É possível fazer Engenharia Mecânica na modalidade EAD?

engenharia mecânica ead

Tem facilidade com números, um bom raciocínio lógico e gosta de processos bem-estruturados? Então, o curso de Engenharia Mecânica EAD pode ser uma boa opção para você!

Cursar a habilitação na modalidade EAD semipresencial apresenta alguns benefícios. Principalmente para quem está com a situação financeira apertada ou precisa conciliar estudos com trabalho e, por isso, não tem tempo disponível para a faculdade presencial.

Outra vantagem de investir na Engenharia Mecânica a distância é que o curso e o diploma têm exatamente o mesmo valor para o mercado que o presencial. Se você está na dúvida se é possível fazer Engenharia Mecânica na modalidade EAD, siga com a gente e saiba tudo sobre o assunto!

O que se estuda no curso de Engenharia Mecânica?

Assim como em todo curso que pertence à faculdade de Exatas, a grade de Engenharia Mecânica é repleta de disciplinas técnicas. Os estudantes aprendem nas aulas temas essenciais para melhorar processos fabris e produtivos, planejar, projetar, construir e operar sistemas mecânicos.

As faculdades parceiras do Vestibulares têm grade que contempla eixos como Bases para a Engenharia, Formando o Engenheiro e Preparando para o Futuro. Entre as disciplinas estudadas ao longo dos 5 anos de curso estão:

  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Mecânica Geral;
  • Resistência dos Materiais;
  • Termodinâmica;
  • Controle de Vibrações;
  • Desenho Técnico Mecânico;
  • Elementos de Máquinas.

A grade prepara o futuro engenheiro mecânico para atuar em áreas diversas, como Ciências Térmicas e Fluidos, Projetos e Sistemas Mecânicos, além de Materiais e Processos de Fabricação.

Interessou-se pelas disciplinas de Engenharia Mecânica? Se você pretende ingressar em uma faculdade prestando o vestibular de Engenharia Mecânica ou usando a sua nota no Enem,

No site, você pode avaliar seu nível de conhecimento nas matérias e receber um plano de estudos personalizado sem nenhum custo. Também é possível fazer simulados do Enem, assistir videoaulas e estudar por diversos dispositivos.

Engenharia Mecânica no EAD é mesmo possível?

Assim como Engenharia Civil, o curso de Mecânica também tem um viés bem prático. Aí fica a dúvida: Engenharia Mecânica no EAD é mesmo possível? A resposta é sim!

Os cursos a distância não só são possíveis para todas as modalidades de Engenharia como são confiáveis, promissores e com a qualidade igual à da modalidade presencial.

Não à toa, com a pandemia do coronavírus, muitas faculdades estão investindo nos cursos a distância, principalmente por conta de suas vantagens, como:

  • flexibilidade de horário;
  • mensalidades competitivas;
  • menos tempo com locomoção;
  • conteúdo de qualidade;
  • suporte e interação de qualidade;
  • diploma com o mesmo valor do presencial.

Ou seja, o MEC autoriza e reconhece a modalidade EAD, não fazendo nenhum tipo de distinção em relação aos diplomas do curso presencial, semipresencial e 100% online.

No entanto, para ter certeza de que a instituição de ensino superior oferece curso reconhecido pelo MEC, faça uma busca no site do ministério.

Teste Vocacional Rápido

Quais são as vantagens da Engenharia Mecânica a distância?

Agora que você já sabe que cursar Engenharia Mecânica EAD é possível, deve conhecer algumas vantagens de optar por fazer esse curso nessa modalidade de ensino.

Em geral, os cursos de Engenharia EAD são oferecidos na modalidade semipresencial, como Engenharia Civil EAD e Mecânica. Ou seja, ao optar por fazer o curso a distância, você vai à faculdade de uma a três vezes por semana.

Ao optar por uma faculdade semipresencial, curso EAD que conta com atividades presenciais, você terá equilíbrio ideal entre aulas práticas, teleaulas e atividades pela internet, o que torna a graduação mais versátil e prática. É ideal para quem precisa trabalhar e tem uma rotina mais regrada. Veja alguns benefícios da Engenharia Mecânica a distância:

  • possibilidade de estudar onde e quando quiser;
  • interação com professores e colegas de curso online e offline;
  • chance de montar o próprio horário;
  • disciplinas práticas podem ser feitas presencialmente;
  • apoio de tutores online;
  • acessibilidade para quem trabalha e deseja estudar.

Qual é o diferencial do profissional formado em EAD?

Uma das Engenharias mais bem-pagas, a Mecânica oferece inúmeras possibilidades profissionais. O salário de Engenharia Mecânica é, em média, de R$ 8.342,92*.

Como você pode imaginar, apesar da ampla oferta de vagas, é uma área competitiva, que exige que os candidatos a uma posição não só sejam qualificados como ofereçam diferenciais.

Nesse sentido, o profissional formado em Engenharia Mecânica EAD já sai na frente. Isso porque, apesar de ter a mesma qualificação de quem é formado em cursos presenciais, a flexibilidade do EAD oferece inúmeras oportunidades.

É possível utilizar o tempo da graduação para adquirir mais experiência em atividades presenciais, como oficinas, trabalho e estágios. Além disso, por fazer parte do curso a distância, o futuro engenheiro já se familiariza com ferramentas digitais que, no futuro, serão essenciais para o seu dia a dia de trabalho.

Como a modalidade semipresencial oferece a flexibilidade de ir poucas vezes na semana à faculdade, há a chance de usar esse tempo para se qualificar em áreas como aprendizado de idiomas ou outras habilidades exigidas de um futuro engenheiro mecânico.

Se você quer descobrir quais são as qualificações exigidas para uma vaga na área, acesse agora mesmo o Canal Conecta, um dos parceiros do Vestibulares. Lá você confere oportunidades em Engenharia Mecânica e as qualificações exigidas. Assim, já pode começar a se preparar para o mercado de trabalho desde já! E quando for aluno de uma das instituições ligadas ao Vestibulares, terá facilidades para encontrar as melhores vagas de estágio e emprego nas empresas da sua região.

Aproveite essas oportunidades!

Fazer Engenharia Mecânica EAD é um excelente caminho para quem sempre sonhou em cursar Engenharia, mas não tem tempo a perder. Ao optar por um curso a distância, você tem acesso a um conteúdo de qualidade e um diploma com o mesmo valor do curso presencial.

Além disso, conta com toda a flexibilidade de uma faculdade semipresencial, em que você só precisa comparecer ao polo de ensino poucas vezes na semana. No restante do tempo, pode fazer aulas e interagir com colegas em um ambiente virtual voltado para otimizar o aprendizado.

Acredita que o curso Engenharia Mecânica EAD é o ideal para você? Então não perca mais tempo e dê agora mesmo o passo necessário para a realização desse sonho. Inscreva-se agora mesmo no vestibular online e construa o seu futuro profissional com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.