Conheça as 5 competências do Enem e arrase na redação!

estudante analisando competências do enem para redação

O objetivo do Exame Nacional do Ensino Médio é promover uma avaliação dos conhecimentos gerais dos participantes, certo? Por isso, se você vai fazer as provas, saber quais são as competências do Enem faz toda a diferença na hora de elaborar a redação.

É preciso trabalhá-las para que você consiga ter um bom desempenho na organização das suas ideias e na transcrição delas para o papel. Desse modo, alcançará uma boa pontuação, que ajudará a aumentar a sua nota geral. Afinal, na redação do Enem, o candidato é avaliado em seis diferentes níveis.

Quer saber mais sobre esse assunto para arrasar em sua redação? Então, continue lendo e entenda como é feita a avaliação de desempenho, quais são as competências cobradas e de que maneira você pode se preparar para atendê-las e se dar bem!

Quais os 6 níveis de desempenho para avaliar as redações do Enem?

A redação do Enem tem um peso muito grande na pontuação geral do participante. Por isso, além de estudar todas as matérias que caem nesse exame, você precisa trabalhar a escrita, a argumentação e a defesa de ponto de vista. Essas são algumas das competências do Enem avaliadas pelos organizadores da prova.

Isso porque a avaliação de um participante não é feita por meio da análise generalizada da redação. Na verdade, os avaliadores focam essas competências, e cada uma delas recebe uma pontuação diferente, de acordo com o nível de desempenho do indivíduo.

Existem seis níveis diferentes de desempenho que conferem uma determinada quantidade de pontos, partindo de 0 até 200. Assim, sendo cinco competências avaliadas, aquele que consegue a nota máxima em todas elas têm a tão almejada redação nota 1.000.

Veja, a seguir, o que faz um participante ser classificado com um determinado nível de desempenho:

  • 200 pontos: o participante que atinge 200 pontos apresentou excelência em todas as competências avaliadas;
  • 160 pontos: o participante apresentou um desempenho muito bom, no entanto, cometeu pequenas falhas em alguns detalhes;
  • 120 pontos: o participante apresentou um desempenho mediano, com algumas inadequações na escrita e na argumentação;
  • 80 pontos: o participante não demonstrou um bom domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, e o seu texto teve inconstâncias, contradições, inadequações e outros erros;
  • 40 pontos: o participante demonstrou domínio muito precário da escrita formal da Língua Portuguesa e do estilo dissertativo-argumentativo. As informações estavam incoerentes, suas articulações foram precárias, e as propostas, muito vagas ou fugindo ao tema;
  • 0 ponto: o participante teve um desempenho insuficiente em todas as competências do Enem para redação.

Quais são as 5 competências do Enem para a redação?

Conforme você viu, a avaliação da redação é feita considerando diversos aspectos a fim de classificar o candidatado em um nível de desempenho específico. É por isso que você precisa entender o que são as competências do Enem e de que maneira elas impactam o seu desempenho no exame. A seguir mostramos quais são elas e o que é avaliado.

1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa

Na avaliação dessa competência, os organizadores verificam se o participante elaborou a redação respeitando as regras de escrita formal da Língua Portuguesa. São verificados aspectos como:

  • ortografia;
  • acentuação;
  • uso de maiúsculo e de minúsculo;
  • hifenização;
  • separação silábica;
  • concordância;
  • pontuação;
  • crase;
  • regência;
  • paralelismo;
  • uso de pronomes.

2. Compreensão e adequação ao tema

Nessa segunda competência, basicamente, os avaliadores verificarão se o participante não fugiu ao tema proposto. São analisadas as suas habilidades de leitura e de desenvolvimento de textos, verifica-se se o candidato compreendeu a proposta e se a redação está organizada e delimitada ao assunto.

3. Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista

A redação do Enem deve ser feita seguindo o estilo dissertativo-argumentativo. Sendo assim, o participante precisa saber como selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, opiniões e fatos disponibilizados. É verificada sua capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista, a justificação deles e a aceitabilidade das ideias.

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos

Um bom texto apresenta uma sequência coerente e relação entre frases e parágrafos, sendo que é necessário utilizar conjunções, preposições, locuções adverbiais e advérbios para fazer essa coesão. Portanto, o candidato precisa dominar esses recursos e saber como utilizá-los para estabelecer uma relação entre as ideias.

5. Respeito aos Direitos Humanos

A conclusão da redação é feita por meio da apresentação de uma proposta de intervenção que contribua para solucionar o problema abordado. Mas ela precisa respeitar os Direitos Humanos, então, essa também é uma das competências do Enem. O participante precisa demonstrar seu preparo para o bom exercício da cidadania.

Como se preparar para atender às competências do Enem?

Agora você já sabe quais são as competências do Enem e os critérios de avaliação de um participante, certo? Então, vamos explicar de que maneira você pode se preparar para atender a essas exigências e alcançar uma boa pontuação. Veja nossas dicas!

Conheça as regras da nova ortografia

O novo acordo ortográfico entrou oficialmente em vigor em 2016, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ele. Para que você não cometa erros dessa natureza em sua redação, é fundamental que estude as novas regras, veja exemplos de aplicação e realize exercícios para fixar esse conhecimento.

No site Trilha do Enem, você pode fazer um teste para descobrir qual é o seu nível de domínio da Língua Portuguesa e de outras matérias do exame, a fim de direcionar melhor os seus estudos. Além disso, é sugerido um roteiro de acordo com o seu desempenho. Assim, você trabalha as matérias nas quais demonstra um pouco mais de dificuldade.

Pratique a interpretação de texto

Basicamente, toda a prova do Enem depende muito da interpretação de textos, e isso não é diferente com a redação. Serão apresentadas algumas informações para que você pense em seus argumentos, sendo fundamental entender corretamente do que elas estão tratando e qual a mensagem que transmitem. Assim, poderá construir a sua argumentação de forma sólida e coerente.

Estimule o pensamento crítico

Para que você tenha uma opinião e consiga defendê-la, deve pensar por si mesmo — algo possível se você estimula o seu pensamento crítico. Isso significa analisar as informações que chegam até você por diferentes aspectos e pensar bem suas consequências. Desse modo, conseguirá desenvolver excelentes estratégias para a redação.

Leia constantemente

A leitura constante de diferentes materiais contribui de diversas formas para você trabalhar as competências do Enem. Afinal, ao ler, você:

  • trabalha a interpretação de textos;
  • assimila dados e informações;
  • enriquece seu vocabulário;
  • verifica a estrutura correta das frases e das orações;
  • aprende a trabalhar a coesão;
  • conhece a escrita correta das palavras.

Não é necessário ler apenas conteúdos acadêmicos, trabalhos científicos ou outros materiais complexos. Você pode fazer a leitura de notícias, de artigos e de livros, apenas tendo o cuidado de optar por fontes que respeitem a norma culta da língua.

Exercite o pensamento de coletividade

Conforme explicamos, entre as principais competências do Enem está o respeito aos Direitos Humanos na proposta de intervenção ao problema apresentado. Portanto, você deve exercitar o pensamento de coletividade, o que significa procurar soluções que estejam adequadas à sociedade de um modo geral, evitando o pensamento egoísta ou restrito a grupos seletos.

Não é impossível alcançar uma boa pontuação na redação: você apenas precisa trabalhar as competências do Enem para alcançar um bom desempenho. Preparando-se adequadamente, quem sabe você também não consegue a tão almejada nota 1.000 para destacar-se ainda mais e ter boas oportunidades!

Quer mais algumas dicas para se dar bem na redação do Enem? Então, veja como melhorar a sua escrita de uma vez por todas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: