Descubra os melhores canais do YouTube para estudar para o Enem

canal do youtube

Que a tecnologia é uma forte aliada da educação, todo mundo já sabe. Muita gente tem estudado bastante pela internet, principalmente depois da pandemia do coronavírus e da novidade do Enem Digital 2020. São cursos online, aulas virtuais e, claro, ótimos vídeos que reforçam os conteúdos. Então, em sua opinião, qual é o melhor canal no YouTube para estudar para o Enem?

Ao navegar pela plataforma, você vai encontrar muito material interessante, mas é legal ter dicas de canais confiáveis, não é mesmo? Afinal, você vai precisar dessa segurança para se preparar adequadamente e tirar uma boa nota no exame.

A seguir, temos uma lista com indicações preciosas! Você vai conhecer as principais características dos canais, suas vantagens e diferenciais. Aproveite o que cada um tem de melhor e aprimore o seu plano de estudos Enem com os conteúdos!

Trilha do Enem

O Trilha do Enem é um site completo para se preparar para a prova, mas você sabia que ele também tem um canal no YouTube para estudar Enem? Por lá, você encontra várias aulas de diferentes disciplinas e, também, dicas de estudos. Além disso, sempre são realizadas lives para correção das provas, como você pode conferir abaixo:

O mais legal de tudo é que as videoaulas contam com a participação de grandes nomes do YouTube no quesito educação, como é o caso do Professor Noslen, que também tem o seu canal divulgado aqui, mais adiante na nossa lista! Os materiais ainda contam com tradutores de Libras, deixando o conteúdo mais democrático.

Física Fábris

Se você precisa mandar bem em Física no vestibular, pode ter uma ajudinha com o canal Física Fábris, comandado pelo professor Fabrício Scheffer. Como essa matéria costuma ser um problema para os estudantes, ele decidiu preparar aulas online que facilitam o aprendizado, deixando tudo mais simples.

O canal foi reformulado recentemente e os vídeos são publicados periodicamente com explicações, revisões para provas do Enem, simulados, exercícios, entre outros. No seu curso completo — que abrange ensino médio, vestibulares e Enem —, você pode estudar com mais de 500 videoaulas.

Biologia Total

O professor Paulo Jubilut teve a mesma ideia, mas o seu objetivo é fazer a galera estudar Biologia sem complicações. O Biologia Total é o maior canal da área no Brasil, com quase 2 milhões de inscritos e mais de 300 vídeos já publicados.

Seu propósito é ensinar a ciência da vida de uma forma descontraída e criativa. Por lá, além das explicações divertidas sobre os vários assuntos da Biologia, você também tem revisões de provas do Enem.

reVisão

O reVisão é um canal bastante completo, com quase 500 mil inscritos e mais de 18 milhões de visualizações. O projeto é de uma produtora de conteúdo audiovisual multiplataforma, que visa o entretenimento e a educação, além de utilizar os meios do jornalismo explicativo e do documentário.

Tour pela prova do Enem

O objetivo do trabalho é informar, educar e entreter o público de uma maneira democrática, simplificando temas que reforcem e desenvolvam o diálogo. Por lá, você encontra vídeos sobre História, Literatura, Artes, Atualidades, além de economia, política e até mesmo Química, Física e Biologia. Muita coisa, não é mesmo?

Ferretto Matemática

Os números podem ser um pesadelo para muitos estudantes, bem como o temido raciocínio lógico para o Enem. Se você conhece o canal Ferreto Matemática, entretanto, não tem com o que se preocupar. Os vídeos do professor Ferretto sintetizam todos os conteúdos da matéria e trazem ótimos resumos e revisões.

O segredo das videoaulas são os recursos visuais utilizados para explicar a matéria de uma forma bem didática e descontraída. O canal promete conhecimento elevado em Matemática, desde o nível básico até o superior. Depois dessa dica, certamente você nunca mais vai estudar probabilidade, Fórmula de Bhaskara ou geometria da mesma forma!

Minuto da Terra

Na hora de organizar os estudos para o Enem, também não deixe de considerar o Minuto da Terra, um canal com vídeos curtinhos e divertidos sobre a ciência e tudo o que envolve o nosso planeta e o universo. Já deu para perceber que os assuntos são vastos e que dá para aprender coisas novas em poucos minutos, certo?

Com mais de 55 milhões de visualizações, os vídeos são dublados e têm legendas em Português — isso porque o canal considera os 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil. Além disso, eles têm um selo de qualidade, o Science Vlogs, que garante a confiabilidade e a relevância da informação científica ali compartilhada.

Professor Noslen

Lembra do Professor Noslen, que citamos no início do post? O seu canal já tem quase 3 milhões de inscritos e é o maior do mundo no ensino de Língua Portuguesa. Os vídeos são postados semanalmente, todas as segundas e quintas-feiras, com temas que vão desde gramática até atualidades, Literatura e redação.

As videoaulas são muito divertidas e é impossível assistir aos conteúdos sem dar risada. O intuito é facilitar a aprendizagem e desmistificar a ideia de que Português é difícil. Noslen tem uma boa dose de humor nas suas explicações — principalmente quando se trata de suas paródias muito bem produzidas para fixação de conteúdo.

Nerdologia

Com quase 3 milhões de inscritos, o Nerdologia é um ótimo canal no YouTube para estudar para o Enem. Atila Iamarino e Filipe Figueiredo são os pesquisadores e apresentadores e eles prometem uma “análise científica da cultura nerd”.

Por isso, você pode esperar semanalmente novos vídeos de temas atuais, notícias que saem na mídia e, claro, discussões sobre os filmes e seriados que você gosta de assistir no tempo livre. Acontece que as abordagens são, na verdade, uma aula de ciência, com foco em temas não só de Exatas e Biológicas, mas também de História.

Agora que você já conhece as sugestões da nossa lista de melhor canal no YouTube para estudar para o Enem, que tal montar um plano de estudos que inclua essas opções? É só intercalar as videoaulas com suas leituras e revisões. Além de tornar a rotina menos maçante, com uma pitada de entretenimento, você ainda vai diversificar o seu conhecimento, com maiores chances de mandar bem no exame!

Gostou das dicas e quer mais instruções para estudar? Então, não deixe de baixar o nosso e-book de preparação para o Enem de 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados