras vantagens, que mostraremos na sequência.

Clima na empresa

Agências e empresas de publicidade costumam não ser ambientes formais, permitindo que você se veja livre das roupas sociais e possa trabalhar de tênis e camiseta, por exemplo. Além disso, estamos falando de ambientes criativos, com pessoas com alto-astral e muito bom humor.

Trabalho em casa

Hoje, muitos formandos em Publicidade e Propaganda optam por ser autônomos, o que os permite trabalhar no conforto da própria casa. Não tem nada melhor para evitar estresse no trânsito e aproveitar bem o próprio tempo, concorda?

Mesmo pessoas contratadas por diversas firmas de Publicidade também têm a opção de fazer home office em alguns dias da semana. Isso permite que a rotina de trabalho se torne muito mais flexível e agradável.

Possibilidade de trabalhar com grandes clientes

Dependendo a agência ou empresa na qual você inserir, pode trabalhar com grandes contas e fazer ótimos contatos. Sem contar que uma agência tem vários clientes variados, o que amplia suas habilidades.

Rotina múltipla e diversa

Em agências menores, o trabalho de um publicitário não é nada restrito, e o profissional pode passar pelas áreas de atendimento, criação e medição de resultados. Isso acaba dando uma grande bagagem de experiências — fundamental para ter um currículo chamativo e interessante quando você optar por mudar de emprego!

Chances de crescimento

Quem está no mercado do marketing digital não precisa ter, necessariamente, um limite para o crescimento, sabe por quê? Tudo vai depender do seu esforço, trabalho, produtividade e satisfação dos clientes. Assim, quem começou trabalhando sozinho pode, a longo prazo, ter a própria agência!

Setor em ascensão

O mundo se tornou digital e a internet é um espaço muito amplo para quem trabalha no setor da publicidade. A quantidade de clientes e bons negócios que são possíveis de se conquistar no digital é enorme, o que torna as probabilidades muito boas e, em alguns momentos, até mesmo desconhecidas. Cabe a você explorar e se aprofundar nesse universo!

Será que você tem o perfil certo?

Todo mundo fala demais em criatividade como um diferencial para quem quer apostar nessa profissão. De fato, ela faz bastante diferença para pensar em campanhas únicas e que contem com um fator “uau”, mas vai muito além e nós contamos como é o perfil desse profissional:

  • trabalhar bem em equipe: mesmo que seja autônomo, terá clientes e vai fazer trabalho em conjunto com mais profissionais. É fundamental saber ouvir e expor sua opinião;
  • ser observador: para boas campanhas, é básico analisar e entender seu público;
  • ter potencial de influenciar: seja com seu discurso, seu texto ou seu vídeo, o objetivo é convencer as pessoas da qualidade e relevância do seu material;
  • se adaptar com pouco: nem sempre os orçamentos de campanha serão cheios de dígitos, por isso, é essencial se adequar aos budgets;
  • ser curioso: buscar novas tendências, conceitos e tecnologias faz toda a diferença nessa hora. Moral da história? Nunca se contente com mais do mesmo!

A duração do curso de Publicidade e Propaganda é em torno de quatro anos, para quem opta pelo Bacharelado, e transforma você em um profissional antenado e cheio de conhecimento para se dar bem no mercado. Para manter seu diferencial competitivo, a dica é investir em especialização depois de formado, ler muito e entender sobre o mercado.

Uma dica para ir se acostumando com a área e ganhando mais conhecimento sobre o mundo da Publicidade é acompanhar alguns sites, como o Clube de Criação e o B9!

Quem faz faculdade de Publicidade deve estar atento aos conhecimentos dos professores, participar de workshops e trocar contato com os amigos de sala. Nessa profissão, o networking é fundamental e pode ajudar na hora de conquistar uma vaga de trabalho ou um estágio!

Você já entendeu tudo sobre a área da Publicidade e agora chegou o momento de conhecer melhor suas opções em graduação. Então, entre em contato conosco agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: