Redação do Enem: como fazer a conclusão perfeita?

conclusao enem

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é motivo de preocupação para muitos candidatos em fase de preparação. E não é por menos: ela sozinha corresponde a 20% da nota final do estudante. Por isso, vale muito a pena dominar o gênero dissertativo-argumentativo e sua estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão da redação. Essa última parte é como a “cereja do bolo” de um bom texto.

Mesmo que você faça uma ótima produção até ali, o último parágrafo precisa dar conta de retomar suas ideias e gerar uma reflexão no leitor, o que se dá a partir de uma proposta de intervenção. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este texto! Continue a leitura e confira um passo a passo para fazer uma excelente conclusão.

Conheça o peso da nota da redação no Enem

peso da redação do Enem é bastante significativo. Como você deve saber, o Exame é composto por 4 cadernos de questões, além da redação. São eles:

  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Linguagens;
  • Matemática;

Cada caderno gera uma nota própria, assim como a redação. Desse modo, a nota final do candidato no Exame se dá pela média simples entre esses 5 valores. Isso significa que a redação sozinha corresponde a 20% da sua pontuação final. Bastante coisa, não é?

Então, vale muito a pena caprichar na produção do texto. Assim, você estará mais perto de conquistar o diploma de ensino superior, já que o Enem, ao lado dos vestibulares, é a principal porta de acesso à graduação.

Saiba o objetivo da conclusão na redação do Enem

Toda redação precisa de uma conclusão. Afinal, essa é a parte do texto que reafirma tudo o que foi escrito até então, recapitulando pontos-chave e fechando as ideias trabalhadas. Porém, tudo isso deve acontecer dentro de poucas linhas. Portanto, é necessário ser estratégico para que a finalização vá direto ao ponto, sem enrolações.

Além disso, a conclusão da redação do Enem tem uma especificidade: exigir do candidato uma proposta de intervenção para a problemática abordada. Isso mostra que o estudante tem raciocínio crítico e um bom repertório de conhecimentos para atuar ativamente na sociedade.

Por esse e outros motivos, não negligencie o estudo das atualidades do Brasil e do mundo no seu plano de estudos, tudo bem?

conclusao enem

Confira os passos para uma conclusão perfeita

A seguir, veja um passo a passo para se sair bem na conclusão da redação do Enem.

As dicas também serão úteis caso você faça um vestibular online — modalidade de ingresso utilizada por muitas faculdades e que normalmente consiste na produção de um texto. Vamos acompanhar?

Como começar a conclusão?

A primeira frase deve trazer uma conjunção conclusiva, que é elemento fundamental para encadear as ideias ao longo do texto. Com essa partícula, você mostrará ao leitor que, diante do que foi dito até ali (isto é, da apresentação do tema e do seu posicionamento, chamado de tese), é hora de finalizar a argumentação.

Observe algumas conjunções conclusivas:

  • “em vista disso”;
  • “logo”;
  • “portanto”;
  • “desse modo”;
  • “por esse motivo”;
  • “por conseguinte” etc.

Então, insira uma frase que sintetize o tema abordado, retomando a problemática e a sua posição a respeito. Isso faz com que o leitor, ao chegar nessa parte, lembre-se de tudo o que foi dito até então.

Uma boa ideia é utilizar algum elemento ou referência citada na introdução, de modo a fechar o ciclo do texto e mantê-lo coerente.

Tour pela prova do Enem

Como estruturar a conclusão?

Depois de retomar o tema e o seu posicionamento, é hora de desenvolver o raciocínio conclusivo. Nesse momento, tome muito cuidado para se ater ao conteúdo abordado até então: não é mais o momento de inserir novos elementos.

Para não perder nota no Enem por esse motivo, leia e releia o que você escreveu até aqui, de modo a garantir conexão com o tema. Por exemplo, em “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, tema da redação do Enem 2019, foi preciso que todo o texto girasse em torno desse propósito.

Se, na conclusão, você falar de outras produções culturais, como o teatro, poderia levar o texto para outro contexto, o que seria capaz até mesmo de zerar a redação. O erro seria não trazer o foco para o cinema na finalização.

Outro problema frequente na conclusão é o posicionamento exagerado. Você deve sim retomar a sua tese, mas não é porque está concluindo a sua argumentação que você precisa enfatizá-la demais.

Uma dica é evitar generalizações, como “todo mundo”, “qualquer pessoa”, “sempre”, “nunca” etc. Por exemplo: “todos concordamos que(…)”. Pessoas têm ideias diferentes, logo, trazer uma afirmação como essa para a redação afetaria negativamente o resultado.

Como terminar a conclusão?

A proposta de intervenção é o ingrediente-chave para fazer uma boa conclusão no Enem. Você deve pensar em como a situação exposta pode ser solucionada, utilizando os materiais de apoio da proposta, além de seu próprio repertório.

Porém, não precisa se preocupar, ok? Não é necessário pensar em uma solução muito complexa, mas ela deve conter os seguintes elementos:

  • agente — quem é o responsável por executar a ação que vai solucionar o problema;
  • ação — a sua ideia do que deve ser feito;
  • meio — como isso será feito;
  • efeito — a finalidade prevista para essa ação;
  • detalhamento — informações adicionais sobre o processo para essa solução.

conclusao enem

Veja exemplos de conclusões nota 1.000

Em uma rápida busca na internet, você consegue encontrar diversas redações nota 1.000 do Enem.

O próprio site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) organiza todos os anos uma cartilha com as produções que mais despertaram atenção dos avaliadores, justamente para ajudar na preparação dos novos candidatos.

Olhe só um exemplo de conclusão que teve nota máxima!

  • “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” (2021), por Fernanda Quaresma:

“Portanto (conjunção conclusiva), ao entender que a falta de cidadania gerada pela invisibilidade do não registro está diretamente ligada à exclusão social, é tempo de combater esse grave problema (retomada da tese). Assim, cabe ao Poder Executivo Federal (…), ampliar o acesso aos cartórios de registro civil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil, o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas (…) além de instruções para realizar o processo (proposta de solução), a fim de mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação.”

Veja que, nessa conclusão, aparecem aqueles elementos da proposta de solução de que falamos. Observe:

  • agente — o Poder Executivo Federal;
  • ação — melhorar o índice de registros civis (subentendido);
  • meio — ampliar o acesso aos cartórios e dar instruções sobre o processo;
  • efeito — mitigar as desigualdades;
  • detalhamento — criação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil e campanhas.

Comece a sua preparação!

Com as informações do post, você já sabe como fazer uma boa conclusão na redação do Enem. Ela exige alguns elementos fundamentais para que a avaliação da banca seja positiva. Por isso, utilize as dicas acima e treine bastante! Assim, você conseguirá uma boa nota e poderá conquistar a sua vaga no ensino superior.

Se já está com o boletim do Enem em mãos ou se prefere fazer o vestibular online, inscreva-se já nas nossas faculdades parceiras e veja quais cursos mais combinam com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados