Faculdade semipresencial: é uma boa opção?

faculdadesemipresencial

Os cursos de graduação a distância foram criados para ser uma alternativa mais acessível em relação aos tradicionais presenciais, em termos de investimento e flexibilidade de horários para quem deseja conquistar o diploma do ensino superior. 

A modalidade foi tão bem-aceita que deu origem a um novo formato, a faculdade semipresencial, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2004. Mas você sabe quais as diferenças entre a ela e os cursos de graduação a distância e presencial?

Para que fique mais claro, criamos este post no qual explicamos tudo a você. Aqui, você vai encontrar:

  • a diferença entre a faculdade semipresencial e demais modalidades;
  • as vantagens de uma faculdade semipresencial;
  • as dúvidas frequentes para tirar antes de se inscrever.

Confira as próximas linhas e tenha uma excelente leitura!

Diferença entre a faculdade semipresencial e demais modalidades

Basicamente, a diferença entre os cursos presencial, EAD e semipresencial está na forma como as aulas a distância e presenciais são divididas na carga horária total do curso. No caso da graduação presencial, as aulas devem ser majoritariamente presenciais, porém, a Portaria N° 1.428 do MEC autorizou que até 40% da carga horária seja cumprida em EAD, desde que obedecidos os critérios estipulados. 

A graduação a distância, por sua vez, também tem uma carga horária de atividades presenciais. De acordo com a legislação em EAD, 20% da carga horária total deve ser cumprida de forma presencial (provas, atividades em laboratório, Trabalho de Conclusão de Curso etc.). 

Por fim, a graduação semipresencial é um meio-termo entre as duas anteriores, mesclando aulas a distância e encontros presenciais na grade do curso. As aulas a distância, no entanto, não podem ultrapassar 20% da carga horária total para que o curso seja caracterizado como uma faculdade semipresencial. Porém, a prova final das disciplinas deve obrigatoriamente ser feita de forma presencial.

Já as aulas in loco na graduação semipresencial podem ocorrer uma ou mais vezes durante a semana — conforme o programa da instituição de ensino —, utilizando o mesmo formato de uma aula presencial tradicional ou sendo realizadas por videoconferência em polos de apoio das respectivas instituições, onde os alunos se reúnem sob acompanhamento de uma equipe de tutores que tiram dúvidas e fazem a correção dos exercícios.

Vantagens de uma faculdade semipresencial

A maior vantagem de cursar uma faculdade semipresencial é justamente o fato de poder usufruir dos benefícios oferecidos por ambas as modalidades de ensino, a distância e presencial. As aulas presenciais possibilitam a interação com os professores e os outros alunos, o que permite uma melhor troca de informações e experiências que enriquecem muito as aulas.

Já as aulas a distância permitem mais flexibilidade de horário para estudar, o que facilitará bastante a sua vida, se você tiver que conciliar a faculdade ao trabalho, ao cuidado com os filhos e a outros compromissos. 

Sem a necessidade de ir à faculdade todos os dias, você também economiza tempo e dinheiro que seriam gastos nessa locomoção. Outro benefício é a questão da disponibilidade do conteúdo do curso, que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que você tenha à mão um notebook ou mesmo um smartphone com conexão à internet.

Mas não pense que uma faculdade semipresencial é mais fácil por conta do seu formato. As disciplinas a distância vão exigir de você autodisciplina para estudar sozinho, realizar as atividades e cumprir os cronogramas. Porém, essa experiência faz com que você desenvolva habilidades cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho.

Dúvidas frequentes para tirar antes de se inscrever

Para que fiquem ainda mais claros os benefícios de fazer uma graduação semipresencial, fizemos esta pequena lista para responder às principais dúvidas dos alunos sobre o curso. Acompanhe.

Tour pela prova do Enem

Em quais situações terei contato com os professores?

 Assim como nos cursos presenciais, o contato com os professores é permanente. A principal diferença é que boa parte dessas interações acontecem de forma online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem ― o portal do aluno.

Em primeiro lugar, muitas das aulas são transmitidas ao vivo via internet. Caso você esteja online no horário combinado, poderá assistir às atividades e tirar suas dúvidas e conversar com os demais participantes.

Além disso, poderá procurar o professor a qualquer tempo por meio dos recursos de comunicação presentes no portal do aluno. Entre esses recursos estão mensagens na plataforma, comentários em fóruns ou o bom e velho e-mail. Também, nos horários em que o professor estiver disponível no polo do curso é possível marcar um encontro individual ou fazer ligações telefônicas.

Vale lembrar que você poderá ter mais de um professor-tutor ao mesmo tempo, de acordo com as disciplinas de cada módulo do curso.

Como será o contato com os colegas?

Mesmo sendo uma graduação que acontece em parte a distância, é possível estabelecer pleno contato com seus colegas de turma. Além das plataformas oficiais, as faculdades também estão criando cursos de WhatsApp para que todos possam se comunicar.

Além disso, como é possível que existam trabalhos coletivos, essas interações passar a ser muito mais informais, por meio de grupos de estudo nas redes sociais ou, até mesmo, via aplicativos de mensagem.

Ainda, não podemos nos esquecer de que a quarentena abriu os olhos de muita gente para as interações online, e novos aplicativos começaram a ser utilizados com mais frequência, como é o caso do Skype e, mais recentemente, o Zoom. Ambos possibilitam videoconferências que tornam possível reunir uma boa quantidade de pessoas no ambiente virtual.

Por fim, saindo um pouco da parte técnica, nos cursos semipresenciais é igualmente possível criar sua rede de contatos pessoal e profissional, apesar de um distanciamento maior. O networking na faculdade é superimportante, não apenas para a formação de laços de amizade como, também, para futuros contatos profissionais. Então, invista nisso!

Como serão feitas as provas?

Para que a avaliação seja produtiva, as faculdades investem em um sistema múltiplo, que inclui diversos instrumentos. Então, em primeiro lugar, é preciso entender que no modelo semipresencial o aluno é constantemente avaliado nas disciplinas online, por meio de trabalhos, produções textuais e interações nas plataformas.

As aulas presenciais também podem ser complementadas com atividades avaliativas em diferentes formatos, com prazo para entrega ― como os já citados trabalhos.

Além disso, existem as provas escritas que devem ser realizadas presencialmente e costumam constar no calendário escolar. O formato dessas avaliações é definido pela faculdade, e pode incluir questões de múltipla escolha e/ou dissertativas. 

Há diferença entre o diploma presencial e o semipresencial?

Por fim, essa é uma dúvida das mais importantes. A resposta para ela é NÃO. Visto que os cursos semipresenciais e 100% online são regulamentados pelo MEC, uma das premissas é que o diploma tenha igual validade para sua qualificação profissional.

Inclusive, o antigo preconceito de que cursos a distância tinham qualidade inferior já não faz mais sentido, uma vez que o próprio MEC os incentiva como forma de ampliar o acesso ao ensino superior. Além disso, as plataformas estão cada vez mais modernas e os alunos estão muito mais familiarizados com a tecnologia. Prova disso é a avaliação do MEC que apresenta conceitos iguais ou acima dos cursos tradicionais.

Agora que você já sabe que a faculdade semipresencial é uma opção sem risco para sua graduação, é hora de ingressar no curso dos seus sonhos. Então, não perca mais tempo e inscreva-se já para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados