Conheça a nota de corte de Fisioterapia no Prouni

profissional de fisioterapia e paciente

A faculdade de Fisioterapia está entre as que mais oferece oportunidade no mercado de trabalho. Afinal, o profissional formado na área tem a possibilidade de trabalhar em diversas frentes e instituições ao longo da carreira.

Para ingressar em uma unidade de ensino superior, por outro lado, muitos estudantes dependem de incentivo governamental. Entre eles, o Programa Universidade para Todos (Prouni). Por esse motivo, é fundamental que o futuro acadêmico fique de olho na nota de corte de Fisioterapia no Prouni para elevar as chances de aprovação e, assim, conseguir o diploma sem prejuízo ao orçamento familiar.

Pensando nisso, separamos para você alguns esclarecimentos sobre o tema, além da nota mínima para o Prouni na graduação desejada. Não deixe de conferir!

Fisioterapia e esporte

Qual é a importância da nota de corte no Prouni?

A nota de corte do Prouni é o limite mínimo de pontuação que o aluno precisa alcançar no Enem para conseguir uma bolsa pelo Prouni, no curso e na modalidade de ensino escolhida. Esse limite estabelecido é de extrema importância para a classificação adequada dos candidatos às bolsas de 50% ou 100% e, posteriormente, para a aprovação pelo melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.

Se você deseja ter acesso à instituição superior com esse incentivo financeiro, portanto, deve ter em vista a média calculada para o curso, descobrindo o rendimento mínimo exigido no Enem e conferindo se o seu desempenho é suficiente para a participação no programa.

Conhecer a nota de corte também é fundamental para que você avalie a probabilidade da aprovação nas diferentes instituições e modalidades de ensino. Assim, será possível adaptar as suas prioridades para a seleção e se cadastrar nas opções que são compatíveis com a nota alcançada.

Quais são os critérios utilizados para o seu cálculo?

Por se tratar de um programa nacional, muitos estudantes podem achar que a nota de corte é calculada a partir do desempenho de todos os candidatos inscritos no país, o que não é verdade. Para estabelecer o desempenho mínimo para ingressar na faculdade de Fisioterapia, por exemplo, o sistema do Prouni considera apenas as pessoas que optaram igualmente pelo mesmo curso, turno, modalidade de concorrência (ampla ou por cotas) e campus.

Esse grupo de pessoas, por sua vez, concorrerá entre si para a quantidade de vagas disponíveis e terá a nota de corte correspondente ao desempenho que obtiveram em conjunto.

Vale lembrar que, de acordo com as regras do Prouni, a nota individual para concorrer à bolsa será igual ao cálculo da média aritmética a partir do rendimento alcançado na prova objetiva do Enem e na redação. Para melhor esclarecer, você precisará somar a nota da prova objetiva com a da redação e dividir o resultado por dois.

Qual é a nota de corte do curso de Fisioterapia?

Como visto, a nota de corte de Fisioterapia no Prouni pode variar de acordo com as suas escolhas, especialmente em relação à instituição de ensino. De qualquer forma, a graduação é uma das mais concorridas da área da saúde.

Por isso, é importante se preparar para a prova do Enem e conseguir média acima da nota de corte que geralmente é atribuída.

De acordo com os resultados da edição do Prouni em 2019, a maior nota de corte estabelecida para ampla concorrência em Fisioterapia foi 704,68, enquanto a menor foi 450,66. Para quem concorreu à modalidade de cotas, a maior nota atribuída foi 707,58, enquanto a menor foi 480,92.

Vale lembrar que essas são apenas referências. Para ter ideia mais precisa do desempenho que será exigido de você, é importante acompanhar a página do Prouni próximo ao período de inscrições. Além de conferir uma prévia do corte, você poderá verificar todos os outros requisitos de participação, como renda familiar de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa e média maior que 450 no Enem.

Quais são as alternativas para quem teve nota menor?

Se você, por acaso, obtiver nota menor do que a média necessária para conseguir vaga, a dica é buscar por opções com menor concorrência. Os cursos semipresenciais, por exemplo, costumam ter menor número de inscritos — embora a qualidade do ensino seja a mesma.

Uma alternativa é prestar Prouni no meio do ano ou buscar por instituições com maior número de vagas disponíveis para o programa governamental. Você poderá, ainda, verificar outros incentivos e tipos de bolsa de Fisioterapia.

Atualmente, há diversas alternativas oferecidas para os estudantes pelas próprias faculdades e que auxiliam na conquista do diploma. Para descobrir qual é a melhor opção para você, vale conferir o quiz do Vestibulares, pensado especialmente para os futuros acadêmicos.

Quais faculdades participam do Prouni?

Há diversas instituições para as quais você pode prestar vestibular de Fisioterapia e tentar bolsa pelo Prouni. Entre elas, destacam-se:

As instituições de ensino superior mencionadas são bastante presentes no mercado e oferecem inúmeros diferenciais ao acadêmico, prezando sempre a qualidade do ensino e a preparação eficaz para o mercado de trabalho. Isso sem mencionar que todas elas oferecem o curso no formato semipresencial. Além de ser uma mão na roda para a sua rotina, essa modalidade também costuma ter uma nota de corte menor.

Se os seus objetivos estão alinhados a essa proposta, vale a pena cadastrar a nota mínima faculdade de Fisioterapia em uma das instituições disponíveis para o Prouni.

Não se esqueça de acompanhar sempre a página do programa e também da faculdade desejada para verificar as etapas de participação, bem como os prazos para apresentação de documentos para o Prouni e qualquer orientação específica do processo seletivo.

O Prouni representa uma grande oportunidade para o estudante que depende de incentivo financeiro para concluir a graduação. Por meio dele, é possível contar com abono e conseguir diploma sem prejuízo do orçamento. Se você deseja ter acesso ao benefício, vale a pena ficar de olho da nota de corte, buscar um bom desempenho no exame nacional e conferir alternativas para enfrentar menor concorrência.

É importante lembrar que, se você não atingiu a nota de corte de Fisioterapia para entrar pelo Prouni, ainda há a possibilidade de conseguir bolsa de estudos sem fazer o Enem, por meio de programas da própria faculdade. Descontos e financiamentos estudantis, por exemplo, também podem ser conquistados diretamente com as unidades de ensino de maneira prática e simplificada.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal completar a sua leitura? Confira agora todas as Bolsas de Estudo, Benefícios e Premiações oferecidas pelas instituições de ensino disponíveis no Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.