6 filmes sobre Pedagogia que todo vestibulando deve ver

filmes sobre pedagogia

Segundo o Dicionário Houaiss, Pedagogia é a “ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo”. Portanto, se você tem interesse em seguir carreira nessa área ou simplesmente quer saber mais sobre as possibilidades de atuação e a profissão de pedagogo, vale a pena se inspirar em alguns filmes para quem quer ser professor.

Geralmente, as produções são baseadas em histórias reais de pessoas que fizeram a diferença na vida de crianças e jovens por meio da educação. Quer conhecer algumas obras? Veja uma lista de filmes sobre Pedagogia que preparamos para você, vestibulando!

O primeiro aluno da classe

A primeira obra cinematográfica da nossa lista, Front of the class (2008), narra a história de Brad Cohen, um professor estadunidense. Quando criança, Brad sofreu humilhações em casa e na escola porque tinha falas e movimentos involuntários. Consequentemente, não conseguia se adaptar à comunidade.

Foi a mãe dele quem pesquisou os sintomas e descobriu que ele tinha a Síndrome de Tourette, distúrbio neuropsicológico que pode estar associado ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e até a problemas neurológicos mais graves.

O fato é que, quanto mais estressada está a criança ou o jovem, piores ficam os sintomas. Mas o protagonista de O primeiro aluno da classe provou que, com a devida acolhida, é possível superar a Síndrome. Atualmente, Brad Cohen é professor nos Estados Unidos.

Uma lição de vida

Um ator queniano é quem dá vida ao protagonista de The first grader (2010), Kiname Maruge. Um senhor de mais de 80 anos que frequenta uma escola precária na África em meio às crianças. Ele encontra uma professora que o acolhe, mas desafia toda a comunidade local, que não vê com bons olhos essa situação.

Maruge deseja aprender a ler quando recebe uma carta do governo queniano por ter lutado pela independência do seu país. Porém, o desejo do ex-combatente de se alfabetizar encontra muitos desafios.

É claro que estamos falando de mais uma cinebiografia que ressalta o papel do professor pela educação de todos e nos inspira a estudar Pedagogia.

Escritores da liberdade

Com uma trilha sonora incrível e Hilary Swank no papel da professora Erin Gruwell, Freedom writers (2007) arrebata os corações de quem quer fazer vestibular de Pedagogia. Essa professora mudou a vida (de verdade) não de um, mas de uma turma de mais de 150 adolescentes por meio da escrita.

Em uma escola da Califórnia, Erin inicia sua carreira com muita dificuldade, tanto financeira quanto administrativa e didática. A diretora era contra os métodos inovadores que a novata propunha — inclusive o Diário da Liberdade para Escritores, que deu nome ao filme —, os alunos eram marginalizados, e ela era inexperiente.

A professora conseguiu proporcionar experiências incríveis a seus alunos e superar barreiras étnicas e sociais. Um dos melhores filmes sobre Pedagogia que você vai encontrar!

O sorriso de Mona Lisa

Mona Lisa smile (2003) tem nada menos que Julia Roberts no papel principal, o da professora Katherine Watson. A narrativa é ambientada na década de 1950 e mostra que a luta feminista é mais antiga do que se pensa.

Em uma escola supertradicional para mulheres, Watson traz ideias mais liberais, retirando as futuras esposas e mães da passividade e mostrando que elas podem assumir o seu papel social.

Tour pela prova do Enem

O interessante é que a professora tem que enfrentar não só a administração da escola, mas também o preconceito das próprias alunas.

Ao mestre, com carinho

Esse é o filme mais antigo de nossa lista. To Sir, with love foi lançado em 1967 nos Estados Unidos, mas ainda é muito atual quando trata dos desafios dos professores dentro da sala de aula.

O engenheiro E. R. Braithwaite, em quem a obra foi inspirada, resolve dar aulas em uma escola de Londres após ficar desempregado. Ao contrário das histórias que enumeramos até aqui, o personagem de Ao mestre, com carinho não tinha pretensão de ser professor. Ele se tornou um por circunstâncias da vida. Ainda assim, deu conta do recado e continua inspirando gerações.

O menino que descobriu o vento

Nada é clichê em The boy who harnessed the wind, produção britânica de 2019, inspirada na história do jovem malawiano William Kamkwamba. A perspectiva é mais social que a dos outros filmes, pois o personagem (hoje inventor e engenheiro) cria uma turbina eólica para gerar energia na vila onde morava.

Apesar de não focar em um professor, esse é um dos melhores filmes para o vestibular de Pedagogia, porque ressalta o poder que a educação tem na vida das pessoas e na sociedade em geral.

Bônus: Merlí

Nem só com filmes os vestibulandos podem se inspirar. Também há séries sobre Pedagogia que ajudam a entender o dia a dia da escola do ponto de vista do professor.

Um desses exemplos é Merlí Bergeron, um professor de Filosofia da Catalunha que quer ensinar seus alunos a pensar “fora da caixa”. Enquanto cada um dos 40 episódios foca em uma linha de pensamento ou em um filósofo específico, de Aristóteles a Nietzsche, o espectador vê o enredo se desenrolar com conflitos entre os adolescentes: bullying, homossexualidade e desavenças familiares.

Uma obra-prima disponível na Netflix! Se você tem interesse na carreira, não pode deixar de assistar à série.

Ah! Não é necessário cursar Pedagogia ou Letras para se tornar professor. Há várias graduações que dão o título de licenciado e permitem à pessoa dar aulas na educação básica. Veja algumas outras opções:

  • Matemática;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • Química;
  • Educação Especial;
  • Artes Visuais.

Para fazer esse sonho dar certo, é preciso escolher a faculdade perfeita para começar sua jornada da graduação em Pedagogia ou em outra Licenciatura.

Priorize as instituições que facilitam o ingresso e a permanência do estudante no curso, oferecendo bolsas em Pedagogia, mas que também se preocupam com a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho. Você conta com benefícios e diferenciais em todas as faculdades ligadas ao Vestibulares!

Venha estudar com a gente!

Conheça a expertise do grupo de faculdades parceiras do Vestibulares, escolha a faculdade que mais atende às suas necessidades e torne-se o professor que você deseja ser para fazer a diferença na vida de seus alunos.

Gostou de conhecer esses personagens brilhantes da vida real? Se você se inspirou com esses filmes sobre Pedagogia, faça agora mesmo sua inscrição para o vestibular online e comece sua aventura pelo mundo da educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados