Saiba como cursar a faculdade de Direito com desconto

estudante de direito

O curso de Direito é um das graduações mais concorridas no vestibular. Afinal, a carreira oferece inúmeras oportunidades de atuação no mercado, tanto em cargos públicos quanto em instituições privadas. O advogado formado, ainda, pode atuar como autônomo na defesa do interesse de seus clientes, representando-os face ao Estado e cuidando, por exemplo, de suas relações contratuais.

Por outro lado, arcar com o investimento necessário para conseguir o diploma nem sempre é fácil. A boa notícia é que existem diversos caminhos para fazer faculdade de Direito com desconto e ingressar em instituição superior sem comprometer o orçamento.

Pensando nisso, elencamos algumas dicas que você consiga acesso a esses benefícios. Confira!

Verifique as modalidades de bolsa

Uma das dicas mais importantes para conseguir mensalidade de Direito com desconto é entender as modalidades existentes de bolsa. Desse modo, será possível buscá-las no lugar certo e, também, no momento oportuno. Vale destacar que tais incentivos podem ser integrais ou parciais, ou seja, podem cobrir a mensalidade por inteiro ou em percentuais diversificados.

Além disso, as bolsas podem ser oferecidas tanto por iniciativa pública quanto pela própria instituição de ensino na qual se pretende ingressar. Em geral, esse abono é verificado ao longo do processo seletivo para a entrar na faculdade ou, ainda, no início do curso. Por essa razão, é importante buscar informações sobre as regras específicas e os critérios de admissão em todos os canais possíveis.

Inscreva-se no Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos mais conhecidos incentivos governamentais pensados para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. As bolsas oferecidas podem variar entre 50% e 100%, a depender do enquadramento do aluno nos critérios de seleção.

No entanto, podem concorrer ao abono apenas estudantes que ainda não contam com diploma superior e que demonstram real necessidade da bolsa para a conclusão do ensino. Para tanto, solicita-se a apresentação dos rendimentos familiares. Além disso, é necessário que o acadêmico tenha realizado a prova do Enem e apresente resultado satisfatório ao Prouni, sujeitando a nota à classificação geral para a conquista de vaga.

Verifique se o seu perfil é compatível

Para conseguir ingressar na faculdade de Direito com desconto também é necessário entender se o seu perfil é compatível com os critérios para a concessão de bolsas. Nesse sentido, há oportunidade para a maioria dos estudantes. Ainda assim, é necessário estar atento às especificidades de cada programa para saber em qual deles você tem chances de ser admitido e, portanto, em qual programa deve empenhar esforços.

Há instituições que oferecem benefícios para estudantes que apresentam boas notas ou resultados satisfatórios no vestibular. Outras, exigem comprovação da baixa renda familiar e da impossibilidade de investir no curso. A dica, portanto, é ficar ligado no portal da faculdade de interesse e, também, nas alterações anuais que ocorrem nos programas do Governo.

Tour pela prova do Enem

Confira descontos e bolsas da instituição

Como visto, as iniciativas de descontos e bolsas para a faculdade de Direito podem partir da própria unidade de ensino. Algumas delas, por exemplo, oferecem abono para funcionários da própria organização ou para determinado segmento profissional da instituição.

Desse modo, vale a pena conferir se há na faculdade algum tipo de programa de incentivo à educação e ler todas as regras pertinentes. Em geral, as próprias unidades divulgam o desconto atribuído, com o objetivo de capacitar seus funcionários e elevar o desempenho da equipe. Entretanto, o ideal é consultar o Recursos Humanos para verificar as regras de participação e o valor do benefício na inscrição para o vestibular.

Veja se há convênios em sua empresa

Além do desconto na mensalidade de Direito para funcionários que mantêm relação com a instituição de ensino, há programas de unidades particulares que se estendem às demais companhias a partir de convênios entre faculdade e empresa. A organização para a qual você trabalha, por exemplo, embora não tenha nenhuma relação com a faculdade, pode ter propostas educacionais para arcar com uma parcela dos gastos do colaborador acadêmico.

Uma pessoa que trabalha como recepcionista em escritório de advocacia, por exemplo, pode verificar se a sociedade tem disponível algum abono para escolas de Direito na sua cidade. Nesse caso, será necessário comprovar o vínculo com a empresa conveniada ou, ainda, a relação familiar com o funcionário da organização com convênio. Os descontos, vale destacar, podem chegar a 20% sobre a mensalidade.

Use o conhecimento a seu favor

Outra dica importante para ter acesso aos descontos acadêmicos é utilizar o conhecimento e a facilidade em matérias de Direito a seu favor. Isso porque há diversas bolsas institucionais para quem consegue notas altas no Enem.

Todas as instituições participantes do Portal Vestibulares oferecem a Bolsa Enem para o curso de Direito. Os descontos nas mensalidades podem chegar a 100%.

Sem dúvida, o seu interesse no curso permitirá que você se empenhe em conteúdos importantes para uma boa nota no exame, como as disciplinas do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias — Filosofia, Sociologia e História.

Além do abono para quem teve bom rendimento no vestibular de Direito da faculdade, portanto, é possível negociar com a unidade valores caso sejam apresentados resultados acima da média no Enem. Há, inclusive, faculdades que fixam valores do benefício de modo progressivo, que variam conforme a nota alcançada pelo aluno.

São inúmeros os caminhos que o estudante pode seguir para conseguir fazer uma faculdade de Direito com desconto. Vale a pena estar atento a cada oportunidade, visto que a consolidação de uma carreira na área pode ser extremamente vantajosa. Afinal, são amplas as possibilidades para ingressar e conseguir um emprego pelo profissional do Direito.

Além dos descontos, o futuro acadêmico ainda pode ter acesso a bolsas e financiamentos diretamente com a instituição de ensino escolhida. Embora esses benefícios não cubram o valor total da mensalidade, certamente vão auxiliar na gestão do orçamento do aluno, fazendo com que as parcelas possam ser pagas gradualmente.

Agora que você já conhece todas as possibilidades de desconto, que tal conferir as opções de parcelamentos disponíveis para você? Conheça agora as bolsas de estudo, os benefícios e as premiações oferecidos pelas melhores faculdades particulares do país!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados