Quais são as melhores faculdades de Medicina do Brasil?

melhores faculdades de medicina

Para muitos estudantes, estudar Medicina é um grande sonho. Essa profissão, além de muito tradicional, é importante para a nossa sociedade e uma prova de amor pelo próximo. Porém, pegar o diploma de Medicina exige esforço, dedicação e, acima de tudo, a graduação em uma das melhores faculdades de Medicina do Brasil.

Mas quais são elas? Como identificar uma que é compatível com o perfil de um aluno? O que fazer para ingressar nessas instituições? Neste artigo, respondemos a esses questionamentos. Confira os próximos tópicos!

Por que estudar em uma das melhores faculdades de Medicina?

Um aluno faz bem quando escolhe estudar em uma das melhores faculdades de Medicina do Brasil. São elas:

  • Pitágoras Eunápolis/BA;
  • Uniderp Campo Grande/MS;
  • Unime Lauro de Freitas/BA;
  • Unic Cuiabá/MT.

Não é por acaso que essas instituições estão entre as melhores faculdades de Medicina do Brasil. Para figurarem nessa posição, elas precisam entregar conhecimento de alta qualidade, ter professores renomados, oferecer uma estrutura física confortável e moderna, bem como abrir as portas do mercado de trabalho para os estudantes formados.

Quando um aluno estuda em uma faculdade assim, são enormes as chances de ser tornar um profissional capacitado, diferenciado e bem-sucedido. Dessa forma, é possível exercer a Medicina em um consultório particular, nos centros médicos de referência ou em outros campos de atuação, como pesquisas científicas.

Quais são algumas das melhores faculdades de Medicina do Brasil?

Felizmente, o Brasil tem excelentes faculdades de Medicina. Porém, existe o desafio de escolher uma entre elas. Para facilitar, elencamos as melhores instituições de Medicina do país e as suas principais características.

Pitágoras

O curso de Medicina da faculdade Pitágoras Eunápolis disponibiliza uma estrutura física de alta qualidade. Sendo assim, o aluno tem acesso a laboratórios de:

  • informática;
  • microcospia;
  • ciências morfofuncionais;
  • habilidades médicas.

Além disso, os estudantes desenvolvem suas competências por meio de aulas práticas realizadas em salas especiais, projetos e acompanhamento qualificado. Outro fator que contribui para uma excelente formação é o contato regular que os alunos têm com o dia a dia da profissão.

Isso é possível por meio de visitas a unidades básicas de saúde e a hospitais públicos que fazem parte da grade curricular do curso de Medicina da faculdade Pitágoras. Dessa forma, o futuro médico é inserido no sistema PBL (Problem Based Learning, em português: Aprendizagem Baseada em Problemas).

Como o próprio nome já sugere, esse sistema ajuda o aprendiz a assimilar conhecimento por meio da vivência de conteúdos relevantes para a profissão. O resultado é um aprendizado mais rápido, cognitivo e imersivo. 

Para facilitar a entrada do estudante no mercado de trabalho, a faculdade Pitágoras tem um programa de estágio com instituições médicas públicas e privadas. Certamente quem escolhe essa faculdade para estudar Medicina obtém muitos benefícios na sua formação.

Uniderp

Podemos apontar outra excelente opção para estudar Medicina no Brasil: a faculdade Uniderp Campo Grande. Essa instituição tem a preocupação de envolver os alunos em aulas que permitem a participação ativa em espaços de saúde. Sendo assim, a absorção da aprendizagem é muito maior.

Para isso, a Uniderp disponibiliza salas de tutoria, laboratórios e auditórios. Um dos destaques dessa estrutura é o laboratório morfofuncional que permite o estudo de:

  • anatomia;
  • fisiologia;
  • histologia;
  • imagenologia;
  • patologia.

Algo que auxilia os estudos são os simuladores de alta tecnologias, os manequins e o Centro de Especialidades Médicas (CEMED). Esse ambiente é responsável pela prestação de assistência médico-ambulatorial em várias especialidades. Junto a esse universo de conhecimento está o programa de desenvolvimento dos alunos, chamado de “avaliação formativa”.

Teste Vocacional Rápido

Funciona assim: os estudantes são avaliados e acompanhados em relação ao seu progresso acadêmico. O objetivo é mensurar e desenvolver habilidades, competências e atitudes que serão essenciais para a profissão médica. Dessa forma, os formandos podem se destacar na área.

Outra vantagem de estudar na faculdade de Medicina da Uniderp é a possibilidade de fazer estágios e residências em hospitais e unidades de atendimentos conveniados. Com isso, os estudantes já iniciam a sua prestação de serviços e adquirem uma experiência valiosa que ajudará na conquista de oportunidades ainda maiores.

Unime

A faculdade de Medicina Unime Lauro de Freitas não poderia ficar de fora dessa célebre lista. Com mais de 20 anos de tradição, essa instituição sabe formar médicos que, além de realizarem diagnósticos, sabem cuidar dos pacientes com humanidade.

O segredo desse nível de aprendizagem está na grade curricular que ensina aspectos básicos da formação, bem como os fatores comportamentais que existem na relação médico-paciente. Para isso, os alunos vivenciam práticas laboratoriais e realizam visitas a centros de saúde que contam como horas de estágio supervisionado.

Visando o desenvolvimento do aluno em um médico qualificado, a Unime tem um programa de avaliação bimestral que verifica conhecimentos, atitudes e habilidades. Esse acompanhamento é fundamental para identificar melhorias e otimizar qualidades.

Já a conexão do universo acadêmico com o profissional acontece por meio das parcerias que a Unime tem com os melhores e mais modernos centros de saúde da região. Sem dúvidas, esses ambientes serão a porta de entrada dos médicos formados pela Unime no mercado de trabalho. 

Unic

Os médicos formados na faculdade Unic Beira Rio são profissionais de destaque na Medicina, uma vez que durante a formação têm acesso a equipamentos e laboratórios e a um corpo docente formado por profissionais qualificados.

Para potencializar o aprendizado, a Unic tem um sistema de ensino voltado para a ampliação contínua dos conhecimentos. Nessa estrutura, podemos destacar:

  • ciclo acadêmico com ambientes equipados com todos os materiais de Medicina necessários;
  • imersão nas atividades de instituições médicas;
  • sistema da aprendizagem baseada em problemas;
  • estágios obrigatórios;
  • aulas práticas em laboratórios;
  • acompanhamento do progresso e desenvolvimento de habilidades dos estudantes;
  • programas de residência com instituições médicas renomadas.

Como escolher a melhor para mim?

Com base nas informações citadas no tópico anterior, é possível entender a dúvida sobre qual dessas faculdades escolher. Afinal, todas reúnem os critérios que uma excelente instituição de ensino superior precisa ter. Assim, uma das principais diferenças é a região em que estão localizadas.

A distância entre o aluno e a faculdade não seria um problema, pois essas instituições oferecem as modalidades de ensino semipresencial e 100% online, o que garante maior flexibilidade de horários para montar o cronograma de estudos. Porém, quando se trata do curso de Medicina, tudo muda de figura.

Como os estudantes precisam passar muitas horas em aulas práticas, essa graduação só é oferecida no modelo presencial. Então, você só precisa escolher a faculdade que está mais perto de você.

Quais são as formas de ingresso?

Em todas as faculdades de Medicina citadas, o ingresso por ser feito pelas seguintes formas:

  • nota do Enem;
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • vestibular tradicional;
  • transferência externa (exceto Unime);
  • repescagem;
  • portador de diploma.

Agora é a sua vez!

Para facilitar o ingresso na faculdade de Medicina pelo Enem (bem como por outros meios), o estudante pode contar com o Vestibulares. Com o nosso suporte, você terá um acompanhamento desde o momento em que passar em Medicina até a conclusão do curso. Dessa forma, a trajetória acadêmica será construída com muito sucesso.

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de Medicina do Brasil, o que está esperando para dar início ao seu grande sonho profissional? Escolha a instituição e a forma de ingresso que melhor atendem você e faça agora mesmo a sua inscrição para a faculdade de Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.