Passo a passo: como conseguir um emprego?

pessoas procurando emprego

Assim como escolher a profissão, saber como conseguir um emprego é um tema muito comum na cabeça de quem busca se desenvolver. Afinal, para trilhar uma carreira de sucesso é preciso ter uma oportunidade para mostrar seus talentos.

É verdade, também, que saber como encontrar vagas faz toda a diferença, principalmente em um momento de crise, em que conseguir um emprego pode ser tarefa difícil, com a concorrência ainda mais acirrada.

A boa notícia é que é possível superar esse desafio com algumas estratégias simples:

  • defina um objetivo;
  • procure uma boa oportunidade, mas não seja tão exigente;
  • entenda a capacitação exigida pelo mercado;
  • compreenda seus pontos fracos e fortes;
  • monte um currículo conquistador;
  • saiba onde procurar por vagas.

Vamos conversar melhor sobre cada passo? Confira e aumente suas chances de conseguir um emprego!

Defina um objetivo

O primeiro passo para quem está a procura de um emprego é definir um objetivo. Esse ponto de partida é inegociável, pois é ele que guiará toda a sua busca por uma oportunidade de trabalho que seja adequada ao seu perfil e aos seus planos para a vida profissional.

Se você quer fazer carreira em Gestão, por exemplo, deve buscar vagas relacionadas a essa área e, de preferência, que ofereçam a chance de se desenvolver dentro da empresa, na especialidade que escolheu.

Procure uma boa oportunidade, mas não seja tão exigente

Definir um objetivo e buscar oportunidades dentro da área que deseja fazer carreira é importante. No entanto, principalmente em cenários desafiadores, é essencial ter flexibilidade e estender o leque de possibilidades.

Na prática, isso quer dizer que você deve procurar o que é conveniente para você, mas não ser exigente a ponto de deixar uma vaga interessante de lado apenas porque a oportunidade não é exatamente na área em que deseja atuar, ou porque a empresa não é grande o suficiente.

Seja flexível e analise, com cuidado, cada ocasião que surgir, avaliando possíveis cenários. Em muitos casos, uma vaga que, à primeira vista, não parece tão interessante pode ser a porta de entrada para uma empresa que você gostaria de trabalhar.

É possível, também, que negócios menores ofereçam oportunidades de desenvolvimento que não seriam possíveis em companhias de grande porte. Analise caso a caso e não desperdice as chances que surgem no caminho.

Entenda a capacitação exigida pelo mercado

Além de ter um objetivo definido e ser flexível na hora de buscar vagas, é essencial entender a capacitação exigida pelo mercado. Afinal, de nada adianta buscar oportunidades em determinada área e não cumprir os pré-requisitos básicos para o tipo de vaga que concorre.

Uma vaga em Marketing Digital, por exemplo, geralmente exige o domínio de, pelo menos, o básico a respeito de Search Engine Optimization (SEO). Da mesma forma, certas oportunidades em multinacionais podem pedir que os candidatos tenham inglês fluente.

Por isso, fique sempre de olho em tendências de carreira e nas qualificações exigidas para as vagas que deseja concorrer. Caso não esteja capacitado, invista em cursos e certificações para obter as habilidades e os conhecimentos que precisa para aumentar suas chances ao concorrer com outros candidatos.

Compreenda seus pontos fracos e fortes

Outro passo importante para quem se pergunta como conseguir um emprego é compreender quais são seus pontos fortes e fracos. Isso permite não só escolher vagas alinhadas às suas qualificações, como saber o que precisa trabalhar para fortalecer possíveis gaps na sua formação.

Então, seja honesto e faça uma análise dos seus principais diferenciais como profissional e, também, daqueles pontos que não são tão legais assim.

Com esse perfil em mãos, você sabe que atributos deve valorizar no seu currículo e as áreas que precisa fortalecer, seja por meio de cursos ou, até mesmo, por um trabalho interno.

Precisa melhorar a escrita, por exemplo? Busque conteúdos que ajudem a aprimorar essa habilidade ou faça um curso para resolver a questão.

Monte um currículo conquistador

O currículo, geralmente, é o primeiro contato que o recrutador tem com o candidato a uma vaga. Por isso, é essencial que o documento seja criado de forma a vender suas melhores qualidades e a deixar claro porque a empresa deve chamá-lo para uma entrevista.

Um currículo conquistador deve começar por um objetivo profissional bem definido. Além disso, o documento deve conter um resumo sobre suas principais qualificações, experiências profissionais e habilidades.

Não esqueça, ainda, de colocar informações pessoais, como nome, telefone e e-mail para o recrutador conseguir fazer contato com você sem dificuldades.

É importante, também, não cometer erros comuns ao fazer um currículo, como escorregar no Português ou deixar a objetividade de lado, colocando dados que não são relevantes.

Exagerar ou colocar informações que não são verdadeiras também são pecados mortais. Se você não fala inglês fluentemente, por exemplo, nunca coloque isso no seu currículo. Pode manchar sua reputação.

Saiba onde procurar por vagas

Por fim, a melhor maneira de encontrar um emprego é saber onde procurar por vagas. Redes sociais, como LinkedIn, são um bom ponto de partida, assim como sites de vagas. Além disso, não deixe de falar para sua rede de contatos (amigos, familiares, colegas etc.) que você está em busca de oportunidades.

Boas faculdades também oferecem portais exclusivos de vagas para seus alunos. O Canal Conecta é um exemplo. Perfeito para quem busca uma oportunidade, o site mostra os candidatos mais adequados sempre que uma vaga é publicada. A ferramenta leva em consideração exigências de perfil e qualificação para dar um match ideal e é gratuito pra quem concorre a uma vaga.

Saber como conseguir um emprego é essencial para encurtar sua busca por trabalho e, também, para ter acesso às melhores oportunidades no mercado. Para ter sucesso na jornada pela posição ideal, não deixe de ter objetivos bem definidos, ser flexível em relação às vagas que surgirem e entender a capacitação que o mercado exige.

Também reserve um tempo para entender quais são seus pontos fortes e fracos, criar um currículo matador e, principalmente, saber onde encontrar as melhores vagas do mercado. Ao seguir nosso passo a passo, pode ter certeza que a oportunidade que você busca ficará mais próxima do que imagina!

Gostou das nossas dicas? Então, descubra, agora, qual é o seu perfil profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: