Confira o passo a passo para pegar o certificado do Encceja!

estudante feliz pois pegou o certificado do encceja

Pode parecer clichê, mas a frase “nunca é tarde para aprender” jamais fez tanto sentido quanto agora! Hoje, existem vários caminhos para quem deseja terminar os estudos, tornando o sonho da faculdade possível. Um deles é saber como pegar o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Se quer dar continuidade à formação acadêmica para conseguir uma carreira mais promissora, vale a pena conferir o passo a passo que preparamos para você adquirir o seu certificado. Confira!

O que é o certificado do Encceja?

Bom, para começar, é importante saber o que, de fato, é a prova do Encceja. Ela é um exame gratuito e voluntário, que serve para certificar o ensino de pessoas que, por algum motivo, não conseguiram concluir a educação básica na idade recomendada.

A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Essa instituição é, então, responsável por aplicar e corrigir as provas, bem como publicar os resultados e enviá-los às instituições certificadoras — como veremos adiante.

Existe uma prova para cada nível de ensino, com questões objetivas e uma redação. Para o ensino fundamental, por exemplo, são oferecidas questões que abrangem:

  • Ciências Naturais;
  • História;
  • Geografia;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol);
  • Artes;
  • Educação Física.

Para garantir o seu diploma de ensino médio, serão encontradas questões que testam conhecimentos em:

Para que você consiga o certificado, é preciso ter nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva, além de 5 pontos na sua redação. Porém, ainda é possível ter uma certificação parcial de proficiência, caso a pontuação não seja alcançada, mas haja aprovação em uma ou mais disciplinas. Com essa declaração, você fica liberado do que já conquistou na próxima edição do exame!

Quem emite o certificado do Encceja?

Outro ponto importante é saber quem emite esse certificado. Ao contrário do que muitos pensam, não é o próprio MEC o responsável pela emissão do documento, mas as secretarias estaduais de educação. Além delas, alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) também podem entregar a certificação.

Contudo, há uma pequena diferença entre as instituições. As secretarias emitem diplomas totais e declarações parciais para quem fez a prova do ensino fundamental e médio. Já os IFETs emitem os certificados apenas para o ensino médio. Como explicamos, o Inep apenas repassa as notas para esses locais, que são os reais responsáveis pela emissão. Você pode conferir a lista de endereços e demais informações pelo próprio site do Encceja.

Como pegar o certificado do Encceja?

Agora que você já sabe mais detalhes sobre a prova, chegou a hora de descobrir o passo a passo para pegar seu certificado. Vamos lá!

Tour pela prova do Enem

Verifique se tirou as notas mínimas

Para ter seu certificado total ou parcial, é preciso antes saber qual foi sua pontuação. Para isso, acesse a página do participante e digite seus dados, como CPF e senha. Depois, na lateral, você verá a opção de resultado da prova, bastando clicar sobre ela. Lá estarão as suas notas!

Se você obtiver mais de 100 pontos em cada uma das disciplinas e uma nota maior ou igual a 5 na sua redação, é hora de comemorar, afinal, você passou e já pode retirar seu certificado do Encceja! Entretanto, se faltou chegar lá em algum eixo, você pode pedir a declaração parcial sobre a qual explicamos anteriormente e fazer o exame novamente apenas para finalizar o que ficou faltando.

Reúna os documentos necessários

Com as suas notas em mãos, é hora de correr atrás da documentação. Os documentos requeridos para pegar sua certificação são:

  • seu RG;
  • seu CPF — cópia e original;
  • seu boletim, que pode ser tirado na mesma página em que você conferiu a pontuação.

Ainda vale confirmar com antecedência na unidade certificadora se mais algum material é necessário, combinado?

Encontre a sua instituição certificadora

Com os documentos em mãos, procure a sua instituição certificadora — aquela que você escolheu no ato da inscrição no Encceja. Se preciso for, entre em contato por telefone para confirmar horários de funcionamento ou para saber se a unidade oferece emissão de certificado online.

Outro ponto fundamental é buscar a certificação emitida no prazo correto. Portanto, verifique e respeite a data comunicada pela instituição certificadora para buscar o seu documento que comprova a conclusão dos estudos! Geralmente, o tempo de espera varia entre 45 e 60 dias após a prova, mas é importante esclarecer a informação com a unidade que emite o diploma.

E agora, o que fazer com o certificado em mãos?

Pegou o seu certificado do Encceja? Parabéns! Agora é hora de abrir seus horizontes e ir em busca de novas conquistas. Você pode se inscrever no Enem, por exemplo, e, com a aprovação, ingressar no ensino superior ou técnico, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Vale lembrar que o certificado do Encceja tem a mesma validade que um diploma emitido por escolas regulares em todo o território nacional, tanto de ensino fundamental quanto médio, além do certificado emitido pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Então, você estará legalmente preparado para comprovar seu nível escolar e alçar voos maiores.

Viu só como pegar o certificado do Encceja abre portas? Com todas as informações fornecidas até aqui, você tem as mesmas chances de escolher um curso de graduação do que qualquer outra pessoa que tenha seguido a educação regular. Assim, além de uma faculdade, vai poder comprovar a escolaridade exigida para os concursos públicos e demais processos seletivos simplificados. Muito bom, não é? O próximo passo é só buscar por instituições de ensino superior confiáveis e construir uma carreira profissional brilhante!

Realmente, é fundamental prosseguir com os estudos e não parar no Encceja. Você quer saber o motivo disso? Então, continue mais um pouco por aqui e veja por que o diploma de ensino médio não é suficiente para o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 457

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados