Dicas de como escolher uma profissão que seja a sua cara

comoescolherumaprofissao

Dentre as decisões mais importantes que você tomará na sua vida, está a de qual carreira profissional seguir. Eu sei que não é uma tarefa fácil, pois é uma decisão sobre o futuro, mas é justamente por isso que você deve se dedicar ao autoconhecimento e a pesquisar as possibilidades que o mercado oferece para estar o mais seguro possível na hora de fazer sua opção. A dica para saber como escolher uma profissão é analisar os aspectos que você considera mais relevantes em uma carreira. Não sabe por onde começar?

Confira então um lista com os pontos mais importantes a serem considerados na busca de uma carreira que realmente faça você feliz 🙂

Ah! E no fim, você também pode fazer o nosso teste vocacional rápido e descobrir qual o seu perfil! Vamos lá?

Autoconhecimento

Antes de conhecer as possibilidades que o mercado oferece, olhe para si mesmo e busque compreender melhor sua personalidade, quais são seus anseios, afinidades, valores e prioridades. Essas informações são fundamentais para saber como escolher uma profissão, pois ajudam você a definir melhor seu perfil profissional e depois ver em quais carreiras ele se encaixa melhor.

Habilidades

Tente descobrir quais são suas habilidades, aptidões e limitações, para depois cruzá-las com as exigências das carreiras que você tem em vista. Isso o ajudará a ter uma ideia se determinada carreira pode ser ou não promissora para você. Uma dica é pensar nas disciplinas que você mais se destacou na escola. Outra boa forma de fazer esse balanço é elaborar uma lista com seus pontos fortes e fracos. Assim fica mais fácil enxergar suas potencialidades e com base nelas saber como escolher uma profissão.

Teste sua vocação

Se sentir dificuldade em identificar seu perfil e suas habilidades, tente recorrer a algumas ferramentas que possam te ajudar nessa tarefa, como testes de carreira (testes vocacionais, como o Giro das Profissões, âncoras de carreira ou coaching de carreira). Os dois primeiros podem ser feitos gratuitamente pela internet – mas quando acompanhados por um profissional da área, têm um resultado mais apurado. Já no coaching, o acompanhamento de um profissional é imprescindível.

Tour pela prova do Enem

Hora da investigação

Depois de se conhecer melhor, é hora de olhar para fora e vislumbrar as possibilidades. Para isso, você precisará levantar o máximo de informação possível sobre o mercado e as profissões que tem interesse, o que lhe servirá de base para uma decisão mais segura. Pesquise detalhes sobre como é a rotina de trabalho daquele profissional, demandas, faixa salarial, perspectiva de carreira, oportunidades de mercado etc. Além de pesquisar na internet, tente conversar com um profissional da área para entender melhor sua realidade.

Prós e contras

Lembre-se que todas as profissões têm seus prós e contras. Então não foque apenas em conhecer os pontos positivos, procure também saber quais são os negativos. Faça uma lista comparativa entre ambos, avalie se há um bom equilíbrio e se você conseguirá lidar bem com os pontos negativos.

Financeiro X Satisfação

Para muita gente, uma das maiores dificuldades em relação à escolha de uma profissão é decidir se deve optar por uma profissão que ofereça um bom retorno financeiro ou um trabalho com o qual você realmente tenha afinidade, que lhe traga satisfação – não que seja impossível encontrar uma que reúna as duas qualidades. A maioria dos consultores de carreira atenta para o famoso dito popular: dinheiro não traz felicidade. Ao optar apenas pelo dinheiro, é bem provável que o descontentamento com o trabalho apareça mais dia, menos dia. Mas também não dá para viver sem dinheiro, né…. Assim, o ideal é procurar equilibrar essa balança da melhor forma possível.

Profissões do momento

Cuidado ao se deslumbrar com as profissões do momento, pois algumas delas podem estar sujeitas a mudanças em médio ou longo prazos. Por isso tente fazer uma projeção de como estará a área e a profissão quando você estiver saindo da faculdade, o que lhe ajudará a ter uma perspectiva mais realista da carreira.

Conselho

Orientações e sugestões de amigos, familiares e afins são sempre bem-vindas, mas tenha em mente que você deve analisá-las com base nos seus anseios e preferências.

Certo, agora que você sabe como escolher uma profissão que seja a sua cara, faça o nosso teste vocacional a seguir e descubra qual o seu perfil profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados