Sou de Humanas? Descubra se essa área é a ideal para você

estudante de humanas

Você sabe o que se estuda nos cursos da faculdade de Humanas? Todo mundo faz a brincadeira de que suas graduações passam longe das matérias de Matemática, mas será que é verdade mesmo?

Porém, mais do que saber quais as matérias que serão estudadas, é preciso se identificar com uma de suas graduações e com a carreira que ela pode ajudar a trilhar.

Fazem parte da Faculdade de Humanas os cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Marketing, Ciências Contábeis, Serviço Social, dentre outros. Cada uma deles vai ter uma abordagem humanística, ou seja, trazendo conhecimentos que facilitam a interação das pessoas com os processos e as organizações que elas fazem parte.

Quer saber se Humanas é a área ideal para você? Confira neste post.

O que se estuda na faculdade de Humanas?

Como o próprio nome já entrega, na faculdade de Humanas, o foco é o indivíduo e o seu comportamento de interação com suas diversas áreas da vida. Ou seja, suas relações sociais, profissionais, o produto gerado a partir desses envolvimento e, também, a cultura que é criada ou fortalecida.

Para ficar mais claro, alguns exemplos podem ajudar. No curso de Administração, o foco é a gestão dos recursos humanos e estruturais, garantindo que essa relação seja a mais produtiva possível.

Se você está pensando em fazer o vestibular de Direito, saiba que o objetivo do curso é fazer cumprir a ordem social, resolvendo conflitos entre pessoas ou empresas, seguindo as leis estabelecidas no país ou nas relações internacionais. Ainda assim, é sobre pessoas, certo?

Assim, se você escolher um dos cursos de Humanas, vai estudar matérias que relacionam a cultura, a história, as crenças, os processos e os códigos estabelecidos ao longo dos anos pela humanidade.

É claro que, muitas vezes, conteúdos da área de Exatas também vão fazer parte da grade curricular, como é o caso da Matemática Financeira para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Mas elas serão apenas instrumentos que o profissional pode vir a utilizar no exercício da sua profissão.

Como saber se essa é a área ideal para você?

Sabia que na área de Humanas existem algumas profissões para quem gosta de música? Na Pedagogia ou Letras, muitos profissionais usam esse recurso para desenvolverem seus alunos de forma lúdica e envolvente, por exemplo.

Percebe como os cursos da área de Humanas flertam com todas as áreas de conhecimento? É porque seu principal objeto, os indivíduos, estão em todas elas. Simples assim.

Se você quer saber, portanto, se deve escolher um curso da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, precisa conhecer seus potenciais e afinidades, assim como as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. Algumas considerações que você pode fazer são as seguintes.

  • Quais matérias você mais gosta? História, Geografia, Sociologia e Filosofia estão mais alinhadas com os cursos de Humanas;
  • Quais são os temas e discussões que mais te interessam? Desenvolvimento humano, políticas, engajamento de pessoas e empreendedorismo também estão ligados a área de Ciências Humanas;
  • Gosta de trabalhos e atividades que envolvem a interação com outras pessoas? Isso pode ser uma demonstração das afinidades que você teria com muitas profissões de Humanas, afinal de contas, as relações entre os indivíduos é o seu objeto central;
  • Quais são suas atividades e preferências para a hora do lazer? Estar em contato com pessoas, assistir filmes, documentários, usar redes sociais e ler podem ser indicativos de que você é de Humanas.

Suas habilidades também contam bastante. Ser criativo, comunicativo, saber construir bons argumentos, ser empático, cativante e persuasivo são algumas características que tornam os profissionais da área de Humanas mais bem-sucedidos.

Quais são as principais opções de cursos na área de Humanas?

Entre as opções na área de Humanas, temos algumas que se destacam e, regularmente, são as graduações mais procuradas e disputadas nos vestibulares.

Tour pela prova do Enem

Administração

O curso de Administração é muito promissor, pois habilita o profissional para atuar em diversas áreas dos negócios, como uma carreira em Gestão, na área de Recursos Humanos, no financeiro, nas relações institucionais, na contabilidade e, claro, no setor comercial.

Arquitetura e Urbanismo

No curso de Arquitetura, o profissional é habilitado para projetar e acompanhar a construção de novos espaços, respeitando o melhor formato para as pessoas e seres que habitam o lugar. Ou seja, promovem o equilíbrio na utilização dos ambientes que projetam.

Ciências Contábeis

Habilitam profissionais para fazerem o planejamento e a gerência contábil de pessoas e dos seus negócios. É um curso que também amplia o conhecimento e a visão gestora dos profissionais, por isso, muitos empreendedores e gestores têm essa formação de origem.

Direito

Desenvolve os conhecimentos relacionados às leis que organizam as relações humanas e empresariais em diversos aspectos. O profissional vai ter aulas teóricas e práticas sobre a aplicação de leis e normas jurídicas.

Psicologia

A faculdade de Psicologia forma profissionais capazes de observar e analisar o comportamento humano, propondo tratamentos que envolvem o entendimento dos sentimentos e dos mecanismos mentais e uma mudança de atitudes para resolvê-los.

Pedagogia

Voltada para os profissionais que querem atuar no desenvolvimento da educação básica, nos primeiros anos escolares. Além de trabalhar em sala de aula, os pedagogos também são preparados para compreenderem técnicas de gestão de instituições de ensino e seus desafios.

Marketing

O Marketing é uma área que visa a promoção de ideias e valores de pessoas, negócios ou produtos. Portanto, o aluno do curso é preparado para criar estratégias que permitam aproveitar as oportunidades do mercado e conquistar seus potenciais clientes.

O que considerar na hora de fazer a escolha do seu curso?

Para escolher um curso de Humanas, é preciso considerar que eles exigem dedicação para a leitura de matérias, reflexão sobre as interações humanas e acompanhamento das tendências.

As redes sociais, por exemplo, são um instrumento de trabalho importante para os profissionais de Marketing, mas também trazem percepções e materiais importantes para pedagogos e psicólogos.

Você também pode considerar as oportunidades do mercado de acordo com o segmento que gostaria de atuar. Até mesmo na área de Turismo é possível ser bem-sucedido com uma graduação na área de Humanas.

Companhias Aéreas, por exemplo, contratam psicólogos para seus departamentos de desenvolvimento humano e para ajudar comandantes e tripulação a terem relações de trabalho mais eficientes que, inclusive, podem evitar acidentes fatais.

Percebe como o profissional de Humanas tem um papel fundamental para a sociedade e não é só a média salarial que pode ganhar seu principal interesse? Então, nesse sentido, você também pode considerar seu desejo de ser um agente de mudança, alguém que possa ajudar no desenvolvimento de uma área ou das pessoas que nela interagem, em vez de levar em conta apenas profissões e salários.

Então, se você já está certo e pode falar com orgulho “Sou de Humanas”, o passo seguinte é escolher uma instituição de ensino de qualidade, moderna e que traga outros benefícios, como o acesso ao Canal Conecta para buscar oportunidades de estágio e emprego na sua área de formação.

O que está esperando? Faça a inscrição para o vestibular do curso dos seus sonhos na faculdade ideal para você e comece a construir o seu futuro profissional já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados