4 fórmulas matemáticas para estudar e arrasar no vestibular

4formulasmatematicasparaestudarearrasarnovestibular

Se você é do time que ama a área de atuação de Humanas, mas não tem a mesma habilidade com as matérias de Exatas, provavelmente já se perguntou o porquê de precisar tanto de fórmulas matemáticas no vestibular, não é mesmo? Mas, ao contrário do que parece, a verdade é que elas, além de muito importantes para o seu desempenho na prova, são fundamentais para a sua vida acadêmica.

Então, pode dar adeus à ideia de chutar todas as questões que envolvem cálculo! Chegou a hora de você entender a importância de todos aqueles números e colocar seus estudos em dia hoje mesmo. Vamos lá?

A importância das fórmulas matemáticas no vestibular

Antes de tudo, vale a pena dar uma segunda chance para a Matemática e entender o quanto ela é importante no momento de prestar vestibular. O que acontece é que o objetivo da prova é analisar se você possui as habilidades e conhecimentos necessários para entrar na faculdade. Por conta disso, ao não responder questões dessa disciplina, você corre o grande risco de não atingir a pontuação necessária para conseguir sua aprovação.

Além disso, dependendo do curso que você pretende fazer, algumas matérias envolvendo cálculos podem estar presentes na grade curricular. Portanto, quanto antes você aprender a resolver questões de Exatas e aplicar as fórmulas mais utilizadas, melhor, principalmente se estiver estudando sozinho para ingressar no ensino superior!

Como a matemática é cobrada nos vestibulares

Uma das dúvidas mais frequentes de quem deseja começar a vida acadêmica e precisa passar pelo vestibular é justamente essa: como a prova vai abordar os conteúdos? Se você já se perguntou isso, agora já pode comemorar, pois nós temos a resposta e vamos contar agora!

A verdade é que a matemática pode ser abordada de duas maneiras diferentes no vestibular: é possível que ela apareça de um jeito teórico, exigindo conceitos, raciocínio e a análise de figuras geométricas. Além disso, há a possibilidade de ela aparecer de uma forma mais prática, que normalmente envolve os cálculos.

Nos dois casos, é essencial que você analise o enunciado, que é o texto introdutório da questão. Pegue essa dica: em muitos casos, todos os dados que serão utilizados na resolução do exercício estão distribuídos no texto! Portanto, vale a pena praticar a interpretação de textos para encontrar esses valores com mais facilidade.

Aliás, há outra coisa passível de ser revelada pela prova: o cálculo que você terá que fazer. No entanto, existe um motivo que faz muitos estudantes não perceberem que a pergunta está entregando pistas para ser resolvida: diversas vezes, essas operações são representadas por algumas palavras que têm significados específicos na matemática.

Quer um exemplo? Anote para não esquecer: a palavra produto, quando está inserida no contexto de um problema matemático, normalmente representa o resultado de uma multiplicação. Sendo assim, o ideal é que você preste muita atenção em todas as informações que são passadas no enunciado para não correr o risco de fazer a operação errada e perder pontos no vestibular.

Fórmulas de matemática mais utilizadas

Agora que você já sabe o quanto é importante estudar a matemática para o ENEM e outros vestibulares, é preciso saber quais são as fórmulas mais importantes para estudar e praticar com frequência. Afinal, não adianta apenas decorar todas aquelas que existem, mas não saber o momento certo de utilizar cada uma delas, concorda?

Porém, não precisa se desesperar: nós vamos ajudar nisso! Fizemos uma seleção das principais fórmulas que você precisa conhecer e entender para arrasar na prova!

1. Áreas de figuras geométricas

Calcular a área de uma superfície é algo comum no dia a dia de algumas profissões, como no caso da Engenharia Civil e da Arquitetura, e esse tipo de cálculo também costuma ser cobrado nas questões do vestibular.

Geralmente, existe uma forma específica para descobrir qual é a área total de cada figura geométrica. Por isso, separamos para você as três mais utilizadas!

Retângulo

A área do retângulo é uma das mais simples de calcular: basta multiplicar a largura da figura, que também pode ser chamada de “base”, pela altura. Um exemplo fácil para você entender é pensar em uma lousa escolar: a parte horizontal dela é a sua base, enquanto a parte vertical é a altura. Assim, temos a seguinte fórmula:

A = b . h

Ah, e um lembrete importante: o quadrado, que é aquela figura geométrica que possui os quatro lados iguais, também é um tipo de retângulo! Por esse motivo, ele deve ser calculado da mesma forma.

Triângulo

A fórmula da área do triângulo é bastante parecida com a do retângulo, mas ela tem uma característica peculiar: a divisão. Isso acontece porque um triângulo é, na verdade, a metade de um retângulo. Fica fácil perceber isso quando você pega uma folha de caderno e a divide na diagonal, sabe?

Por conta disso, a fórmula do triângulo é a seguinte:

A = b . h / 2

Círculo

Se você acha que é impossível calcular a área de uma figura em formato circular, saiba que está enganado! A verdade é que existe uma fórmula própria para isso e ela leva em consideração características diferentes daquelas que são utilizadas no cálculo da maioria das outras figuras geométricas.

É possível encontrar o valor de área de um círculo fazendo a seguinte multiplicação:

A = π . r²

Não entendeu? Tudo bem, nós vamos explicar: o π é uma letra grega que, na matemática, representa o valor arredondado de 3,14. O “r”, por sua vez, é o valor do raio de um círculo. E se você não sabe o que é o raio, não tem problema: ele equivale à metade do diâmetro, que é uma espécie de linha imaginária que divide o círculo ao meio.

Então, assim que encontrar o valor do raio, basta elevá-lo ao quadrado (ou seja: multiplicar o número por ele próprio) e, por fim, multiplicar pelo valor do π.

2. Equação de 2º grau

Deparou com uma equação na prova e não sabe o que fazer? Respire: também existem fórmulas para isso!

A primeira coisa a fazer é entender que uma equação de segundo grau é representada desse jeitinho aqui: y = a.x² + b.x + c. Vale lembrar que onde temos “a”, “b” e “c”, você terá os números, ok?

Encontrando os valores equivalentes a essas constantes, é hora de aplicar tudo isso à Fórmula de Bháskara e, assim, encontrar o valor de delta. É desse jeito aqui:

Δ = b² – 4.a.c

Por fim, basta aplicar o valor de delta encontrado na fórmula abaixo, que vai permitir que você encontre as raízes da equação:

3. Relações trigonométricas

Apesar de a trigonometria ser muito temida, as fórmulas utilizadas para encontrar os valores das razões trigonométricas são simples. Veja abaixo:

Seno = cateto oposto / hipotenusa

Cosseno = cateto adjacente / hipotenusa

Tangente = cateto oposto / cateto adjacente

4. Juros

Sabe quando você faz compras no cartão de crédito e tem juros no parcelamento? A matemática pode ajudar a saber qual é o valor final da compra com essa taxa… e isso também costuma ser exigido no vestibular! A fórmula para saber o valor de juros simples é assim:

J = C . i . t

Nesse caso, o “J” é o valor de juros que você vai precisar descobrir, “C” é o capital, que é a forma como o valor inicial é chamado, “i” é a taxa de juros e o “t” representa o tempo.

Anotou todas as fórmulas? Ótimo, então agora é com você: pratique para conseguir se sair bem em matemática e até mesmo em física, que também pode abordar alguns desses assuntos, aumente suas chances de tirar uma ótima nota no vestibular!

Falando nisso, que tal conferir a importância do vestibular para ter uma carreira de sucesso? Te espero por lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: