Confira 8 documentos necessários para bolsa do Prouni

documentos necessários para o prouni

Estudar, fazer a prova do Enem, esperar o resultado e… participar do Prouni! Se você quer ingressar no ensino superior, mas não pode pagar por uma faculdade e descobriu que o Programa Universidade para Todos é uma forma de realizar esse sonho, certamente já se programou para participar do processo seletivo que já teve início neste ano, não é mesmo?

Nesse momento, é comum que surjam inúmeras dúvidas sobre os documentos para o Prouni, prazos e pré-requisitos para conseguir a bolsa de estudos, mas você não precisa se sentir perdido por isso: vamos contar exatamente qual é a documentação exigida e o que fazer para conquistar uma vaga no curso que sempre quis com desconto de até 100% nas mensalidades!

Como funciona o Prouni?

É essencial que você entenda o funcionamento do processo seletivo, afinal, nada pior do que correr o risco de perder a vaga por falta de informação, certo? Então, vamos à explicação! O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa governamental que tem um objetivo único: tornar a educação acessível para pessoas que apresentam baixa renda.

A seleção funciona da seguinte forma: as pessoas que fizeram o Enem no ano anterior e que cumprem todos os critérios estabelecidos pelo programa devem se inscrever no site oficial do Prouni, preenchendo os dados pessoais e as informações de renda e de moradia. É possível disputar bolsas parciais (ou seja, de 50% do valor das mensalidades) e integrais (100%). Nelas, o candidato ainda opta por concorrer por meio de cotas ou de ampla concorrência.

Prouni 2020.1

É muito importante ficar atento ao prazo de participação, pois a inscrição correta é o que garante a entrada na faculdade. As inscrições da primeira edição do Prouni 2020 já ocorreram, tendo sido realizadas de 28 de janeiro até o dia 31 de janeiro.

O resultado foi divulgado no site no dia 4 de fevereiro, e todas as pessoas aprovadas na primeira chamada deveriam se matricular do dia 4 ao dia 11 de fevereiro. Não conseguiu a sua vaga? Não se desespere.

A segunda chamada dessa primeira edição, que serve para preencher as vagas que sobram devido às pessoas que não comprovam todos os dados na matrícula, vai acontecer no dia 18 de fevereiro, com matrículas até o dia 28 do mesmo mês. Aproveite para acompanhar a nota de corte do Prouni para o curso que você escolheu e, assim, analisar melhor as suas chances nessa segunda etapa!

Prouni 2020.2

Já as inscrições da segunda edição, também chamada de Prouni 2020.2, ocorrerão no segundo semestre. Estão previstas para acontecerem do dia 7 a 10 de junho. O resultado sai no dia 14 desse mesmo mês. Assim como a primeira edição, também haverá segunda chamada aqui no dia 28 de junho. Contudo, fica a dica: tenha atenção e acompanhe a publicação do edital, pois o cronograma ainda pode sofrer alterações, está bem?

Quais as exigências do Prouni?

Agora que você já sabe o que é o Prouni e como ele pode ser importante para a conquista do seu diploma de ensino superior, é hora de saber quais são os pré-requisitos para participar da seleção. A primeira exigência é que você tenha feito o Enem no ano anterior e tenha obtido a média mínima necessária. Isto é: a sua nota nas provas objetivas deve ser maior que 450 pontos e acima de zero na redação.

Além disso, há os pré-requisitos socioeconômicos. Portanto, é preciso ter estudado o ensino médio em escolas públicas ou ter sido bolsista integral em escolas particulares. A renda familiar também é levada em consideração: para conquistar uma bolsa integral, a renda por pessoa da família deve ser de até um salário mínimo e meio. Já no caso da bolsa parcial, pode ser de até três salários mínimos.

Apesar de as vagas serem destinadas às pessoas que ainda não concluíram um curso de graduação anteriormente, existem duas exceções. A primeira é para professores da rede pública de ensino, caso queiram cursar Licenciaturas. Eles podem participar do Prouni e não precisam comprovar a escolaridade. A segunda é para pessoas com deficiência.

Qual a lista de documentos obrigatórios para conseguir a bolsa?

Ao usar a nota do Enem no Prouni para conquistar uma vaga no curso superior, é preciso fazer a comprovação dos dados no campus para o qual se inscreveu e, por fim, realizar a sua matrícula na instituição de ensino. Para isso, é importante apresentar os documentos comprobatórios diretamente no setor dedicado a esse fim dentro da faculdade onde vai estudar.

Não sabe quais são os documentos? Sem problemas: a verdade é que realmente é difícil saber todos eles, já que são exigidos documentos pessoais, documentos de renda e até mesmo a documentação do grupo familiar, isto é, das pessoas que moram na mesma casa que você. Pensando em facilitar sua vida, nós trouxemos a lista completa do que levar. Confira agora mesmo!

  • documento de identidade (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, RNE ou Identidade Militar);
  • documento de identidade dos membros da família;
  • comprovante de residência em nome do estudante ou declaração de moradia (podem ser contas de água, luz, telefone, aluguel, entre outros);
  • comprovante de residência dos membros da família ou declaração de moradia;
  • carteira de trabalho para o candidato e membros da família maiores de 18 anos;
  • comprovante de renda do candidato e de membros da família (três contracheques mais recentes);
  • certificado de conclusão do ensino médio;
  • comprovante de escolaridade pública (ou declaração de bolsista na rede particular).

Quais são os documentos necessários em situações especiais?

Existem situações em que há a necessidade de levar alguns documentos específicos para conquistar a bolsa do Prouni. Acompanhe-os a seguir e não perca nenhum detalhe!

Para pessoas com deficiência

As pessoas com alguma deficiência devem apresentar laudo médico que comprovem sua condição. É necessário estar com o código do CID (Classificação Internacional de Doenças) e seguir os termos no artigo 4º do Decreto nº3.298/1999.

Para beneficiados de pensão alimentícia

Caso você receba pensão alimentícia, é preciso apresentar cópia do acordo ou da decisão judicial para comprovar renda.

Para professores de rede de ensino pública da educação básica

Os professores da rede pública da educação básica que desejam voltar à graduação dentro das especificações do Prouni precisam apresentar um comprovante de que exercem a profissão em escolas da rede pública, afinal, é um pré-requisito para que consigam a bolsa.

Para quem tem pai ou mãe ausente no grupo familiar

Essa situação se encaixa, geralmente, quando um dos pais não é presente, a exemplo de separação, divórcio e óbito. Aqui, é necessário apresentar um comprovante ou certidão de uma dessas condições.

Se a ausência for por razão diferente, é preciso que duas pessoas assinem um termo especificando a situação.

Para quem não tem emprego formal

Os autônomos e os profissionais liberais precisam apresentar documentos que comprovem sua situação de trabalho (como declaração de imposto de renda ou guia de recolhimento do INSS). Os comprovantes de renda dos últimos três a seis meses, como extratos bancários, também são necessários.

Para familiares aposentados ou pensionistas

Outra comprovação necessária é de aposentados e de pensionistas. Nessas situações, é preciso apresentar o extrato de pagamento mais recente.

Mais uma dica importante para você: o coordenador do Prouni, da instituição na qual você fará a inscrição, pode solicitar outros documentos que ele julgue serem necessários para comprovar algum dos fatos. Isso pode acontecer com, por exemplo, um certificado de rendimento mais específico.

Depois de tudo isso, deu para perceber que você não pode deixar para separar a documentação do Prouni na última hora, concorda? Portanto, já comece hoje mesmo a se organizar para não ter riscos de esquecer algum documento importante e correr o risco de perder a sua tão sonhada vaga na faculdade.

Curtiu nossas dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Assim, todos os seus amigos que também fizeram o Enem e estão em busca de uma bolsa de estudos poderão se preparar para a matrícula do Prouni!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: