Existe Prouni para a faculdade de Medicina?

estudante de faculdade de medicina

Sonha em fazer faculdade de Medicina? Boa pedida! Apesar de ainda figurar entre os cursos mais concorridos e custosos, essa formação vem se tornando mais acessível. Um exemplo disso é a existência de bolsas de estudos para graduação em faculdades privadas.

É isso mesmo! O Programa Universidade para Todos (Prouni) é conhecido por conceder bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes com baixas condições socioeconômicas, e a excelente notícia é que a Medicina está entre os cursos elegíveis no Prouni.

Portanto, continue a leitura e descubra tudo sobre as bolsas em Medicina, os critérios de seleção e como aumentar as suas chances!

É possível concorrer no Prouni para Medicina?

Para estudantes que almejam a carreira em Medicina, fazer a graduação pode ser um grande desafio. Afinal, trata-se de uma das faculdades com maior concorrência nas instituições públicas de ensino, o que dificulta o acesso a vagas gratuitas, seja pelo vestibular tradicional, seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

[hubspot type=cta portal=8726768 id=855d4172-cbce-4dca-8779-260f71a7bad1]

Por outro lado, nas faculdades privadas, a Medicina fica entre os cursos mais caros, pois tem uma grande exigência de infraestrutura e comprometimento pedagógico por parte da instituição de ensino. Assim, a graduação pode ser inacessível para estudantes com menores condições socioeconômicas.

É aí que entra o Prouni para faculdade de Medicina! Essa é uma das graduações elegíveis para bolsas no programa do Governo Federal. Para conseguir o desconto integral ou parcial das mensalidades, o estudante precisa atender aos pré-requisitos de inscrição no Prouni, além de ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quais são os pré-requisitos para ter uma bolsa em Medicina?

Como o Prouni tem como objetivo possibilitar o acesso e a permanência de estudantes de classes mais baixas no ensino superior, existem critérios de escolaridade e de renda que devem ser cumpridos para que a inscrição no programa seja permitida. São eles:

  • não ter diploma de ensino superior;
  • ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas;
  • ter renda bruta familiar per capita (por pessoa) de até 1,5 salário mínimo (para ser elegível à bolsa integral no Prouni);
  • ter renda bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos, para concorrer à bolsa parcial;
  • alcançar a nota mínima de 450 pontos no Enem, além de não zerar a redação.

Pessoas com deficiência não precisam ter feito o ensino médio em escolas públicas. Além disso, vale lembrar que uma das regras do Prouni é ter participado da edição mais recente do Enem. Desse modo, tanto para o processo seletivo do início do ano como para o do meio do ano, você precisa ter feito o Enem do ano anterior.

Qual é a nota de corte no Prouni para Medicina?

Como você viu, os pré-requisitos para inscrição no Prouni para Medicina são os mesmos de outros cursos. A grande diferença está na nota de corte para conseguir as vagas, que nada mais é do que a menor nota necessária para ficar entre os selecionados.

Tour pela prova do Enem

Como o público que busca uma vaga em Medicina costuma se preparar bastante para os vestibulares, normalmente têm um bom desempenho no Enem. Assim, os candidatos que concorrem ao Prouni têm notas mais altas do que a média para outros cursos.

Consequentemente, as notas de corte para bolsas em Medicina podem ser bastante elevadas. Para esse curso, dificilmente um candidato consegue aprovação no Prouni com uma nota do Enem inferior a 700 pontos.

Como aumentar as chances de conseguir uma bolsa em Medicina?

Apesar das notas de corte elevadas, não é tão difícil quanto parece conseguir sua tão sonhada bolsa em Medicina! Para aumentar suas chances, as palavras de ordem são preparação e estratégia. Veja só nossas dicas!

Acompanhe as notas de corte no curso desejado

O primeiro passo para se dar bem no Prouni para Medicina é acompanhar as notas de corte no seu curso de interesse. Afinal, esse é um índice que varia conforme a instituição de ensino, a cidade e até mesmo o turno do curso. Então, veja como é a nota de corte na faculdade e no local em que você deseja estudar.

Escolha instituições de ensino menos concorridas

A partir da pesquisa anterior, você terá um panorama de como é a concorrência para bolsas em Medicina dentro das suas possibilidades de localidade de estudo. A dica é, se for possível, buscar instituições de ensino menos concorridas. É isso mesmo!

Às vezes, vale a pena estudar em determinadas faculdades, cidades ou, até mesmo, em outro estado com bolsas integrais ou parciais do que ser reprovado no processo seletivo. Por isso, não descarte a possibilidade de se inscrever no Prouni para faculdades em que suas chances são maiores!

Prepare-se bastante para o Enem

Por fim, não tem jeito: você precisa se preparar bastante para o Enem, se quiser conquistar uma bolsa em Medicina. Como deu para ver, mesmo nas faculdades em que a concorrência é menor, a nota de corte costuma ser mais elevada do que a média para outros cursos.

Então, a melhor forma de garantir sua vaga é ter um ótimo desempenho no Enem. Para tanto, nossa dica é montar um bom cronograma de estudos para Medicina, além de se inscrever no Trilha do Enem, uma plataforma gratuita e completa para seus estudos. Por lá, você tem acesso a videoaulas, simulados e muito mais!

Como se inscrever no Prouni para Medicina?

Para se inscrever no Prouni para Medicina, você precisa, primeiro, realizar o Enem — tanto o tradicional como o digital são válidos no Prouni. Depois, fique de olho no calendário do programa para não perder as datas de inscrição: lembre-se de que há dois processos seletivos por ano, que costumam ser em janeiro e em julho.

Fique de olho nas faculdades que aceitam Prouni em Medicina e acesse o site do programa durante a abertura das inscrições. Todo o processo é realizado online, e você precisará ter em mãos o número de inscrição e a sua senha do Enem.

Agora, confira o nosso plano de estudos para Medicina! Com ele, você aumentará suas chances de conquistar uma vaga e de conseguir uma bolsa de estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados