Se você já fez algum simulado, certamente já percebeu que a frequência do tema desastres naturais no Enem é bastante marcante. Seja abordando assuntos do Brasil ou do mundo, é praticamente certo de que a prova dedicará algumas questões para os problemas ambientais.
Dentro desse nicho de assuntos, alguns são ainda mais frequentes. O efeito estufa, por exemplo, é um deles. E o desmatamento vem logo em seguida, especialmente por ser um assunto intimamente ligado com o Brasil.
Por isso, falaremos a seguir sobre o desmatamento no Brasil e sobre como o tema costuma cair no Enem. Assim, você chegará à prova devidamente preparado e com a bagagem necessária para acertar todas as questões relacionadas a essa questão tão importante. Boa leitura!
O que é desmatamento?
Desmatamento é o ato de remover grandes quantidades de vegetação de uma área, deixando-a descoberta. Ou seja, para ocorrer o desmatamento, é necessário que não aconteça a reposição daquela área devastada.
Quais são as causas do desmatamento?
Muitos fatores podem contribuir para a ocorrência do desmatamento. Os principais deles, no entanto, estão diretamente relacionados à prática humana. Infelizmente, as pessoas são as grandes responsáveis pela situação crítica em que nossas florestas se encontram nos dias atuais.
Um bom exemplo disso, e que pode ser relacionado com a matéria de História no Enem, é a trajetória da Mata Atlântica no período colonial. Vasta, rica em biodiversidade e exuberante nos anos 1500, hoje esse bioma conta com menos de 10% de sua cobertura original.
Algumas das causas para esse problema são:
- a pecuária (já que se desmatam grandes porções de terra para a plantação de pasto e a criação dos animais);
- o agronegócio (para abrir espaço para as plantações, normalmente monoculturas, como a soja);
- a construção de hidrelétricas;
- a extração de minérios;
- o uso da madeira para a construção civil.
Como estudar os impactos do desmatamento?
Agora, veremos algumas das possíveis consequências do desmatamento para a vida na Terra. Conhecê-los é fundamental para que você faça uma boa prova no vestibular e no Enem. Confira!
Mudanças climáticas
As árvores são responsáveis diretas pela regulação do clima no planeta. Elas fazem isso tanto por conta da transpiração — já que uma das propriedades da água é a regulação térmica — quanto pela absorção da luz solar, feita pela fotossíntese.
Por isso, quando retiramos grandes áreas de cobertura vegetal de um local, o clima daquela região sofre impactos de níveis variados. Porém, não é só a região desmatada que sofre esse impacto climático. A Amazônia, por exemplo, regula o ciclo hidrológico de outras regiões do país, como o Sudeste.
Dependendo do nível de desmatamento que atinge a área, os danos podem ser irreversíveis. E, claro, quando o desmatamento ocorre em escala global, os impactos são ainda maiores.
Destruição de ecossistemas
O desmatamento também é responsável pela destruição de ecossistemas, de maneira que também é, por vezes, irreversível. Bons exemplos — que também são muito atuais, por isso devem ser estudados com atenção pelos vestibulandos — ocorrem aqui mesmo, no Brasil.
As queimadas no Pantanal e na Amazônia acontecem há muitos anos, mas intensificaram consideravelmente a partir de 2019. Em certos períodos, a fumaça desses lugares chegou a pontos distantes do Brasil, alarmando a população e mostrando que o problema é realmente maior do que se pensava.
Morte de espécies
Com a destruição do ecossistema, é natural que espécies também sejam dizimadas com os impactos do desmatamento. Além das queimadas, outros fatores, como a desorganização do habitat e a migração forçada de espécies, gerando desequilíbrio nas cadeias alimentares, também contribuem para esse cenário.
Em casos mais graves, o desmatamento pode causar a extinção de animais e plantas. Esse é um cenário desolador para a fauna e a flora de qualquer região desmatada.
Complicações no solo
A erosão do solo é um dos impactos ambientais mais estudados na Biologia e na Geografia. Ela ocorre da seguinte maneira: o solo é composto por diversas camadas, todas elas seguradas pelas raízes das plantas, que ajudam na nutrição, na troca gasosa e no suporte mecânico de todas essas partículas.
Quando retiramos a vegetação do local, todo o solo fica exposto. Com as chuvas e a ação humana, ele se torna cada vez mais enfraquecido, perdendo nutrientes e suas camadas, que são lixiviadas. Esse é um problema tanto ambiental quanto econômico, já que gera impactos negativos também para as lavouras.
Problemas sociais
Por fim, nem só as plantas e os animais sofrem com os impactos do desmatamento. Seres humanos também são vítimas das consequências cruéis dessa prática tão prejudicial à vida na Terra.
Alguns dos exemplos são:
- problemas para as populações indígenas, que sofrem com a perda de suas terras e da sua fonte de sustento;
- desertificação e arenização de regiões como o sertão nordestino, gerando um agravamento no aporte de água na região e prejudicando a vida da população local;
- surgimento de doenças respiratórias relacionadas ao desmatamento em populações próximas às áreas devastadas, como aponta um relatório de agosto de 2020.
Lembrando que esses e outros impactos podem ser estudados de maneira mais aprofundada no site Trilha do Enem, que fornece conteúdo de primeira qualidade para deixá-lo mais próximo de sua tão sonhada vaga.
Qual é a situação do desmatamento no Brasil?
Em primeiro lugar, é sempre importante ressaltar que somos uma nação privilegiada. Estamos em uma localização geográfica que faz com que o Brasil seja um dos países mais ricos em recursos naturais. No entanto, infelizmente essa riqueza não é devidamente respeitada.
Em 2019, por exemplo, a taxa de desmatamento da Amazônia foi a maior de toda a década. No ano seguinte, os números voltaram a crescer, com um aumento de 25% da taxa no segundo semestre de 2020. Isso mostra, então, que o problema não está sendo controlado, mas que está gradativamente se agravando.
Quais são as possíveis soluções para esse problema?
Solucionar o problema do desmatamento é, sem dúvidas, um grande desafio. Algumas das medidas que podem contribuir para uma melhora nesse quadro são:
- implementação de políticas de desenvolvimento sustentável, nas quais a economia não devaste o meio ambiente;
- criação de programas para incentivar a redução do consumo de carne, indústria diretamente ligada ao uso exagerado de recursos naturais e ao desmatamento;
- mudança nas taxas de impostos de produtos do agronegócio, fazendo com que produtos provenientes de áreas desmatadas sejam desvalorizados no mercado;
- concessão de crédito para produtores preocupados com a questão ambiental;
- valorização do microprodutor rural, fazendo com que a agricultura familiar e sustentável ganhe mais força;
- implementação de políticas mais duras de fiscalização e punição para aqueles que desmatarem.
Tenha em mente essas soluções quando for para as suas provas: elas podem ser uma boa ideia para a estruturação da sua proposta de intervenção da redação!
Entenda a importância do tema!
O desmatamento é um tema comumente cobrado no Enem. Conhecer esse problema tão frequente no Brasil é muito importante não só para o vestibular, mas para que possamos nos conscientizar da importância da preservação ambiental para a manutenção da vida no planeta, inclusive a nossa.
Que tal continuar estudando assuntos relacionados a este para as suas provas? Então, saiba como o tema animais em extinção pode cair no Enem!