O que é o certificado parcial do Encceja e como funciona?

certificado parcial encceja

Terminar os estudos da educação básica e entrar na faculdade é o sonho de milhões de brasileiros. Se este é seu caso, saiba que há alguns anos o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) oferece essa possibilidade.

O Encceja é uma prova do Ministério da Educação (MEC) que oferece certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio a pessoas que não conseguiram terminar esses ciclos em idade escolar.

O exame é organizado e aplicado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)*, de forma gratuita, em mais de 600 municípios, oferecendo certificados integrais e parciais. Mas qual é a diferença entre o certificado Encceja e o certificado parcial Encceja

Para responder a essa pergunta, elaboramos este artigo com várias informações úteis para que você comece a se preparar o quanto antes para o exame. Vem com a gente!

O que é o certificado parcial Encceja?

Podemos dizer que as provas do Encceja são desafiadoras, por isso, os estudantes precisam estar bem-preparados, se quiserem passar em todas as competências de primeira e obter os certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

Pensando nisso, o MEC oferece dois tipos de documentos:

  • certificado parcial Encceja;
  • diploma de conclusão de curso (ensinos fundamental e médio, separadamente).

O diploma de conclusão é disponibilizado se o participante do exame obteve a pontuação mínima para a aprovação em cada área do conhecimento (100 pontos) e na redação (5 pontos ― essencial para aprovação em Linguagens).

Já o certificado parcial Encceja, é uma chance de aproximar do término dos estudos os participantes que conseguiram alcançar as pontuações para aprovação em um ou mais eixos do conhecimento, mas não em todas as provas.

Também chamado de declaração parcial de proficiência do Encceja, esse documento permite que, ao tentar obter o diploma na próxima edição do exame, o participante elimine as disciplinas nas quais já passou. Então, será necessário fazer a inscrição do Encceja apenas nas disciplinas que faltam.

Por que vale a pena pegar o certificado parcial Encceja?

Quando alguém não alcança o resultado esperado em uma prova importante, é muito comum que acabe se desmotivando a tentar de novo, não é mesmo? Como estamos falando da educação de jovens e adultos, ter que refazer todo o exame pode ser complicado para algumas pessoas, especialmente por conta da rotina da vida pessoal e do trabalho.

Então, a declaração parcial permite que, na próxima tentativa, a prova fique mais “fácil” e menos cansativa, uma vez que será preciso cumprir apenas as competências faltantes. Logo, você poderá organizar melhor a sua rotina de estudos

Vale lembrar que o certificado parcial do ensino médio ganha ainda mais importância, pois o Encceja, segue um estilo muito parecido ao do Enem, cobrando, inclusive, competências e habilidades similares. 

Então, você não precisa interromper os estudos para o Enem porque ainda não pegou o certificado do Encceja. Pelo contrário, pode, sim, unificá-los.

Como solicitar a declaração?

Quem emite o certificado parcial Encceja são as mesmas instituições certificadoras escolhidas na hora da inscrição ― secretarias estaduais de educação e institutos federais que firmaram o Termo de Adesão ao Encceja junto ao Inep.

O processo de solicitação do certificado parcial Encceja depende de cada instituição e pode ser feito via internet ou pessoalmente. A lista com as 383 instituições certificadoras está no edital do exame.

banner calculadora bolsa enem

Então, uma boa dica é conferir aquelas que estejam mais próximas do seu endereço, antes de preencher a inscrição. Caso contrário, o processo de certificação será um pouco mais complicado.

O passo a passo para obter a declaração parcial é o seguinte:

  • confirme com a instituição certificadora quais são os documentos exigidos, fazendo seu login no site ou entrando em contato;
  • verifique se o processo é presencial ou online;
  • reúna os documentos exigidos ― em geral, RG, CPF e boletim de desempenho (que você consegue na página do participante do Encceja).
  • vá até a instituição ou preencha a requisição via internet;
  • após a entrega dos documentos ou do preenchimento da requisição online, você receberá um protocolo que deve ser guardado;
  • aguarde o prazo estipulado para recebimento do certificado.

Como estudar para o Encceja?

Muito bem, chegando até aqui, você já entendeu o que é e como obter o certificado parcial Encceja! Agora, vamos dar dicas rápidas para você se preparar para as provas, especialmente se for estudar sozinho. Olha só.

Entenda a estrutura das provas

As provas do Encceja são divididas em quatro áreas do conhecimento, também chamadas de eixos, mais uma redação com texto dissertativo-argumentativo sobre temas da atualidade. Cada avaliação contém 30 questões objetivas. Veja como fica a estrutura, abaixo.

Ensino fundamental

  • 1ª Prova: Ciências Naturais;
  • 2ª prova: Matemática;
  • 3ª prova: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • 4ª prova: História e Geografia.

Ensino médio

  • 1ª Prova: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 2ª prova: Matemática e suas Tecnologias;
  • 3ª prova: Linguagens, códigos e suas Tecnologias;
  • 4ª prova: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Crie um cronograma de estudos

Para que você desenvolva as melhores técnicas de estudo, precisa começar a estudar bem antes do exame, seguindo um cronograma de estudos eficaz

Você precisa organizar as matérias e o tempo dedicado a cada uma de acordo com sua dificuldade, o que significa destinar mais tempo para as disciplinas que são mais “cabeludas” para você.

Divida seu cronograma em períodos de 50 minutos para cada parte do estudo e separe entre leituras, consumo de conteúdos em vídeo e áudio, bem como a prática de exercícios. Ah, e não se esqueça das pausas! Elas são fundamentais para a fixação dos conteúdos.

Faça simulados e pratique a redação

Toda prova de vestibular exige treino. Então, visite as edições anteriores do Encceja e observe o estilo das perguntas e da redação. A partir daí, treine com esses simulados para você mensurar o tempo necessário em cada etapa e, claro, descobrir o que é mais desafiador.

Aliás, o Inep disponibiliza gratuitamente os Livros do Estudante, que apresentam todos os conteúdos pedidos e dão várias orientações sobre o exame.

Com o certificado Encceja posso fazer o Enem?

O principal benefício do Encceja é que essa certificação abre as portas para sua entrada no ensino superior principalmente porque autoriza você a prestar o Enem, o qual pode ser utilizado com os seguintes objetivos:

  • ingressar no Sisu, que oferece vagas em universidades públicas por meio da nota do Enem;
  • utilizar sua nota para complementar ou substituir a nota do vestibular em instituições particulares;
  • participar do programa de bolsas de estudos do Governo Federal, Universidade para Todos (Prouni);
  • participar da seleção do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), também do Governo Federal;
  • conseguir bolsas de estudos e descontos em faculdades particulares que usam a nota do Enem como critério.

Aumente as suas chances de ingressar no ensino superior!

Como você viu, é preciso se preparar bastante para o Enem que, como dissemos, é bem mais complexo que o Encceja. Sempre feito de maneira interdisciplinar e contextualizada, um dos maiores desafios é relacionar os conhecimentos de forma lógica, analisando o cenário do que se aprende no ensino médio com a realidade do mundo.

Para tanto, você precisa ter um plano de estudos ideal e contar com quem entende do assunto. Continue visitando o nosso blog, pois há inúmeros conteúdos e, alguns, com exercícios focados no exame.

Encceja e Enem abrem as portas para o futuro de milhões de brasileiros, e uma dessas oportunidades é ter uma bolsa de estudos para concluir a graduação. Que tal aproveitar essas chances e descobrir como ganhar desconto em faculdade particular?

*Inep

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.