Recursos naturais: por que esse tópico cai no Enem?

recursos naturais

Alguns temas são mais visados pelo Enem e pelos vestibulares das melhores faculdade do país por causa da sua relevância para a sociedade. Recursos naturais é um desses assuntos com tópicos a serem debatidos de forma interdisciplinar, ou seja, a matéria é passível de cair nas provas em questões de Atualidades e de Ciências da Natureza.

O gerenciamento dessas fontes é preocupação crescente dos governos e no ambiente corporativo, chamando a atenção para debates em voga, como o da sustentabilidade. A relação com as disciplinas de Biologia, História, Química e Geografia são um prato cheio para testar o conhecimento dos alunos do ensino médio.

Continue na leitura para conferir como e por que recursos naturais caem no Enem, a partir dos tópicos a seguir. É uma ótima oportunidade de se preparar para as principais provas que levam você às melhores faculdades do país!

O que são recursos naturais?

Os recursos naturais são elementos encontrados na natureza que suprem a necessidade dos seres vivos, tais como: energia solar, vento, água, madeira, vegetais, animais, minérios, carvão mineral e petróleo.

Vale lembrar que esses dois últimos recursos naturais tiveram ampla utilização na Primeira e na Segunda Revolução Industrial, respectivamente. Isso evidencia a exploração das fontes encontradas no meio ambiente para a produção em massa e para o atendimento a um mercado consumidor com demanda crescente, ainda mais na era da tecnologia.

Assim, desde os primórdios da humanidade, essas fontes da natureza serviram para o homem se vestir e se alimentar, sendo o seu meio de subsistência. Conforme as comunidades foram se formando, com o avanço das cidades e do comércio, as formas de aproveitar a madeira, a luz solar e o vento foram requintadas.

É assim que o Nordeste brasileiro se tornou responsável pela produção de 85% da energia eólica do país. A importância dos animais na indústria têxtil, bem como da água em praticamente todo e qualquer processo industrial, evidenciam o quanto é crucial estudar recursos naturais não só para a nota do Enem, mas para a vida.

Quais são os tipos de recursos naturais?

É possível os classificar os recursos naturais em renováveis e não renováveis. Vento, luz solar, água e madeira pertencem à primeira modalidade porque são repostos ou regenerados pelo meio ambiente. Contudo, vale ressaltar que a velocidade e a forma de exploração empregadas nessas duas últimas fontes pelo homem afetam essa capacidade de reabastecimento.

Recursos naturais não renováveis são finitos ou não têm regeneração em tempo útil para suprir a necessidade humana. Petróleo, carvão mineral e minérios compõem esse rol, tendo alto valor comercial e servindo como commodities, ou seja, na qualidade de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos.

Entre os minérios, podemos citar o ouro, a prata e o ferro. Esse último é amplamente utilizado na produção do aço e na construção civil (estrutura de pontes e prédios) e no setor automobilístico (em navios e automóveis, por exemplo).

Recursos naturais têm valor econômico e impactos em diferentes esferas sociais, como veremos na sequência. A preservação da vida humana e a continuidade do desenvolvimento de empresas e nações em nível global dependem de como essas fontes de riqueza da natureza são administradas. Não deixe essa matéria de fora do seu plano de estudos!

Tour pela prova do Enem

Por que esse tópico cai no Enem?

Citamos as Revoluções Industriais e a exploração dos recursos naturais com a crescente utilização deles conforme o avanço da sociedade. Vale destacar que eles não estão disponíveis de maneira uniforme no território global, razão pela qual são motivo de guerra e conflito entre governos.

Várias comunidades e culturas se desenvolveram a partir das possibilidades que a natureza lhes deu em seus territórios. A rica bacia hidrográfica brasileira, por exemplo, permitiu o avanço de atividades agrícolas no Brasil desde a colonização até a atualidade — hoje nosso país divide com os Estados Unidos a liderança mundial nesse setor. A propósito, foram 240 milhões de toneladas de grãos produzidos em 2019, um recorde nacional.

Recursos naturais são interessantes sob aspectos econômicos, políticos e históricos e não é à toa que caem em questões de Geografia no Enem. A Guerra do Yom Kippur, a crise política no Irã em 1979 e a Guerra do Golfo são exemplos de eventos de magnitude global que só podem ser compreendidos levando em conta os territórios e as reservas de petróleo envolvidas nos conflitos.

Além do mais, até o dispositivo pelo qual você está lendo este post depende da energia elétrica proveniente do aproveitamento da água, entre outras possibilidades. A preservação da vida humana e o atendimento às necessidades de consumo em nível mundial precisam ser bem planejados a fim de evitar a extinção da espécie por exploração desenfreada dos recursos naturais.

Como pode cair no Enem?

Você que objetiva o ingresso nas melhores faculdades do país deve estar atento à interdisciplinaridade do assunto. Assim, além de questões sobre sustentabilidade e composição química dos recursos naturais, talvez o tema seja aplicado em perguntas envolvendo cálculos, por exemplo.

Ainda, o assunto pode ser abordado para tratar das guerras e das disputas territoriais no Oriente Médio — conflitos cheios de interesses políticos que moldaram a cultura da região. Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuwait têm grandes reservas de petróleo e os Estados Unidos exercem influência na região, há tempos de olho no potencial para geração de energia.

Além do mais, o petróleo é tópico central da crise sem precedentes que assola a Venezuela, tema cotado para cair na Redação e nas Atualidades do Enem. No passado, os venezuelanos chegaram a ter 94% da economia nacional dependente desse produto, indo às ruínas com a queda no preço do barril em 2014.

Notou como os recursos naturais não constituem mero assunto de Ciências da Natureza? Eles suscitam discussões em geopolítica, aspectos econômicos e de formação das sociedades, razão pela qual são importantes às mais diversas áreas e matérias, como História, Geografia e Química.

Ainda, levantam temas cruciais como sustentabilidade, ciência e tecnologia, a fim de garantir a sua exploração de forma inteligente e racional, financeiramente viável e com o mínimo de danos ao meio ambiente.

Portanto, como você viu, os recursos naturais são assunto de importância social, e a interdisciplinaridade do tópico é um atrativo para ser contemplado no Enem e nos vestibulares das maiores faculdades do país.

Falando nisso, você já está por dentro dos detalhes do Enem digital 2020? Não deixe de conferir o post e se preparar para o teste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados