Estudar Engenharia Mecânica na Pitágoras: vale a pena?

engenharia mecânica pitágoras

A Engenharia é um dos ramos mais almejados por quem vai prestar vestibular, principalmente pela ótima remuneração que a área traz para os profissionais. Para começar na carreira, a primeira etapa é escolher uma boa faculdade, que seja reconhecida pelo MEC e que tenha um corpo docente qualificado.

Então, que tal ingressar no curso de Engenharia Mecânica na Pitágoras? Essa instituição de ensino iniciou suas atividades em 2000, na cidade de Belo Horizonte. Atualmente, é considerada uma das principais faculdades do país, com oferta de cursos EAD e presencial e com abrangência nacional.

Se o seu sonho é se tornar um engenheiro de sucesso, não deixe de conferir o post para saber mais sobre a faculdade de Engenharia Mecânica na Pitágoras. Boa leitura!

Como é o curso de Engenharia Mecânica na faculdade Pitágoras?

O curso de Engenharia Mecânica na Pitágoras é do tipo Bacharelado e tem duração média de 5 anos, ou seja, 10 semestres. O objetivo é formar profissionais capazes de atuar em sistemas mecânicos. Portanto, é uma faculdade que faz parte da área de Exatas, com grade curricular que contempla disciplinas da Física e da Matemática.

A graduação capacita os profissionais para atuar com diferentes tipos de máquinas. Além disso, durante os estudos, os futuros engenheiros desenvolvem competências e habilidades técnicas que podem ser aplicadas na projeção e no desenvolvimento de várias peças mecânicas, com o uso de tecnologia de ponta.

Como o mercado de trabalho da profissão é concorrido, vale a pena investir em uma instituição de ensino que capacite os estudantes de maneira ampla e qualificada para suprir essa demanda crescente e contínua.

Quais são as matérias ministradas para esse curso?

Quem quer estudar em uma faculdade reconhecida, deve ficar de olho na nota de corte de Engenharia Mecânica, mas, também, na grade curricular. Na Pitágoras, ela é composta por disciplinas voltadas ao ramo de Exatas e por assuntos relacionados à gestão de produção, aos processos industriais e à administração, garantindo uma formação completa.

No início da graduação, são introduzidas as matérias de base, como Química, Física e Matemática. Depois, a estrutura curricular se torna mais específica, abordando conhecimentos às diferentes funções que os engenheiros mecânicos podem exercer.

As principais disciplinas abordadas durante a faculdade de Engenharia Mecânica na Pitágoras são:

  • Metrologia e Controle Geométrico;
  • Resistência dos Materiais;
  • Mecânica Geral Aplicada;
  • Fundição e Processos Siderúrgicos;
  • Máquinas de Fluxo;
  • Processos de Fabricação: Conformação e Soldagem;
  • Transferência de Calor e Massa.

Quais são as modalidades de ensino para Engenharia Mecânica na Pitágoras?

Na Pitágoras, é possível cursar Engenharia Mecânica EAD, na modalidade de ensino semipresencial ou presencial. Cada opção proporciona condições diferentes de adaptação de horários do curso de acordo com o dia a dia dos alunos. No entanto, as duas garantem um excelente nível de conhecimento para os estudantes.

Semipresencial

A faculdade semipresencial tem o objetivo de atender quem busca por flexibilidade, mas não quer abrir mão da experiência do cotidiano em sala de aula, ou para as pessoas que vão cursar uma graduação que conta com aulas práticas, como é o caso da Engenharia Mecânica.

Os alunos têm contato com a equipe especializada da instituição de ensino e, ao mesmo tempo, se beneficiam do ambiente EAD. É preciso ir à faculdade cerca de duas vezes por semana. Com isso, o estudante tem uma liberdade maior para montar os seus horários de acordo com a rotina. Mesmo fora de sala, a interação com professores e colegas continua por meio de canais virtuais.

Tour pela prova do Enem

Presencial

Na modalidade de ensino presencial, a Pitágoras busca propagar e construir o conhecimento seguindo os tradicionais moldes da sala de aula. Quem optar por essa alternativa deve comparecer às dinâmicas e atividades presenciais para desenvolver suas aptidões e fortalecer o caráter profissional.

Além disso, os alunos precisam ir à faculdade de quatro a cinco vezes na semana. Por essa razão, esse tipo é ideal para quem tem uma rotina mais flexível e faz questão de ter a ajuda dos professores e do convívio presencial.

Existe possibilidade de bolsas e descontos na Pitágoras para Engenharia Mecânica?

Se você se interessa por essa área e tem o sonho de estudar em uma excelente instituição de ensino, já deve ter se perguntado qual o valor do curso de Engenharia Mecânica na Pitágoras, certo? As mensalidades são a partir de R$ 429,90*, dependendo de fatores como modalidade escolhida e localização da unidade.

No entanto, é possível diminuir os custos por meio de bolsas de estudos e descontos oferecidos pela faculdade. Na hora de se inscrever no vestibular de Engenharia Mecânica na Pitágoras, vale a pena conferir esses programas. Algumas opções são:

  • Bolsa Enem;
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Transferência;
  • Desconto para servidores públicos e militares;
  • Desconto Pontualidade;
  • Matrícula Antecipada;
  • Convênio Empresa.

Como a Pitágoras se destaca em relação às outras instituições de ensino superior?

O mecanismo de ensino da Pitágoras proporciona diversos benefícios para os alunos, já que fortalece o crescimento intelectual, social e humano dos estudantes, preparando-os para atuar com qualidade no mercado de trabalho. A grade curricular, por exemplo, diminui a distância entre a prática e a teoria.

Canal Conecta

Quem estuda na Pitágoras tem acesso a vantagens exclusivas, como o Canal Conecta, portal gratuito de empregabilidade que abrange todo o Brasil. Ele atua como uma ponte entre o empregador e o estudante, e tem o objetivo de incentivar a busca por capacitação profissional.

Nessa área, quanto mais qualificado, melhores serão as oportunidades no mercado de trabalho. Sabia que a Engenharia Mecânica está entre as Engenharias mais bem-pagas?

Infraestrutura

A Pitágoras está sempre se atualizando com a intenção de preparar o aluno para o mercado de trabalho. Para isso, conta com uma infraestrutura moderna, com:

  • simuladores que possibilitam uma experiência mais próxima da realidade da profissão;
  • laboratórios de ponta;
  • bibliotecas bem equipadas e com todo o material disponível para estudos.

Aula Destaque

Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de ter aulas online com profissionais conceituados da área de Exatas. Na Aula Destaque, os professores que trilharam um ótimo caminho, compartilham toda a sua experiência e conhecimento com os estudantes.

Trilhas de Carreira

O aluno da Pitágoras também conta com acesso exclusivo ao Trilhas de Carreira. Elas consistem em atividades extracurriculares que ajudam a desenvolver habilidades complementares para que ele se torne o profissional que o mercado está em busca.

Estude em uma ótima faculdade!

Agora que já conhece o curso de Engenharia Mecânica na Pitágoras, saiba que essa instituição de ensino é parceira do Vestibulares. Assim, você terá a chance de estudar em uma faculdade renomada e bem-conceituada, com um corpo docente atualizado!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, não perca tempo e inscreva-se no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados