Entenda como é a faculdade de Engenharia Civil

entendacomoeafaculdadedeengenhariacivil

Seja por conta da paixão pela área de Exatas ou até mesmo devido ao alto índice de empregabilidade no setor de construção em diversas regiões do país, muitas pessoas têm interesse pela faculdade de Engenharia Civil.

Se você está pensando em fazer esse curso, mas ainda não tem certeza se realmente quer se tornar um engenheiro, é importante conhecer aspectos sobre a graduação e entender o perfil desse profissional. Afinal, existem informações úteis que todo estudante precisa ter antes de escolher a sua graduação.

Não sabe quais informações são essas, nem como fazer a escolha certa? Sem problemas: estamos aqui para ajudar nisso, pois, no artigo de hoje, vamos contar exatamente o que você precisa saber antes de entrar na faculdade de Engenharia Civil. Confira!

Como é a faculdade de Engenharia Civil?

Esse curso, que é de grau Bacharelado, normalmente tem duração de cinco anos. Ao longo desse período, os futuros engenheiros terão um contato intenso com matérias envolvendo cálculos, fórmulas e raciocínio, já que as engenharias em geral são focadas na área de exatas. Por isso, se você é do tipo que ama fazer contas e não sabe viver longe da matemática, já é um bom motivo para se interessar por essa graduação.

Além das disciplinas comuns, existem também aquelas mais específicas para a carreira em Engenharia Civil. Geralmente, elas estão relacionadas às habilidades técnicas e conhecimentos sobre solo, geometria, desenho técnico e o funcionamento de diversos materiais de construção.

Durante a formação, é possível fazer estágios em construtoras ou empresas que precisem do trabalho de engenheiros. Dessa forma, você pode adquirir experiências trabalhando na prática e fazendo networking com outros profissionais da área desde os anos iniciais de faculdade.

Como é a grade curricular do curso?

Por ser destinada a formar engenheiros que vão atuar com a projeção e construção de edifícios, elaboração de plantas e supervisão do trabalho de outros profissionais envolvidos em obras, a faculdade de Engenharia Civil conta tanto aulas teóricas — que são voltadas para o aprendizado de conceitos, legislação e técnicas que deverão ser aplicadas — quanto aulas práticas — que ocorrem em laboratórios e instalações próprias na instituição, permitindo que os alunos consigam aplicar o que foi aprendido em sala de aula.

Assim, a grade curricular do curso abrange aspectos importantes para as diversas formas de atuação, envolvendo conteúdos relacionados a hidráulica, geotecnia e metodologias — que visam o desenvolvimento sustentável, permitindo o crescimento do setor de construção civil e a redução de impactos para o meio ambiente.

Quer saber quais são algumas das disciplinas que fazem parte da vida de um estudante dessa graduação? Nós trouxemos um breve spoiler pra você, veja logo abaixo!

Tour pela prova do Enem
  • Probabilidade e Estatística;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Desenho Técnico para Engenharia Civil;
  • Física Geral e Experimental;
  • Princípios da Engenharia Civil;
  • Química para Engenharia Civil;
  • Geologia Aplicada;
  • Mecânica dos Fluidos;
  • Hidráulica Geral;
  • Transportes;
  • Saneamento Básico;
  • Estática das Estruturas;
  • Fundações;
  • Patologia das Construções;
  • Construções Metálicas e de Madeiras;
  • Construções de Concreto Armado.

Agora que você já sabe como é a grade curricular da Engenharia Civil, talvez algumas dúvidas estejam passando pela sua mente, afinal, será que vale a pena fazer esse curso? Como é o mercado de trabalho para futuros engenheiros? O que é preciso para começar a atuar na área? Se você está se perguntando tudo isso, chegou a hora de descobrir as respostas!

Quais as vantagens de optar pela faculdade de Engenharia Civil?

Além de ser um curso que oferece a possibilidade de aprender a profissão na prática e também de realizar estágios desde os anos iniciais da graduação, outra vantagem da Engenharia Civil é que ela é uma área que sempre tem boas oportunidades no mercado de trabalho, uma vez que existe a constante necessidade de realizar projetos relacionados à estrutura das construções.

Por esse motivo, é possível trabalhar em construtoras, escritórios de engenharia e existe ainda a possibilidade de atuar no setor público. Aliás, outra forma de ter sucesso na carreira é empreendendo dentro da profissão — seja criando sua própria empresa ou prestando consultoria para outros engenheiros.

Para isso, é preciso se formar no curso superior em Engenharia Civil para receber o diploma e se registrar junto ao CREA, que é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Assim, você poderá ir em busca do primeiro emprego na área e prosseguir com os estudos, seja por meio de uma pós-graduação ou de especializações para algum dos ramos dentro da profissão.

Ou seja, se tornar um engenheiro civil permite que você atue num setor que apresenta altos índices de empregabilidade e que está em expansão tanto no Brasil, quanto fora do país. Essa é uma ótima opção para quem pretende morar no exterior ou passar um período de estudos e trabalho em outras partes do mundo.

Qual é o perfil ideal de um estudante de Engenharia Civil?

Gostar da profissão e ter habilidade com cálculos são características essenciais para um futuro estudante dessa área. Mas existem outras qualidades e valores necessários para quem deseja se tornar um engenheiro civil.

É importante entender a responsabilidade de um profissional de engenharia. Isso por que ele é quem vai analisar o espaço onde uma obra será feita, trabalhar diretamente com planejamentos, viabilizar materiais e liderar equipes durante a construção de prédios, estradas e empreendimentos em geral.

Portanto, um bom engenheiro precisa saber lidar com situações do cotidiano, coordenar uma equipe e saber como agir diante de imprevistos. Afinal, fatores climáticos e aspectos urbanos podem interferir em todo o andamento de uma construção.

Além disso, vale a pena se manter em constante atualização. Graças aos avanços tecnológicos, é comum que novas técnicas de engenharia surjam com o passar do tempo e que outros equipamentos sejam criados. Por isso, é importante aprender mais sobre essas novidades do mercado de trabalho, participar de eventos, palestras e workshops da área. Assim, é possível se destacar e construir uma carreira promissora.

Agora que sabe mais sobre a faculdade de Engenharia Civil, chegou o momento de entender por que o vestibular deve ser o seu primeiro passo para uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados