Conheça os melhores cursos online para redação no Enem

menina vendo cursos online para redação enem

Não é segredo para ninguém que a nota da redação tem um peso enorme no ingresso para qualquer faculdade por meio do Enem. Por isso aquele estudante esperto reserva um tempo especial em sua rotina de estudos para fazer um curso de redação online!

Com a praticidade dos conteúdos disponibilizados no meio virtual, é possível otimizar o cronograma semanal de estudos e treinar suas redações constantemente, com dicas, métodos e até correções personalizadas, que fazem sua escrita ficar de acordo com os parâmetros do exame.

Para ajudar na “missão nota 1000” da sua redação, selecionamos alguns cursos interessantes:

  • Geekie Games;
  • Prime Cursos;
  • Blog do Enem;
  • Escrever Online;
  • Curso Língua P;
  • Learncafe;
  • Ideal Grátis;
  • Trilha do Enem.

Os cursos online são gratuitos e vão trazer muitos benefícios para o seu desempenho na redação. Além disso, familiarizam o estudante com o ambiente digital, uma vez que hoje temos, inclusive, vestibular online. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

Geekie Games

O site Geekie Games tem um blog que oferece vários conteúdos voltados para a preparação do Enem. Porém, o que mais chama atenção nesse caso é o material que prepararam com carinho para que você possa conquistar uma redação nota mil — um e-book completo sobre o texto dissertativo-argumentativo.

Ao baixar o conteúdo, que é gratuito, você terá acesso a dicas e métodos para conhecer, dominar e escrever uma ótima redação. Além disso, também há exemplos prontos para servir de inspiração e modelo para treinar. Desde a estrutura, da introdução à conclusão, você aprende até alguns tipos de argumentos para poder usar.

Prime Cursos

O Prime Cursos é um site conhecido por oferecer cursos online de forma gratuita. Entre as inúmeras aulas disponibilizadas estão as de redação para o Enem, com dicas sobre estrutura de argumentação, tipologia textual e de como escrever de forma bem fundamentada.

O curso de redação online também ensina análise de texto, leitura, intertextualidade e as temidas mudanças ortográficas. O conteúdo programático é organizado da seguinte forma:

  • entendendo o que é fazer uma redação;
  • estudo de texto;
  • estrutura da argumentação;
  • tipologia e gêneros textuais;
  • análise de texto;
  • leitura;
  • intertextualidade;
  • modalizadores e expressões de estilo;
  • as principais mudanças ortográficas;
  • redigindo um texto;
  • a importância da pontuação;
  • tipologia textual;
  • criando um texto;
  • temas para redações;
  • resumo de dicas para uma boa redação.

Blog do Enem

O Blog do Enem também desenvolve ótimos conteúdos gratuitos para todas as áreas e temas do Enem, com bons planos de estudo. No caso da redação, foi elaborado um curso gratuito específico, abordando os quatro principais passos para atingir a nota 1000:

  • tudo sobre a estrutura da redação;
  • como fazer uma boa introdução;
  • como defender um ponto de vista;
  • técnicas para fazer uma conclusão.

São dicas valiosas de estruturação, mas que também trazem conceitos importantes de gramática, como as classes gramaticais.

Escrever Online

A plataforma Escrever Online é outra ótima opção de curso online de redação, pois permite que os alunos enviem seus textos para serem corrigidos. Assim, além de treinar e aprender, você tem uma chance real de melhorar a escrita por meio de feedbacks qualificados de quem de fato entende do assunto.

A proposta é que a comunidade de alunos e professores seja colaborativa, fazendo com que a troca de conhecimento aconteça de forma eficaz, transformando notas de 560 para 940 pontos (ou mais) na redação do Enem. Sim, é isso o que o Escrever Online promete!

Curso Língua P

O canal do YouTube Língua P também tem um bom curso online de redação, gratuito e com a facilidade de não precisar de inscrição — basta acessar as videoaulas por meio do próprio canal.

O curso é dividido em 13 lições, que abordam todos os conteúdos necessários para o estudante conquistar uma boa nota na redação. As aulas ensinam como compreender o tema corretamente, além de como estruturar as suas ideias de um jeito claro, objetivo e organizado.

Learncafe

O site Learncafe oferece cursos online que ficam disponíveis 24 horas, todos os dias da semana. A plataforma é muito fácil de usar e você ainda ganha um certificado digital ao concluir cada curso: são 5.500 disponíveis, com mais de 190 mil horas/aula de estudo!

Apesar de ser um serviço pago — com uma assinatura de R$ 29,96 —, eles também contam com um plano gratuito de 30 dias, que dá acesso a 4 horas de aula. No caso das dicas de redação para o Enem, você aprende os conceitos primordiais para treinar a escrita. É uma ajudinha a mais para estudar online, não é mesmo?

Ideal Grátis

Como o próprio nome diz, o site Ideal Grátis oferece vários cursos de modo gratuito, incluindo um curso online de redação. A estrutura das aulas é bem simples, bastando você avançar nas páginas, sem a necessidade fazer inscrição ou algo do tipo.

Na grade de temas abordados, podemos citar articulação de ideias, coerência e coesão, como construir parágrafo e outras dicas importantes. É possível interagir por meio de comentários na própria página e ler as mensagens deixadas pelos estudantes que já terminaram as aulas.

Trilha do Enem

Apesar de não ser um site específico para redação, o Trilha do Enem é uma plataforma incrível para avaliar o seu nível e receber planos de estudos personalizados. Afinal, não adianta focar somente a redação e se esquecer do resto, não é verdade?

O melhor de tudo é que o serviço é grátis, e você pode tanto fazer simulados do Enem quanto assistir a videoaulas, estudando por meio de diversos dispositivos e se divertindo enquanto isso! A plataforma calcula o seu desempenho, de modo que você consiga visualizar quanto seria a sua nota no Enem, por exemplo. Além disso, o cálculo é feito por competências e habilidades, guiando os seus estudos de maneira estratégica e pontual.

Agora que você já conhece várias fontes de curso online de redação, já pode começar a estudar para o vestibular sozinho. Basta organizar seu roteiro de estudos e começar o quanto antes a se preparar para o Enem. Lembre-se de que, além dos conteúdos e aulas disponibilizados pela internet, também é importante manter uma rotina disciplinada e, claro, ler bastante e se informar sobre as atualidades, combinado?

Se gostou das dicas que trouxemos de cursos para treinar a escrita, não deixe de conferir o que é proposta de intervenção e como arrasar na redação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: