A prova de História no Enem talvez seja uma das mais difíceis que você precisará enfrentar. Isso porque a disciplina é extensa e complexa, o que exige raciocínio interdisciplinar sobre os conteúdos. A situação não poderia ser diferente quando o tema é democracia.
Apesar de importante para as provas do Exame Nacional, o conceito tem milhares de anos e também está presente nas disciplinas de Sociologia e Filosofia, uma vez que se relaciona com a forma de organização das sociedades e com a concentração do poder na política. Certamente você já deve ter ouvido falar sobre democracia e tido algumas dúvidas em relação ao conteúdo.
Pensando nisso, e para que você consiga um bom resultado na prova do Enem, separamos para você alguns tópicos explicativos sobre o que é democracia e como ela pode ser cobrada nas questões objetivas. Se liga nas dicas que separamos para você!
O que é democracia?
Democracia pode ser definido como uma forma de organização da sociedade, na qual o poder político é exercido por uma parcela do povo. Isso resulta, em geral, de um sistema de governo que permite a escolha de governantes pela população ou a sua participação direta nas decisões do Estado, o que se denomina cidadania. O conceito de democracia, no entanto, é difícil de definir com precisão quando olhamos para a história da humanidade.
Isso porque ela se concretizou de formas diferentes em cada sociedade. Cada modelo político assumiu formas e graus diferentes de desenvolvimento até os dias de hoje. Na Grécia Antiga, onde a democracia teve seu ponto de partida, estavam excluídos o direito de voto às mulheres, às crianças, às pessoas escravizadas e aos estrangeiros por exemplo. Veremos melhor essa questão a seguir.
O que é necessário existir em uma democracia?
Como vimos, é difícil estabelecer um parâmetro único para entender a democracia. Porém, é possível definir alguns princípios que estão presentes nesse sistema político, tal como conhecemos atualmente.
Entre eles, a liberdade do indivíduo em face do Estado, a liberdade de expressão e de vontade política e a igualdade de direitos políticos, ou seja, a possibilidade de exercer cidadania sem discriminação. Além disso, são elementos da democracia que devem constar no seu plano de estudos para o vestibular:
- direito ao voto;
- busca pela equidade;
- presença de fontes alternativas de informação;
- eleições periódicas;
- acesso à candidatura para cargos políticos;
- prestação de contas públicas pelos órgãos.
Quais são os principais assuntos do momento sobre a democracia?
Para entender como se situa a democracia moderna e como ela se manifesta ao redor do globo, vale a pena conferir as notícias mais recentes que se relacionam com o assunto e se preparar para as provas de História e Sociologia no Enem. Confira dois acontecimentos atuais!
Protestos em Hong Kong
Desde o final de 2019, uma onda de protestos toma conta de Hong Kong. Milhares de pessoas já saíram às ruas em um movimento pró-democracia e contra a intervenção do governo chinês na autonomia e nas liberdades individuais da população, que não são aceitas no restante do país.
Em julho deste ano, no entanto, o governo impôs à ilha uma lei de segurança que permite que a polícia amplie poderes de vigilância, inclusive com acesso a meios de comunicação na internet e escutas. Por ser um tema atual que levanta questões sobre atos atentatórios à democracia, vale a pena se aprofundar sobre o que vem acontecendo em Hong Kong em oposição à China comunista.
Crise na Venezuela
Outro tópico que pode ser cobrado sobre democracia no vestibular ou no Enem é a situação política que tem gerado crise na Venezuela. O país é, há algum tempo, motivo de preocupação internacional por violar Direitos Humanos e colocar em risco o modelo democrático.
Entre as restrições sofridas pela população local, destacam-se a censura à imprensa e a restrição dos serviços de mídias digitais, rádio e televisão. As medidas adotadas pelo governo venezuelano também violam direitos individuais e políticos, entre eles o de expressão.
Não há dúvida de que o tema é complexo, certo? Por isso, vale estudar o contexto em que o país vive por meio de materiais digitais, como canais do YouTube para estudar para o Enem.
Como a democracia pode cair no Enem?
Por ser um conceito extenso, a democracia pode ser cobrada de diversas formas no Enem. Veja as questões que podem cair na prova!
Democracia na Grécia antiga
É superimportante que você entenda o modelo de democracia na Grécia Antiga para a prova. Afinal, é lá que o conceito aparece pela primeira vez como forma de organização política. É fundamental saber, também, quem era considerado cidadão na época e de que forma essa cidadania era exercida na pólis por meio do debate público. Também vale a pena aliar o conteúdo à matéria de Filosofia, buscando pensadores do modelo grego como Aristóteles e Platão.
Entenda melhor sobre Democracia e Cidadania Ateniense através do vídeo desenvolvido pelo Trilha do Enem:
Modelos de democracia
É importante, ainda, que você inclua os modelos de democracia no seu roteiro de estudos. Confira os três principais:
- democracia direta: é a exercida em Atenas na Grécia Antiga, em que os cidadãos atenienses podiam atuar de maneira direta no estado, propondo projetos de lei e votando propostas. Esse tipo de exercício era possível porque apenas uma pequena parcela do povo era considerada cidadã;
- democracia representativa: é o modelo que permite o exercício indireto e universal da cidadania por meio da votação de representantes para o poder Executivo e o Legislativo. Esse tipo de democracia surge no contexto dos sistemas de governo parlamentarista e republicano;
- democracia participativa: situa-se entre a democracia direta e representativa, na qual há a eleição de representantes para os poderes. No entanto, os cidadãos também podem participar diretamente do poder político por meio de plebiscitos e assembleias.
História da democracia no Brasil
Por último, não deixe de lado o estudo sobre a história da democracia no Brasil que, apesar de jovem no nosso país, representou um marco importante para a garantia das liberdades individuais que foram violadas ao longo dos séculos por regimes imperiais e ditatoriais.
Para se sair bem nas questões que passam pelo Brasil, é importante conhecer os sistemas políticos adotados desde a sua descoberta até a Constituição de 1988, que consagrou o Estado de Direito. Lembre-se de que o Enem cobra questões interdisciplinares e contextualizadas. Sendo assim, capriche na interpretação de texto e busque o máximo de referências possíveis em vídeos e outros materiais didáticos.
A democracia é um conceito complexo e, ao mesmo tempo, importante para entender a evolução da organização política nas sociedades ao longo da história. O tema, por outro lado, pode gerar diversas dúvidas. Para conseguir bons resultados nas provas objetivas do Enem ou em possível redação relacionada ao tema, é importante se preparar com antecedência.
Portanto, não deixe de estudar em casa para o exame, de preferência a partir de um roteiro de estudos que alinhe a matéria de História com a de Filosofia e de Sociologia. Sempre que possível, também tenha contato com materiais didáticos sobre democracia pela internet e resolva exercícios já cobrados no exame, ok?
Gostou das nossas dicas? Então, continue se preparando para a prova! Confira 7 podcasts que podem te ajudar a estudar para o Enem!