Bolsa de 100% em Medicina: o que fazer para conquistar?

bolsa 100 medicina

Que o curso de Medicina é uma das graduações mais procuradas no Brasil não é segredo nenhum. Afinal de contas, além do médico ser um profissional essencial para a sociedade, os salários promissores e a pluralidade de especializações são fatores bastante atrativos, concorda? Tudo isso, no entanto, torna o vestibular de Medicina bastante concorrido, o que pode desanimar muita gente.

Se você tem o sonho de se tornar médico, temos uma ótima notícia. É completamente possível cursar a graduação gratuitamente por meio de bolsas 100% para Medicina.

Para saber como conseguir uma, continue por aqui. Neste post, não só trouxemos dicas para ajudá-lo a passar no vestibular, como também mostramos as principais opções de bolsa. Está preparado? Continue com a gente na leitura do post!

Quais são as opções de bolsa 100% para Medicina?

Seu sonho de se tornar um médico fica ainda mais próximo ao optar por programas de bolsas de estudo e descontos em faculdades particulares. Abaixo, reunimos algumas opções que você pode considerar. Vamos conferir?

Prouni

Criado pelo MEC em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas. Você pode conseguir uma bolsa 100% (integral) ou 50% (parcial), caso preencha os critérios do regulamento do Prouni para Medicina e outros cursos. São eles:

  • ser um estudante de baixa renda e sem diploma de nível superior;
  • ter o ensino médio completo na rede pública de ensino ou na particular com bolsa integral;
  • para a bolsa integral, os candidatos devem ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, a renda por pessoa é de até três salários mínimos;
  • o candidato deve ter participado do Enem do ano anterior. A nota será utilizada como critério de classificação para a bolsa de Medicina. A pontuação mínima é de 450 na prova de conhecimentos e maior que zero na redação.

Convênio com empresas

Os convênios com empresas são ótimas alternativas para conseguir uma bolsa de estudo ou desconto na faculdade de Medicina. Hoje, várias instituições de ensino particulares que focam em ampliar o acesso ao nível superior disponibilizam essa opção para os estudantes.

Funciona da seguinte maneira: as empresas interessadas firmam parceria com a faculdade para oferecer descontos em cursos de graduação aos seus funcionários. Dessa forma, todos saem ganhando. As organizações, por contarem com times mais qualificados, e os colaboradores, por incluírem no currículo um curso de nível superior.

Plano de Estudos para Medicina

Bolsas Institucionais

Assim como o convênio com empresas, as faculdades particulares de qualidade costumam oferecer programas de bolsas, benefícios e premiações. Assim, você pode concorrer a uma bolsa 100% para Medicina por meio de órgãos públicos e privados ou garantir vantagens nas mensalidades — o que já é um alívio e tanto para o orçamento, não é mesmo?

Amigo Vale-Prêmio

Não poderíamos deixar de fora deste tópico o Amigo Vale-Prêmio. Várias instituições de renome, como a Faculdade Pitágoras, a Unime, a Uniderp e a Unic trabalham com essa modalidade.

Trata-se de um programa de indicação no qual o estudante indica amigos para estudar na mesma instituição de ensino ou outras do mesmo grupo. Caso ele preencha os requisitos do regulamento, para cada amigo que se matricular, ele ganha descontos na mensalidade.

Como se preparar para o vestibular de Medicina?

Conforme mencionamos, o vestibular de Medicina é bastante concorrido, afinal, se trata de uma das graduações mais procuradas. Por isso, se você quer conseguir uma bolsa 100% para Medicina ou ganhar descontos significativos nas mensalidades da graduação, é muito importante que tenha um ótimo desempenho na prova.

Para ajudá-lo nessa missão, reunimos algumas dicas de estudo que farão toda a diferença em sua preparação para o vestibular. Dá só uma olhada:

  • se inscreva tanto no Enem quanto no vestibular de faculdades particulares para ampliar suas chances de aprovação e, consequentemente, de concorrer a bolsas e a descontos em Medicina;
  • leia o edital dos processos seletivos que participar para montar um cronograma de estudos, contemplando todas as disciplinas cobradas;
  • atenha-se ao seu cronograma. Criando uma rotina de estudos, você se mantém centrado no seu objetivo e potencializa seu rendimento;
  • utilize as técnicas de estudo que mais dão resultados para você. Algumas delas são resumos, fichamentos, mapas mentais, técnica Pomodoro, entre outras;
  • treine todo o conteúdo estudado por meio de simulados e provas anteriores do vestibular de Medicina;
  • por último, mas não menos importante, cuide da saúde. Preze por boas noites de sono e faça pausas durante os estudos. Você precisa estar bem para fazer uma boa prova!

👨‍⚕️ Você já sabe qual é a área da Medicina ideal para você? Faça o nosso teste e descubra!

Conquiste os seus objetivos de vida!

E então, gostou de saber como conseguir uma bolsa 100% para Medicina? Agora que você tem em mãos as principais alternativas para cursar a graduação sem arcar com altos custos, seu sonho de se tornar um médico tem tudo para se concretizar quanto antes. Lembre-se de que, por mais que haja concorrência nas vagas, existem meios que facilitam o ingresso no curso desejado. Sendo assim, siga as dicas do post e se prepare para a prova!

Faça agora mesmo a sua inscrição para o vestibular de Medicina e aumente as suas chances de concorrer a bolsas de estudo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: