Bolsa de 100% em Medicina: o que fazer para conquistar?

bolsa 100 medicina

Que o curso de Medicina é uma das graduações mais procuradas no Brasil não é segredo nenhum. Afinal de contas, além do médico ser um profissional essencial para a sociedade, os salários promissores e a pluralidade de especializações são fatores bastante atrativos, concorda? Tudo isso, no entanto, torna o vestibular de Medicina bastante concorrido, o que pode desanimar muita gente.

Se você tem o sonho de se tornar médico, temos uma ótima notícia. É completamente possível cursar a graduação gratuitamente por meio de bolsas 100% para Medicina.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=855d4172-cbce-4dca-8779-260f71a7bad1]

Para saber como conseguir uma, continue por aqui. Neste post, não só trouxemos dicas para ajudar você a passar no vestibular, como também mostramos as principais opções de bolsa. Está preparado? Continue com a gente na leitura do post!

Quais são as opções de bolsa 100% para Medicina?

Seu sonho de se tornar um médico fica ainda mais próximo ao optar por programas de bolsas de estudo e descontos em faculdades particulares. Abaixo, reunimos algumas opções que você pode considerar. Vamos conferir?

Convênio com empresas

Os convênios com empresas são ótimas alternativas para conseguir uma bolsa de estudo ou um desconto na faculdade de Medicina. Hoje, várias instituições de ensino particulares que focam em ampliar o acesso ao nível superior disponibilizam essa opção para os estudantes.

Funciona da seguinte maneira: as empresas interessadas firmam parceria com a faculdade para oferecer descontos em cursos de graduação aos seus funcionários. Dessa forma, todos saem ganhando. As organizações, por contarem com times mais qualificados, e os colaboradores, por incluírem no currículo um curso de nível superior.

AQUI TEM UM LINK – PLANO DE ESTUDOS PARA MEDICINA

Bolsas Institucionais

Assim como o convênio com empresas, as faculdades particulares de qualidade costumam oferecer programas de bolsas, benefícios e premiações. Assim, você pode concorrer a uma bolsa 100% para Medicina por meio de órgãos públicos e privados ou garantir vantagens nas mensalidades — o que já é um alívio e tanto para o orçamento, não é mesmo?

Amigo Vale-Prêmio

Não poderíamos deixar de fora deste tópico o Amigo Vale-Prêmio. Várias instituições de renome, como a Faculdade Pitágoras, a Unime, a Uniderp e a Unic, trabalham com essa modalidade.

Trata-se de um programa de indicação no qual o aluno indica amigos para estudar na mesma instituição de ensino ou outras do mesmo grupo. Caso ele preencha os requisitos do regulamento, para cada amigo que se matricular, ele ganha descontos na mensalidade.

Como se preparar para o vestibular de Medicina?

Conforme mencionamos, o vestibular de Medicina é bastante concorrido, afinal, se trata de uma das graduações mais procuradas. Por isso, se você quer conseguir uma bolsa 100% para Medicina ou ganhar descontos significativos nas mensalidades da graduação, é muito importante que tenha um ótimo desempenho na prova.

Para ajudar você nessa missão, reunimos algumas dicas de estudo que farão toda a diferença em sua preparação para o vestibular. Dá só uma olhada:

  • se inscreva tanto no Enem quanto no vestibular de faculdades particulares para ampliar suas chances de aprovação e, consequentemente, de concorrer a bolsas e a descontos em Medicina;
  • leia o edital dos processos seletivos que participar para montar um cronograma de estudos, contemplando todas as disciplinas cobradas;
  • atenha-se ao seu cronograma. Criando uma rotina de estudos, você se mantém centrado no seu objetivo e potencializa seu rendimento;
  • utilize as técnicas de estudo que mais dão resultados para você. Algumas delas são resumos, fichamentos, mapas mentais, técnica Pomodoro, entre outras;
  • treine todo o conteúdo estudado por meio de simulados e provas anteriores do vestibular de Medicina;
  • por último, mas não menos importante, cuide da saúde. Preze por boas noites de sono e faça pausas durante os estudos. Você precisa estar bem para fazer uma boa prova!

?‍⚕️ Você já sabe qual é a área da Medicina ideal para você? Faça o nosso teste e descubra!

Veja como encontrar faculdades com a possibilidade de bolsa 100%

Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa 100% em Medicina e viu algumas dicas para se preparar para o vestibular, é hora de antenar-se para encontrar processos seletivos que ofereçam bolsas integrais para esse curso. Então, dê uma olhada nas dicas que separamos a seguir.

Conheça as faculdades da sua cidade

Antes de sair atrás de uma bolsa de estudos, você precisa conhecer as faculdades de Medicina da sua região. Para isso, faça uma lista de instituições na sua cidade e pesquise a fundo tudo sobre cada instituição e seus cursos.

Caso não encontre faculdades próximo ao seu endereço, considere as cidades vizinhas, levando em consideração o tempo de deslocamento para chegar até elas.

Tour pela prova do Enem

Uma vez escolhidas as faculdades de Medicina, comece sua pesquisa, levando em consideração os seguintes pontos:

Infraestrutura do campus

Compare todos os espaços oferecidos pelas faculdades para a realização do curso. Veja como são as salas de aula, os laboratórios, os equipamentos, as bibliotecas, as clínicas ou os hospitais universitários etc.

Projeto pedagógico e metodologia de ensino

As melhores faculdades de Medicina investem em projetos inovadores que colocam o aluno no centro da produção do conhecimento, por meio da realização de inúmeras atividades práticas e do contato com casos reais.

Plataforma de estudos online

Os estudos online têm grande importância para complementar o aprendizado, portanto, descubra se a faculdade utiliza plataformas digitais para estudos. Além disso, verifique as disciplinas oferecidas, os conteúdos complementares, os recursos e as ferramentas de apoio, bem como os serviços administrativos para o aluno.

Nota na avaliação do MEC

A nota do MEC diz muito sobre a qualidade do curso e da instituição. A faculdade é avaliada periodicamente, e os conceitos ideais variam entre 5 (excelente) e 3 (satisfatório). Avaliações menores, entre 2 e 1, apontam graves problemas. Você pode conferir a nota do MEC no Portal e-MEC.

Custo-benefício

Inclua aqui a relação entre os valores de todas as despesas que você vai ter (mensalidades, transporte, alimentação, moradia) e os serviços e benefícios oferecidos ao aluno.

Siga as instituições nas redes sociais 

Uma ótima maneira de você começar a ter uma relação mais próxima com as faculdades, é segui-las nas redes sociais. Esses canais de comunicação apresentam muitos conteúdos relevantes para você saber mais sobre os cursos, os projetos, a atuação docente, as parcerias da instituição e as novidades sobre bolsas e descontos.

Além disso, por meio das redes sociais, você pode entrar em contato com a faculdade e obter respostas rápidas para eventuais dúvidas. Basta mandar uma mensagem inbox ou deixar um comentário no post. Geralmente, a resposta vem em pouco tempo!

Visite o site da faculdade 

Outra fonte importante de informação é o site institucional. Nele, você poderá conhecer tudo a respeito da faculdade e do curso. A sugestão é que você passeie por todas as áreas do site, buscando, principalmente dados como estes:

  • história da instituição e quando surgiu o curso de Medicina;
  • corpo docente do curso de Medicina (se houver);
  • formas de ingresso (tipos de vestibular, uso da nota do Enem, transferência externa etc.)
  • programas de bolsas de estudos e crédito universitário;
  • informações sobre o curso (infraestrutura, metodologia de ensino, grade curricular de Medicina).

Converse com a equipe de atendimento

Neste ponto, você já tem muitas informações sobre as faculdades de seu interesse. Mas, para saber mais sobre as oportunidades e as condições para conseguir uma bolsa de 100% em Medicina, nada melhor que conversar pessoalmente com a equipe de atendimento.

Você pode fazer isso a distância ou visitar o campus, o importante é que leve todas as suas dúvidas para se preparar. Pergunte coisas do tipo:

  • Quais são os tipos de bolsa para o meu perfil?
  • Como funcionam os editais de bolsas de estudos?
  • Como é possível fazer um requerimento de bolsa?
  • A faculdade participa de programas de bolsas de estudo públicos?
  • É possível conseguir uma bolsa de estudos por meio de entidades filantrópicas?
  • Qual é o prazo para solicitar uma bolsa de estudos 100%?
  • A bolsa de estudos vale durante todo o curso ou precisa ser renovada?

Conquiste os seus objetivos de vida!

E então, gostou de saber como conseguir uma bolsa 100% para Medicina? Agora que você tem em mãos as principais alternativas para cursar a graduação sem arcar com altos custos, seu sonho de se tornar um médico tem tudo para se concretizar quanto antes. Lembre-se de que, por mais que haja concorrência nas vagas, existem meios que facilitam o ingresso no curso desejado. Sendo assim, siga as dicas do post e se prepare para a prova!

Faça agora mesmo a sua inscrição para o vestibular de Medicina e aumente as suas chances de concorrer a bolsas de estudo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 136

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados